Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou com um problema praticamente igual ao que foi tratado em outro post deste Fórum. De fato, instalei o Windows 7 em um HD novo mas mantive o HD antigo com a instalação do XP. Por anos tudo funcionou: na inicialização, havia um prompt para escolher qual OS eu gostaria de iniciar, e a partir dali tudo iniciava normal no Win 7. Comecei então a preparar meu PC para a atualização para o Win 10 e resolvi apagar os dados e o XP que estavam no HD antigo. O primeiro sinal de que algo estava "estranho" foi quando não consegui apagar a instalação do XP, com acesso negado às pastas do sistema. Achei curioso, já que pensava estar usando apenas a instalação totalmente separada do Win 7. Deixei de lado temporariamente a desinstalação do XP e adicionei um novo HD (o terceiro). A partir daí, não consegui mais inicializar o sistema. Inicialmente, apareceu a mensagem NTLDR. Aí pesquisei neste Fórum e encontrei a solução no post citado, a qual segui: desliguei o HD com o XP, fiz o boot com o DVD de instalação do Win 7, fui no "reparar", "usar ferramentas", prompt de comando. Nesse momento, notei o seguinte: ao executar a primeira linha (bootrec /fixmbr + Enter) apareceu algo como "problema corrigido". Na segunda linha (bootrec /fixboot + Enter) apareceu "elemento não encontrado", e na terceira (bootrec /rebuildbcd + Enter), embora tenha aparecido a partição onde está instalado o Win 7 (C\Windows), a mensagem final foi algo como "elemento não encontrado" novamente. Iniciei novamente com o DVD de instalação (como fez o autor do post), escolhi a primeira opção do menu reparar/usar ferramentas (algo como corrigir problemas na inicialização), e ao dar o boot sem o DVD no drive a mensagem é "Reboot and select proper boot device or insert boot media in selected boot device and pressa a key". Ou seja: o Win 7 continua sem achar ou conseguir corrigir aquilo que estava instalado no HD do XP.

O que fazer?

Agradeço muito desde já.

Alexandre

Postado

A primeira coisa é restabelecer o boot pelo Windows 7:
-Desconecte os outros HDs, deixe somente o que tem o Windows 7
-Inicie o pc com um DVD/USB de instalação de um Windows 7
-Avance como se fosse fazer uma instalação, na tela de configuração do idioma e teclado. tecle SHIFT+F10 (abrirá o cmd)
-Digite o comando bootsect /nt60 ALL /force /mbr 
(forçará (/force) uma sobrescrita do MBR (/mbr) de todas as partições (ALL) com um código compatível com o Windows 7 (/nt60))

A segunda coisa é limpar o HD que tem o XP:
-Coloque o HD que tem o XP junto com o HD do Windows 7
-Avance como se fosse fazer uma instalação, na tela de configuração do idioma e teclado. tecle SHIFT+F10 (abrirá o cmd)
-Digite diskpart
-Digite list disk (para identificar os discos)
-Digite select disk x (onde x é o disco que tem o XP)
-Digite clean (para limpar, zerar todo o HD que tem o XP)
-Digite convert mbr 
-Digite create partition primary align=4096
-Digite format quick fs=ntfs
-Digiet exit (para sair do diskpart)
-Digite exit (para sair do cmd)
-Saia da instalação e reinicie o pc.

Postado

Agradeço pela rápida resposta.

Segui as instruções.

Infelizmente, ao final da primeira etapa e também após a segunda, a mensagem é "reboot and select proper boot device", como antes. Cito um detalhe, não sei se tem relevância: toda vez que eu reiniciei o Win 7 neste processo, eu antes removi o DVD de instalação do drive para evitar que a inicialização fosse através do DVD.

Claro que poderia fazer uma nova instalação do Win 7 com o DVD, mas aí perderia tudo o que já está instalado.

Postado

O HD não está sendo reconhecido.

Pode ser os cabos, verifique.

