Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera tranquilo?

Bom estou com um problema aqui em casa com o meu PC.

Ontem á noite estava jogando quando de repente o FPS começou a cair e o pc desligou sozinho.

Quando fui liga-lo novamente ele aparece uma mensagem com o seguinte erro " CPU Fan Error" Press F1 to resume, pressiono e o PC mau inicia e já desliga sozinho.

Andei pesquisando sobre o que poderia ser e vi que na maioria dos casos algum plug poderia estar conectado da maneira errada.

Pois bem, abri o gabinete e verifiquei os plugs ( Minha placa-mãe possui dois - CPU FAN - CHA Fan). tudo certo, lembrando que eu possuo um Water Cooler e acabei notando que o Plug da ventoinha do WC é necessário 4 pinos e ele estava conectado em um plug com 3 pinos.

E o plug da bomba do WC é necessário um plug com 3 pinos porém ele estava conectado a um plug com 4 pinos.

Lembrando que o PC funcionava normalmente com esses plugs e do nada aconteceu isso...

Se eu inverter os plugs será que vai fuincionar? Não fiz isso ainda pois tenho medo que danifique algo do PC

Alguém pode me ajudar?

OBS: Modelo da placa-mãe - ASUS M5A78L-M LX V2

Modelo do cooler - CoolerMaster WaterCooler Seidon 120V 120mm RL-S12V-24PK-R1

Processador - AMD FX 4300 Black edition  3.8Ghz AM3+

• Membro VIP
Postado

@João Vitor Ferraz O correto seria ligar a ventoinha no de 4 pinos para ter controle da rotação conforme 

a temperatura aumenta ou diminui, já a bomba, ligada no de 3 pinos, já que o fluxo do

liquido é constante e não varia conforme a temperatura.

adcarvalho

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!