Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal.

Preciso de uma ajuda aqui, pra um probleminha que já ta me incomodando...

Trabalho em uma escola, e na minha sala ficam os roteadores e o modem. Uma conexão Oi Velox e uma conexão particular do estado. O problema está na distribuição do sinal da Oi Velox. Tenho o modem que sai do cabo e vai para o roteador D-Link DI 524 (sei que é um lixo de roteador, mas por se tratar de uma escola pública, só poderei fazer a compra do mesmo quando as verbas chegarem o que não tem precisão por enquanto) e esse roteador distribui internet para os computadores aqui da sala, alguns via cabo e outros via wireless, mas o grande problema é que saí desse roteador um cabo que liga outro roteador, um Multilaser RE046, dai vai para uma sala a uns 50 metros daqui. Configurei ele como AP (o Multilaser), desativei o DHCP, mudei a faixa de Ip dele e funciona normalmente até o primeiro roteador D-Link perder a conexão cair ou ela ficar mais lenta, ai o roteador Multilaser fica com a navegação complicada, nem sempre consigo me conectar via WiFi, as vezes é preciso reiniciar o roteador ou mesmo apagar a rede sem fio conectada e conectar novamente, inserindo a senha e tudo mais, e também o que tem acontecido é que quando um micro está ligado usando um pouco mais de banda, simplesmente os outros micros ficam sem internet, a conexão cai, isso estando conectado em qualquer um dos dois roteadores.

Postado

recomento manter o DHCP ativado ele é quem vai equilibrar a distribuição dos IPS alterando apenas sua frequência.

exemplo: roteador distribuidor: 192.168.0.1

roteador receptor: 192.168.1.1

Postado
2 horas atrás, JG Informatica disse:

recomento manter o DHCP ativado ele é quem vai equilibrar a distribuição dos IPS alterando apenas sua frequência.

exemplo: roteador distribuidor: 192.168.0.1

roteador receptor: 192.168.1.1

Mas deixo o DHCP ativado nos dois roteadores isso mesmo??? Não vai haver conflito de IP?

Postado

Amigo, vejo que seus problemas vão além de configuração nos roteadores. Parece haver problemas de camada 2 no seu cenário também. 

Para que possa te ajudar por favor me passe os seguintes dados:

IP da LAN do Modem da OI. 

IP da LAN do Roteador D-Link

IP da LAN do Roteador Multilaser

Configuração do mode wireless dos roteadores (IEEE802???? (a,b,g,n))

Qualidade dos cabos utilizados na infraestrutura (CAT5, CAT5E ?)

Switches da rede? Quais? Quantos? 

Quantos clientes cabeados e quantos Wireless você tem?

Redes wireless são famosas por possuírem problemas com performance na transmissão de dados. Quando você diz que um cliente que usa mais banda derruba os outros quer dizer o quê? O que é usar mais banda? Ver um vídeo? Transferir um arquivo?

Sugiro fazer testes de icmp na sua rede para identificar pontos de perda de pacotes e testes de desempenho com o software iperf para verificar as taxas de transferência de dados alcançadas. 

Abraços

Postado
Citação

IP da LAN do Modem da OI

. 10.1.1.1

Citação

IP da LAN do Roteador D-Link

192.168.1.1

Citação

IP da LAN do Roteador Multilaser

192.168.0.1

Citação

Configuração do mode wireless dos roteadores (IEEE802???? (a,b,g,n))

O roteador Multilaser está em modo Misto 11b/g/n

Citação

Qualidade dos cabos utilizados na infraestrutura (CAT5, CAT5E ?)

Cabos CAT5, mas a instalação já é um pouco antiga.

Citação

Switches da rede? Quais? Quantos? 

Um switche Aquário SW-0811

Citação

Quantos clientes cabeados e quantos Wireless você tem?

Cabeados tenho apenas 5 contanto com o cabo que vai até o segundo roteador. Wireless possuo ao menos 14 fixos e as vezes chegando a 25 quando alguns notebooks são utilizados caso seja preciso (mas raramente usados) e alguns celulares que esporadicamente são conectados também.

Citação

Redes wireless são famosas por possuírem problemas com performance na transmissão de dados. Quando você diz que um cliente que usa mais banda derruba os outros quer dizer o quê? O que é usar mais banda? Ver um vídeo? Transferir um arquivo?

Nesse caso acontece quando outra máquina está acessando um site que peça um pouco mais da rede, como por exemplo Youtube, ou o que mais tenho percebido, quando todos se conectam e tentam navegar ao mesmo tempo.

Citação

Sugiro fazer testes de icmp na sua rede para identificar pontos de perda de pacotes e testes de desempenho com o software iperf para verificar as taxas de transferência de dados alcançadas. 

Quanto aos testes irei fazer no início da semana, onde terei tempo pra me dedicar a só isso. O que fiz até o momento foi inverter a posição dos roteadores, e percebi que melhorou muito a questão da queda da conexão, ela continua ficando lenta, mas sempre consigo me conectar agora, coisa que antes ficava impossível.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!