Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linguagem Lisp ?


Visitante

Posts recomendados

O problema de LISP é que usa notação polonesa, MUITO PIOR que a notação polonesa reversa (usado nas calculadores HP)

Assim, para escrever uma conta simples como:

(a + e)*(c + d)

se escreve assim:

*((+(a e))(+(c d)))

Sim, precisa de um monte de parênteses...

em RPL (notação polonesa reversa) fica

a e + c d + *

sem parênteses...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Khazand-dum@24 jul 2004, 19:58

LISP é uma linguagem de programação baseada em IA, Inteligência Artificial, conheço duas liguagens que trabalham inteiramente com IA, LISP e PROLOG. A forma de progrmar é totalmente diferente em tudo que se tem sobre progrmação orietada a objetos e estruturada.

XML também é diferente, e Assembly também é diferente... com relação ao modo de se programar...

Eu tive bastante Prolog na Faculdade... mas na verdade aquilo para mim, parecia vários if/else... ou seja, você fazia uma pergunta... e dava a impressão de percorrer várias condições para então te dar a resposta...

Aí eu fiquei pensado... pô, se é assim, acho melhor usar C++ mesmo... mas é lógico que é mais fácil pegar algo pronto, do que programar isso do Zero com C++...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, vamos a teoria...(se eu lembrar direito!)

Existem 4 paradigmas de programação:

As 'normais':

1- Estruturada: C, Pascal, basic, etc. Tem funções, procedures, não tem objetos nem classes. Também chamada de imperativa.

2- Orientadas a objetos: C++, Delphi, Java. Bem parecida com a estruturada, mas difere na ideia da oo.

Agora o bicho começa a pegar =)

3- Procedural: LISP. Nela, tudo são funções. Existem MUITOS parenteses. Mas também muitas coisas são mais fáceis nela.... funciona basicamente assim:

(<operador> [<op1>] [<op2>] ...)

<operador> é o que você deseja fazer, por exemplo, somar dois numeros:

(+ 2 5)

4-Lógica: A única que eu conheco é prolog.

Funciona na base de predicados, que são sentenças que podem ser ou afirmações ou perguntas. Se for uma afirmação, ele guarda, se for uma pergunta, ele analisa as afirmações e responde a pergunta. Por isso é bastante usada para IA.

Lisp e prolog são divertidas, são um bom jeito de treinar seu pensamento em coisas não convencionais. Não tem lá muito mercado, mas confesso que programo melhor nas outras linguagens depois que aprendi elas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...