Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe com controladora sata queimada


Posts recomendados

Olá, pessoal.

Meu problema é o seguinte, comprei uma placa Asus P5KPL-SE para substituir a minha antiga. Acontece que quando eu fui instalá-la no gabinete eu não vi que tinha um daqueles suportezinho para parafuso bem debaixo daonde fica as controladoras satas. Quando eu parafusei minha placa nova no gabinete eu acho que esse ferrinho deu curto em baixo da placa e queimou as controladoras SATAS, fazendo a placa não reconhecer nenhum HD ou DVD.

Gostaria de saber o que eu poderia estar fazendo pra arrumar esse defeito, o que que pode ter queimado pra mim tentar substituir ou algo assim... porque não posso perder essa placa só por causa dos SATAs.

Alguém me ajuda, por favor =/

Muito obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se deu curto e queimou a controladora, a solução seria por uma controladora externa, daquelas que acha fácil no mercado livre. Mas se não sobrou nenhuma Sata funcionando na mobo, normalmente a Bios ou a UEFI Bios não reconhecem a controladora externa como dispositivo de boot, e você acaba ficando preso com isso.

 

A solução seria você mandar sua placa para conserto, (tem gente no mercado livre e talvez na OLX que faz troca de BGA e tal, e aí tem recursos para consertar esse tipo de coisa), mas isso pode ficar caro, ou outra solução seria trocá-la mesmo.

 

Você já testou mesmo todas as portas e não reconhece nada mesmo, né!? Todos os cabos ok...

 

Em Linux é até possível gambiarrar, dando boot por pendrive e usar HDs na contoladora externa. Não sei se tem jeito de fazer isso no windows, mas curto na placa-mãe é triste! Muito embora possa não ser a controladora o item queimado, mas alguma outra peça periférica, sacou.

 

Boa sorte. Quem sabe alguém aqui no forum, vendo uma foto da área afetada, não possa te dar alguma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, não sobrou nenhuma entrada SATA, das 4, funcionando. Eu pensei também nessa hipótese da plaquinha SATA, mas prefiro primeiro tentar arrumar antes de gastar dinheiro com ela.

Será que fazendo o BGA dela volta a funcionar? As controladoras SATAs passam por alí?

Peguei uma foto da placa pra mostrar como ela é. Se alguém tiver mais alguma ideia eu agradeço.

placa.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal era fotografar em zoom próximo da área afetada, dos dois lados da placa.

 

O caso da controladora externa é como eu falei: Normalmente a mobo não reconhece elas como opções de boot. Mas isso só testando. Não sei se é regra. Nas placa que eu já usei controladora externa não funcionava, pois o dispositivo não estava previsto no Setup. Talvez nas placas mais modernas seja possível pois os setups mudaram muito de lá para cá.

 

Quanto ao conserto, só mesmo o técnico que você enviar a placa, após feita a avaliação para saber se compensa ou não, e se terá jeito.

 

Mandei uma placa uma vez, com um chipset nforce de Athlon XP, e o cara me disse que por causa do preço daquele chipset específico não compensava arrumar. Era possível, mas não valia a pena. E tudo vai depender, é claro, da extensão dos estragos.

 

Vejamos se com uma foto da sua placa, em zoom na área afetada, alguém consegue dar alguma dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, BGA na verdade seria a última coisa que eu faria nesse caso.

Sobre a plaquinha eu estou com esse mesmo medo agora também, não tinha pensado nisso x.x

Enfim, tirei foto das áreas da placa-mãe, frente e verso. Alguma ideia? Pensei talvez em achar a vista explodida da placa pra ver o esquema do sata dela. O que você acha?

placva.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, não ficou sinal absolutamente nenhum de curto... Nenhum componente torrado, nenhuma trilha estufada, nem sequer marcas de calor.

 

Se a placa estiver na garantia, tenta acionar a garantia. Afinal, que certeza você tem que foi mesmo um curto que queimou as Satas? Pode ser algum outro problema. Eu esperava que o suposto curto tivesse deixado sinais no PCB ou em componentes. Se não deixou, pode não ter sido o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, nada que demonstre o curto.

Mas na verdade aconteceu o seguinte, eu peguei como pagamento de um serviço 3 placas-mãe iguais, desse mesmo modelo, então não tenho garantia delas.

coloquei a primeira, parafusei tudo certinho (com o suporte do parafuso ainda em baixo), mas ela não quis reconhecer o SATA. Pensei que essa placa estava com defeito e coloquei a segunda, mas não parafusei, apenas coloquei no lugar aonde ela ficaria. Reconheceu normal e instalou o Windows. Então fui colocar o mouse USB na placa e ela desligou, provavelmente aqui ao mexer a placa deve ter relado no ferrinho do parafuso em baixo e queimado, quando liguei novamente não funcionada mais o SATA. Agora estou usando a terceira placa, mas antes de colocá-la no gabinete eu retirei o suporte do parafuso e não tive problemas.

Com isso acredito que a primeira placa, quando parafusei, ela "acentou" no gabinete e relou no suporte do parafuso, queimando. A segunda, como eu não parafusei, ela ficou "frouxa", não relando, quando eu mexi na placa aí que ele relou e queimou. E como a terceira não deu esse problema, visto que eu retirei o suporte, acho que foi eu que queimei mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, que droga, heim?!

 

É nesse caso não sei mais o que poderia ajudar.

 

O que você pode tentar, com possibilidades bem remotas de dar algum efeito, é resetar o cmos e ver se alguma coisa muda.

 

Tirar a bateria e envolver a placa em papel alumínio, para ver se algum capacitor guardou carga indevida e assim ele descarregue. Tem um tópico para recuperação de placas mãe mortas que tá pinado na área de hardware placas mãe que explica como e para que isso funciona. Mas mesmo assim, acho muito difícil que isso dê qualquer efeito neste caso.

 

A p5kpl-se é socket 775, não é? se for, acho difícil compensar também o conserto se chegar a troca do chipset.:(

 

Acho que só te sobra mesmo a opção da controladora PCI, ou o conserto. E mesmo assim com as restrições que te falei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!