Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae galera beleza? Fui tentar fazer um overclock no meu Fx6300 hoje, de início botei a 4.1Ghz só para testar e sem mexer nas voltagens, fiz testes no Prime95 e no Cinebench 15 e ficou certinho não deu nenhum problema, mas o que eu queria mesmo era tentar botar 4.5Ghz para reduzir o gargalo na placa de vídeo, então vi tópicos nos fóruns gringos e achei a maioria botando a tensão da cpu em 1.406 e dizendo que eu certo, então arrisquei e fiz o mesmo aqui, 4.5Ghz com CPU voltage em 1.406, fiz testes no prime e cinebench novamente e não deu nenhuma tela azul e nem desligamento automático do pc. Mas deu outro problema, quando deixo fazendo os testes e o CPU pega 100% de uso em determinado momento os clocks descem para 1.4ghz fica mais ou menos 4 segundos depois volta para 4.5ghz, depois de uns 10 segundos acontece a mesma coisa, o clock de 4.5 desce para 1.4ghz fica uns 4 segundos cravado e depois sobe de novo... As temperaturas estão bem baixas, no máximo que chegou foi 55graus em full load com o over, desabilitei o Turbo core, Cool'n'quiet, eu sei que a placa-mãe é bem ruim e é arriscado fazer isso nela, mas será que eu errei em algo?

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Temperaturas:

Stock 3.5Ghz:                          4.5Ghz

Iddle:20-30                              30-35

Jogos:40-45                            50-55

Prime:45-55                            50-55

Problema:

Imagem 1

Imagem 2

PC:

Monitor: LG IPS 23MP55HQ 23" 1080P
CPU: AMD FX6300 BLACK EDITION

CPU COOLER: CM HYPER 212X
GPU: GTX970 4GB ZOTAC
RAM: CORSAIR 2X4GB 1333MHZ DUAL CHANNEL
HDD: SEAGATE 500GB SATA 3
PSU: Corsair CX600 80 PLUS
Mobo: ASUS M5A78L-M LX/BR

Postado
agora, igorkms disse:

sim, testei com o Hwmonitor e o msi afterburner dentro de jogos...tem algum outro programa maia confiável?

esses são bons, talvez tenha algo para desabilitar na bios

• Curtir 1
Postado

pior que eu ja desabilitei os que eu sabia que podia dar problema, que no caso é o cool'n'quiet e o turbo core, o resto como eu sou meio leigo em OC eu tenho medo de mexer...

Postado

Lembrando que fazer Overclock pode fazer que o tempo de vida de seu dispositivo acabe rápido, nesse caso seu computador precisa ter uma boa refrigeração.

• Curtir 1
Postado

Cara você não iinstalou algum programa que pode estar mudando o clock não? Entra na bios e carregue as configuraçoes originais de fabrica, se nao resolver formate o pc, se não resolver não sei como te ajudar.

• Curtir 1
Postado

A princípio consegui resolver o problema, ontem resetei as configurações da bios, e o problema continuou, procurei por qualquer programa que podia estar influenciando no clock do processador como você disse, também não tinha nada do tipo, resolvi formatar o computador, instalei todos os drivers, reinstalei os jogos, e nada, mas depois de um dia inteiro de muita pesquisa na internet, achei um vídeo com uma possível solução de um problema parecido, fiz os procedimentos e testei no GTA 5 por uns 20 minutos e não deu mais nenhum drop de frame por conta do processador. Valeu por me ajudar ai cara, vou deixar a solução do problema caso alguém também esteja quebrando a cabeça tentando resolve-lo...

-Vai em Painel de Controle>Sistema e Segurança>Opções de Energia>Selecione Alto desempenho e em seguida clique em Alterar configurações do Plano>Alterar configurações de energia avançadas, em seguida abrirá uma janela, clique no "+" em Gerenciamento de energia do processador>Estado de desempenho mínimo e mude a porcentagem de 100% para 99%, faça o mesmo em "Estado de desempenho Máximo", aplique e dê "ok". Pronto.

Até mais...

Postado
9 minutos atrás, igorkms disse:

A princípio consegui resolver o problema, ontem resetei as configurações da bios, e o problema continuou, procurei por qualquer programa que podia estar influenciando no clock do processador como você disse, também não tinha nada do tipo, resolvi formatar o computador, instalei todos os drivers, reinstalei os jogos, e nada, mas depois de um dia inteiro de muita pesquisa na internet, achei um vídeo com uma possível solução de um problema parecido, fiz os procedimentos e testei no GTA 5 por uns 20 minutos e não deu mais nenhum drop de frame por conta do processador. Valeu por me ajudar ai cara, vou deixar a solução do problema caso alguém também esteja quebrando a cabeça tentando resolve-lo...