Pode ser o Setup, verifique a ordem de boot ou reset a BIOS

Para resetar a BIOS:

Entre no Setup e procure algo como Settings Default ou algo parecido.

Retire o cabo da força para fazer os ítens abaixo:

Tem um jumper na placa-mãe que também faz o reset

Ou pode retirar a pilha da placa-mãe por alguns minutos

Postado

Farei o que sugeriu. Enquanto isso, algumas informações adicionais:

1) antes de sua primeira resposta, enquanto ainda aguardava, tentei alguns comandos no prompt do Bootrec.exe, como aquele com a extensão /ScanOs. Ele localizava a instalação do Win 7 em C:\Windows. Acho que isso exclui a hipótese do cabo solto. Um outro comando (não me lembro se o /RebuildBcd) ao final perguntava se eu desejava colocar o sistema encontrado na inicialização, com opções de resposta de "s", "n" e "t" (de tudo). Quando escolhia o "s", aparecia "elemento não encontrado". Lembrando que isso tudo foi antes de eu colocar em prática as suas instruções.

2) checarei a ordem de boot novamente, mas já havia deixado ajustado antes de começar a mexer para primeiro o DVD, depois o HD com o Win 7 e depois unidade removível.

Postado

O comando que lhe indiquei primeiramente reescreveu a MBR, ou seja refez tudo que voce tinha feito referente a MBR.

A última mensagem é bem clara, não foi encontrado um dispositivo com sistema operacional para iniciar, ou seja não está reconhecendo seu HD. Tente fazer o HD ser reconhecido na BIOS, sempre entre no Setup para verificar.

Postado

Infelizmente, nada. Na BIOS os dois HDs aparecem listados. Chequei a conexão SATA do HD, cliquei em load default options na BIOS, reiniciei e a mesma mensagem. Será que comi bola em alguma etapa do diskpart? Vale repetir?

Postado

Repetir não. A placa-mãe não encontra o bootloader do Windows para iniciar o sistema.

voce poderia executar novamente o diskpart  e listar as partições do HD com o Windows 7?

Deixe somente o HD com o Windows 7

-Digite diskpart
-Digite list disk (para identificar os discos)
-Digite select disk x (onde x é o disco desejado)

-Digite list partition  (anote as partições com os detalhes)

-Digiet exit (para sair do diskpart)
-Digite exit (para sair do cmd)
-Saia da instalação e reinicie o pc.

Postado

Resultado do diskpart:

Disco 0

Partição 1, Tipo primário, Tamanho 146 GB, Deslocamento 1024 KB

Partição 2, Tipo primário, Tamanho 785 GB, Deslocamento 146 GB.

Neste disco eu tinha o sistema na partição C e dados da partição D.

Postado

Valeu. Então voce não tem a Partição Reservada ao Sistema. Isso significa que a partição Ativa e que contem os arquivos de boot é a C.

Estive pesquisando no Youtube sobre a última mensagem e tem dezenas de casos com este erro e todos os que li tem a solução a nível de hardware. E as soluções são muito variadas, eis algumas:

-Colocar o cabo SATA do HD na porta SATA 1, se já estiver retire as duas pontas e recoloque.

-Resetar a BIOS assim:

Retire o cabo da força

Retire a pilha por 5 minutos, neste meio tempo pressione o botão Power por 5 segundos várias vezes

Isso para descarregar totalmente qualquer energia da placa-mãe

-Retire, limpe e recoloque os pentes da memória ram

Copie a mensagem e cole na pesquisa dentro do Youtube, pelo visto a solução parecer a nível de hardware. Mas não invalida o que fizemos pois reescrevemos a MBR e limpamos o HD  do XP.

Postado

Beleza.

Vou testar e dou um feedback depois. Posso adiantar desde já que de fato o HD com o Win 7 está na porta SATA 3 da placa-mãe, embora no setup da BIOS eu o tenha configurado como HD 1.

De qualquer forma, agradeço novamente pela paciência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...