Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal beleza, faz tempo que não posto aqui...Bom tenho uma duvida ficaria grato se pudessem me ajudar.

Possuo uma Asus Strix GTX 970 e acabei de fazer um Overclock nela:

Core Clock  + 150mhz ( 1403mhz e durante jogo chega a 1460mhz)

Memory Clock  + 500mhz ( 7510mhz )

Power Limit - 110%

Vcore - Stock

Temperatura max. Full Load - 63 graus.

Tempera max. Full Load VRM - 75 graus.

Tive que configurar velocidades dos fans pois o Auto dela em que ela (versão Strix) deixa os fans desligados até 65graus e quando liga começa com os fans em 40%...deixa a placa muito quente, ela estava chegando em 69graus e o VRM em 104graus em Full Load, a temperara da placa estava boa até em 69graus mas o VRM estava muito quente,apesar de ter visto em vários lugares que o VRM dela é esquentadinho mesmo,mas acredito q seja por conta dos Fans 0db das Strix.

- Minha duvida é a seguinte,o que diminui a vida util ou o que pode danificar uma GPU,CPU...são as temperaturas e o aumento de tensão certo ??? No caso da minha que não passa de 63 graus e nem se quer mexi na tensão (vcore) então não tenho com o que me preocupar certo ??? ou tem outras coisas que danificam ???

valeu

Abraço

Postado

Placas de vídeo são uma desgraça em relação a vida útil,somente olhe no mercadolivre quanto modelos anteriores a 2012 estão a venda,muitos são com defeito,o que estraga mais nas placas é a solda BGA,que uma placa de vídeo tem muitas,nas memórias,na gpu e do VRM tambem,o ciclo de esquentar e esfriar é o que fragiliza essa solda com o tempo,é assim que se mede a vida útil,pois a GPU(o chip mesmo) e suas memórias duram que nem um processador,20 anos para mais.

Por isso manter a GPU abaixo de 70°C e o VRM abaixo de 80°C ajuda bastante na vida útil,as soldas vão se deformar menos nos ciclos de uso.

Postado
24 minutos atrás, Joaquin disse:

Placas de vídeo são uma desgraça em relação a vida útil,somente olhe no mercadolivre quanto modelos anteriores a 2012 estão a venda,muitos são com defeito,o que estraga mais nas placas é a solda BGA,que uma placa de vídeo tem muitas,nas memórias,na gpu e do VRM tambem,o ciclo de esquentar e esfriar é o que fragiliza essa solda com o tempo,é assim que se mede a vida útil,pois a GPU(o chip mesmo) e suas memórias duram que nem um processador,20 anos para mais.

Por isso manter a GPU abaixo de 70°C e o VRM abaixo de 80°C ajuda bastante na vida útil,as soldas vão se deformar menos nos ciclos de uso.

Certo.Então é somente isso que danifica ou diminui a vida util de uma GPU, voltagens acima do limite dela e as temperaturas ??? No caso clocks mais altos por exemplo do que ela ja vem de fabrica não danifica nada desde que é claro que as temperaturas estejam baixas e a tensão segura ???

Pois minha VGA deve ser premidada,pois consigo ir além desses clocks sem alterar tensão e sem subir muito as temps. hehe mas mantive nesse padrão mesmo ( +150/ + 500) que é o que o pessoal mais usa na GTX 970.

Postado

Sim,sobretensão sempre vai fazer o chip degradar mais rapidamente,mas daí o que vai esquentar mesmo vai ser o VRM,que esquenta mais que a GPU pois não tem refrigeração priorizada(só uma placa de metal geralmente).

Os clocks etc vão aumentar o consumo da placa e aquecimento,mas vai ter pouca diferença na vida útil se a temperatura da GPU estiver sob controle,cada GPU tem uma arquitetura feita para funcionar normalmente até dado limite,por exemplo GTX 480,limite é 90°C se não me engano,mas GTX 980 etc acho que a partir de 80°C começa a diminuir a frequência.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...