Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
O fato é que de uns tempos para cá, os pobres coolers já não estão resfriando de forma satisfatória as maquinas de maior desempenho, e por isso pensei em utilizar o PELTIER em algum projeto. Bem de longe, mas baseado neste:

O principio é o mesmo, montar uma espécie de "ar condicionado". No entanto a chave da questão aqui são as perguntas:

- O uso do PELTIER pode ocasionar em algum tipo de condensação dos componentes da maquina? Fazendo claro, com que eles oxidem.
( Essa aqui é mais importante, porque lógico eu não quero nada "suando" em cima das minhas peças)  :rolleyes:

- Tendo somente algumas saídas de exaustores e o resto do gabinete semi-lacrado pode haver choque térmico muito brusco?

- Não pretendo aplicar o PELTIER diretamente no processador, mas até que distancia dele posso faze-lo?

Bom... É isso, se alguém já fez algum projeto parecido, poderia me indicar se realmente compensa em questão de custo/beneficio?

E POR GENTILEZA! B)

Não estou procurando por outras alternativas além desta que citei, todos aqui sabem que os Water Coolers (Coolers a Água) funcionam muito bem, (_( portanto estou aberto a soluções APENAS em se tratando do material da dúvida, até porque se fosse para comprar eu não estaria aqui fazendo os senhores perderem tempo com as minhas perguntas!  :P

Obrigado galera e espero a resposta de vocês!
  • Solução
Postado

A ideia é bem legal, pensei em fazer isso esses tempos.

Bom.

Condensação, certamente tera, mas, se você reparar no projeto, vera que o peltier ficara do lado de fora do gabinete ( entre os dois dissipadores ), então, se você vedar aquele furo que foi feito para encaixar o cooler, se condensar, a agua não ira escorrer para dentro do gabinete. Moro

Agora colocar o peltier pra dentro do gabinete... é certo que tera um PC a menos na sua vida

Dizem que se cria uma camada de gelo na parte fria da pastilha de peltier.

A temperatura do lado de dentro do gabinete é maior do que a temperatura do lado de fora dele ( ambiente)

Logo, dentro do gabinete a condensação se dara de forma mais rapida.

Bom seria um controlador para a pastilha, assim você poderia programar para a pastilha desligar antes de começar a se criar a camada de gelo

Um peltier direto no processador seria magico...

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela resposta caro colega! ^_^

De certo o meu temor a parte de condensar é saber se o ar frio que sai através do dissipador não ira se liquefazer ao entrar em contato com os componentes "quentes" de dentro do PC e ai vir a "suar" que nem uma garrafa d'água.
Quanto a essa parte do controlador, eu realmente já até vi alguns esquemas para coloca-lo, não é difícil e seria muito bom, tendo em vista que o PELTIER que quero usar é um 4x4cm com potencia de 90W.

Mas você captou bem a ideia do que quero fazer, o que tenho em mente é deixar o PELTIER do lado de fora mesmo, e aproveitar somente o ar frio que ele pode fornecer.

Vamos aguardar um pouco mais, para saber se alguém me da uma ideia boa de como iniciar este projeto com segurança!

Postado

Nesse esquema do ar condicionado, a troca do ar se dará de uma forma rápida

Pois havera  um cooler jogando o ar frio para dentro do gabinete, e outro tirando o ar

Então creio que seus componntes não teram tempo para "suar", pois o ar sera renovado constantemente

Postado

Belezinha!

Dúvidas retiradas, iniciarei o projeto e mais pra frente faço um review dizendo se valeu a pena ou não, é como eu disse, além da minha questão sobre danificar alguma coisa tem também a parte do custo/beneficio, até porque não vale a pena eu gastar R$ 150,00 Dilmas para realizar o projeto sendo que um water cooler básico esta custando na casa de R$ 200,00.

Por hora vamos dar este assunto como encerrado!

Obrigado meu caro colega thallesgw, por me auxiliar nesta empreitada!

• 1 ano depois...
Postado

uma pergunta ouvi falar q peltier consome muita energia, é possível instalar junto ao peltier um potenciômetro para assim fazer com que o peltier nao trabalhe a 100% logo vai consumir menos energia e tambem não vai gerar agua.... a ideia é apenas diminuir um pouco a temperatura não quero q o peltier trabalhe a 100% a ponto de fazer agua...

Postado

@espadachin

se aplicar numa pastilha PELTIER uma tensão menor do que especificada a eficiência também cai.

Muito embora possa usar qualquer tensão especificada pelos fabricantes, você consegue bons resultados com 12V.