-Vai em Painel de Controle>Sistema e Segurança>Opções de Energia>Selecione Alto desempenho e em seguida clique em Alterar configurações do Plano>Alterar configurações de energia avançadas, em seguida abrirá uma janela, clique no "+" em Gerenciamento de energia do processador>Estado de desempenho mínimo e mude a porcentagem de 100% para 99%, faça o mesmo em "Estado de desempenho Máximo", aplique e dê "ok". Pronto.

Até mais...

ah legal man, como disse era um programa que estava limitando so que o programa era o windows mesmo hehe, eu estava jogando formula 1 2015 e vi que usa apenas 75% do processador, acho que o certo seria usar 100%  e dar mais fps porém isso não esta acontecendo, depois vou pesquisar se é alguma configuração tb, ou se é porque meu processador trabalha quente por causa do cooler box ***** quer eu tenho

• Curtir 1
Postado

@igorkms

Cara se quiser fazer over nesse cpu compre alguma mobo com chipset 970, eu tenho um fx6300 com essa m5a78l-m lx/br, e é o seguinte placas mãe com o chipset 760 que é o caso dessa m5 filha da p*** não suporta totalmente os fx6300, ainda mais com um over ...

Se quiser mesmo que esse over de certo use uma mobo 970 ...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@su3tam Ltda  só ratificando a tese. O FX6300 eu consegui subir o over a 4300, normalmente, sem subir o vcore. O Vcore é meu inimigo devido à temperatura..... se eu subir o vcore eu pego brincando 4,5GHz

Tente deixar ativo o cool 'n' quiet. As Asus tem um problema com os phenom, e não sei se com os FX não é o mesmo. Parece que descompassa sei lá.. eu tinha lags realmente esquisitos....

• 3 semanas depois...
Postado

Eu estava com o mesmo problema, acabei descobrindo que era mesmo o chipset da placa-mãe como o amigo acima disse, eu tenho uma ASROCK N68-S3 FX, e também o FX 6300, quando o processador começava a ser usado de verdade o clock abaixava para 1.4 ghz, isso é porque o chipset da minha placa-mãe estava chegando a 70º. Os programas que eu usava para medir a temperatura não mostravam o chipset, quando usei o aida64 e vi a temperatura do chipset já desconfiei.

Como resolver?

Modo gambiarra: Mete um ventilador na porta do gabinete igual eu kkkkk. Isto pode resolver temporariamente seu problema.

Modo correto: Compre uma placa-mãe com o chipset 970 ou superior, a minha já está encomendada.

Postado

É.. o pior é que o meu problema continua, quando o TMPIN0 do HWmonitor (me disseram que é o socket) chega a 59graus ele continua descendo o clock para 1.4ghz.. Única coisa que eu acho estranha é que antes com o cooler stock o processador chegava a 70 graus fácil e nunca aconteceu isso, agora com um CPU cooler bem mais parrudo o processador esquenta uns 25 graus a menos, o problema é constante... :/

Postado
1 hora atrás, igorkms disse:

É.. o pior é que o meu problema continua, quando o TMPIN0 do HWmonitor (me disseram que é o socket) chega a 59graus ele continua descendo o clock para 1.4ghz.. Única coisa que eu acho estranha é que antes com o cooler stock o processador chegava a 70 graus fácil e nunca aconteceu isso, agora com um CPU cooler bem mais parrudo o processador esquenta uns 25 graus a menos, o problema é constante... :/

O problema não é o processador esquentar, mas sim o chipset da placa-mãe, que provavelmente não veio com cooler nem dissipador, e as vezes nem tem espaço para se colocar um.

Postado
1 hora atrás, Eduardo Cristovo disse:

que provavelmente não veio com cooler nem dissipador, e as vezes nem tem espaço para se colocar um.

Mas porque eu nunca tive esse problema antes? Já faz uns 2 anos que estou com essas config, só agora que instalei o hyper que começou isso :'(

Postado
2 minutos atrás, igorkms disse:

Mas porque eu nunca tive esse problema antes? Já faz uns 2 anos que estou com essas config, só agora que instalei o hyper que começou isso :'(

Sinceramente não faço ideia, porém possuo como já disse uma placa-mãe também não indicada para a linha FX e estou com o mesmo problema, o clock desce para 1.4 ghz assim como no seu pc. Por isso digo, sua placa-mãe não é indicada para a linha FX e o sintoma dessa doença é exatamente esse.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...