Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Libreoffice calc - alterar cor da linha coluna da célula ativa.


Posts recomendados

Olá pessoal sou iniciante no Calc ooo Basic.

Quero que ao selecionar qualquer uma célula da planilha sua linha e coluna altere a cor de fundo.

Gostaria de ajuda passo a passo desde o momento em que crio a planilha.

Consegui fazer isso no excel funciona legal.

Se alguém puder me ajudar fico muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Tiank.

Quero fazer um código que faça o seguinte:

Quando a célula "A10" receber o foco a linha 10 e coluna "A" mude a cor de fundo.

Quando a célula "AB5" receber o foco a linha 5 e coluna "AB" mude a cor de fundo.

O código até sei como me virar, agora onde coloco o código. É bem coisa de iniciante.

Obrigado.

Exemplo.ods

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniellopes2006,

 

Se o arquivo é novo, é preciso criar um módulo dentro da biblioteca padrão (standard) do mesmo para receber o código:

  1. No menu "Ferramentas" vá em "Macros" > "Organizador de Macros" > "LibreOffice Basic..."
  2. No Diálogo que surgir, selecione o nome do arquivo em "Macro de" e depois o botão "Novo"
  3. Será sugerido "Module1". Renomeei ou deixe como está.
  4. Será aberta a IDE do LibreOffice Basic.

 

Especificamente para o que você quer, é necessário atribuir o código ao evento "Seleção alterada" da planilha:

  1. Aba da Planilha > "Eventos de Planilha..." > Evento "Seleção Alterada" > Botão "Macro"
  2. Em Biblioteca navegue até o "Module1" do arquivo e selecione a macro.
    Sempre que uma nova célula for alterada, o Calc disparará a rotina.

 

Minha sugestão de código:

' Variáveis globais
Global gCol, gLin

Sub MudarFundo( oEv )
' Atribuir ao Evento de Planilha: Seleção alterada
On Error GoTo SairErro

	If Not isEmpty(gCol) Then
	   Call LimparFundoSelecaoAntiga
	End If
	
	oCol = oEv.Columns.getByIndex(0)
	oLin = oEv.Rows.getByIndex(0)
	
	oCol.CellBackColor = RGB( 255,255,0 )