• 3 semanas depois...
Postado
Em ‎17‎/‎12‎/‎2016 às 13:36, espadachin disse:

uma pergunta ouvi falar q peltier consome muita energia, é possível instalar junto ao peltier um potenciômetro para assim fazer com que o peltier nao trabalhe a 100% logo vai consumir menos energia e tambem não vai gerar agua.... a ideia é apenas diminuir um pouco a temperatura não quero q o peltier trabalhe a 100% a ponto de fazer agua...

Bom dia @espadachin ! :thumbsup:

Veja bem, o meu peltier é um tec1-12706 que de acordo com o fabricante, pode consumir até 57w e que pode trabalhar em tensões que variam de 2 á 16v.

Depois dos testes que fiz, pude observar algumas propriedades interessantes da peça, por exemplo:

# Para condensar a ponto de criar uma camada de gelo sobre a peça, foi necessário que o dissipador acoplado no lado quente do peltier fosse bastante refrigerado. Para isso utilizei diversos métodos, desde coolers maiores (12cm) até submergir parte do dissipador em água gelada.

# Medindo o consumo com aparelhos apropriados, pude constatar que o uso da peça em "equilíbrio" consumo/eficiência se dava utilizando o peltier em 12v.

# Foi preciso uma fonte com corrente de no mínimo 6A para que o peltier funcionasse com desempenho apropriado, quando submetido a uma tensão de 16v.

# Quanto a gerar água, fique tranquilo, pois nesse projeto os dissipadores e o peltier ficarão do lado de fora do PC, e a temperatura ambiente não irá permitir isso, mesmo em lugares mais frios como RS onde você mora.

MAS RESPONDENDO A SUA DÚVIDA: :confused:

Um potenciômetro nada mais é que um resitor ajustável, ele atua somente como um divisor de tensão (volts), portanto usar somente o potenciômetro não é aconselhável tendo em vista que ele não limita a corrente (amperes).

Em experimentos feitos por mim usando um potenciômetro para controlar a tensão de coolers de PC, pude averiguar que só o potenciômetro era ineficaz no momento de controlar as rotações. A peça mais agia como um interruptor do que um controle de rotação, era 8 ou 80 (desligado ou 100%) e se eu me atrevesse a deixar um "meio termo" a coisa começava a pegar fogo literalmente. :oops:
Para esse experimento utilizei um potenciômetro de 10k, mais que suficiente para a tensão de 12v ao qual foi submetido.

A saída para esse problema, foi montar um pequeno circuito com um transistor tip41c trabalhando em conjunto com o potenciômetro, pois com o transistor eu controlava a corrente, e com o potenciômetro a tensão. ^_^

Em ‎18‎/‎12‎/‎2016 às 13:55, Classificados Mineiro disse:

@espadachin

se aplicar numa pastilha PELTIER uma tensão menor do que especificada a eficiência também cai.

Muito embora possa usar qualquer tensão especificada pelos fabricantes, você consegue bons resultados com 12V.

o que nosso amigo @Classificados Mineiro disse, é muito válido. Na internet você encontrará diversos circuitos de alta complexidade envolvendo arduinos e placas de circuito impresso para o controle da eficiência do peltier de forma automática, se quiser saber mais sobre eles pesquise por "geladeira portátil usando peltier". :)

No entanto, é muito mais simples utilizar uma fonte chaveada (eu usei uma universal de notebook) com escolha de várias tensões, pois a própria fonte fará de forma correta o controle da corrente, e a mudança de tensão fica ao alcance de um simples botão. Reduzindo a tensão você também reduzirá o consumo, no entanto também reduzirá o desempenho como consequência.
Lembrando que é preciso ter um pouco de cautela na hora de escolher a fonte, pois fontes universais baratas tem muitos problemas em manter estáveis as tensões de saída, além de não cumprir com as potências anunciadas (watts) e não são muito confiáveis. Felizmente você pode verificar isso com um simples multímetro (multi-teste) na hora da compra.

Aqui estão algumas informações úteis que irão lhe esclarecer, e comprovar os dados que apresentei:

TEC1-12706 Datasheet:
http://html.alldatasheet.com/html-pdf/227422/ETC2/TEC1-12706/99/1/TEC1-12706.html

Especificações de Performance: (Presente no Datasheet)
peltier datasheet.PNG

Espero ter ajudado com a sua dúvida, e me desculpe a demora para responder, mas sabe como é... Fim de ano, férias e essas coisas. :P

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...