Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abertura automática da gaveta do leitor/gravador de cd/dvd


UMARIZAL

Posts recomendados

Amigos, meu notebook A520-5500 vinha apresentando um problema: Abertura automática e involuntária da gaveta do Drive de CD/DVD aleatoriamente ou logo após a inserção de uma mídia, gravada ou vazia.

 

Inicialmente assustei e pensei que fosse vírus, mas rapidamente descartei a possibilidade de infecção.

 

Em seguida, pensei que fosse falha de hardware, mas gastar R$ 150,00 ou próximo disso em meio a crise econômica e em um dispositivo que tende a ser cada vez menos utilizado, em substituição por dispositivos mais baratos, duráveis e práticos como pendrives e cartões de memória, não fazia sentido para mim.

 

Pesquisei e pesquisei e como sempre é a mesma balela, vírus no computador (é só falar que usa Windows e tudo que acontece no computador é vírus, parece que pseudo-técnicos só sabem diagnosticar problemas como vírus, sempre).

 

Até que achei em alguns fóruns gringos, modelos diferentes mas com o mesmo diagnóstico... embora, assim como eu, com a certeza de estarem sem vírus.

 

O que sugeriram? Simples... desativar o drive de CD-ROM na lista de boot no setup da BIOS. Resultado: Problema resolvido.

 

Agora o fato:

  • O problema pode estar relacionado à BIOS, porém, não vejo ocorrer quando estou usando o Debian;
  • O problema pode estar relacionado ao driver do dispositivo leitora/gravador de CD/DVD, o que considero mais provável.

 

Me sugeriram também, nos sites estrangeiros, desmontar e realizar uma limpeza no mecanismo interno do drive, mas como o problema foi resolvido (até agora) desativando o drive na listagem de dispositivos bootáveis, acho irrelevante realizar tal procedimento, mais invasivo (rs) e arriscado.

Bom, é isto pessoal, resolvi compartilhar esta experiência com vocês que porventura estejam com o mesmo problema.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@UMARIZAL

9 minutos atrás, UMARIZAL disse:

Agora o fato:

  • O problema pode estar relacionado à BIOS, porém, não vejo ocorrer quando estou usando o Debian;
  • O problema pode estar relacionado ao driver do dispositivo leitora/gravador de CD/DVD, o que considero mais provável.

 

Ou mesmo o problema estar relacionado a BIOS e em conjunto com o Windows. Nestes casos é até aconselhável uma atualização de BIOS, no site dos gringos não há menção de atualização?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Garrix disse:
  • @UMARIZAL  verificar os drives
  • restaurar o sistema um ponto antes de atualizações ou instalações

 

1. Pois é, estou usando os "drivers" mais atuais para o meu Windows;

2. Não é necessário pois não resolveria o problema, o problema ocorre com o Windows original de fábrica, aquele da restauração dos DVDs originais que são gravados assim que se usa o computador pela primeira vez.

 

1 hora atrás, Spectrum..!! disse:

@UMARIZAL

 

Ou mesmo o problema estar relacionado a BIOS e em conjunto com o Windows. Nestes casos é até aconselhável uma atualização de BIOS, no site dos gringos não há menção de atualização?

 

Pois é, acho que até vi sugestões de atualização de BIOS, mas como disse anteriormente, não falavam do mesmo modelo, nem de notebook nem de drive óptico.

 

Além disso, já estou com a última versão de BIOS disponibilizada pelo fabricante e o notebook está "tinindo", rodando tudo perfeitinho.

 

Ah, só para relembrarem, o tópico não é um "pedido de ajuda" para solução do problema, pois o mesmo já foi resolvido... é apenas uma dica para quem enfrentar o mesmo problema.

 

Abraço ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@UMARIZAL Tranquilo. Ficou bem claro seu post quando se refere que não é pedido de ajuda.

Achei interessante adicionar a informação da atualização da BIOS. Nos tempos de XP para Windows 7 houve muitos problemas relacionados e a simples atualização de BIOS de se fez eficaz na maioria.

Um grande abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, UMARIZAL disse:

 

1. Pois é, estou usando os "drivers" mais atuais para o meu Windows;

2. Não é necessário pois não resolveria o problema, o problema ocorre com o Windows original de fábrica, aquele da restauração dos DVDs originais que são gravados assim que se usa o computador pela primeira vez.

@UMARIZAL Seria necessário pois eliminaria sem duvidas se teve alguma alteração no software ou vírus"como sempre pode ser" mas eu já teria verificado internamente.

 

ontem fiz a execução de um stress em meu notebook, ele não aguentou muito não!, a pasta térmica foi embora superaqueceu o processador e o chiptese e se eu deixasse continuar ia queimar tudo, porém desliguei mas não inicia travava na tela "starting windows" ou "iniciando windows" só tinha acesso pelo linux nada de roda o XP, dai eu analisei mais, já estava sem cabeça, cara, abrir minha mente relaxei deixei ele de lado e depois pensei.... pesquisei sobre a característica do meu problema e vi que era superaquecimento, se eu estressei o notebook para ver o desempenho certo superaqueceu então fui direto no dissipador e tava la o problema.... bom te sujiro calma e que pense mais um pouco, é por isso eu sempre compartilho meus problemas aqui pois ajuda outros e alem disso 2 cabeça é igual a 3 cabeças pensando, abraços....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para constar, mesmo no Windows 100% limpo o problema ocorre... já em distro Linux como o Debian 8, o problema não ocorre.

 

Logo, deve ser algo relacionado a driver no Windows mesmo, mas que só é afetado quando no setup está configurado para a lista de dispositivos bootáveis.

 

De qualquer forma, fica a dica para quem estiver com o mesmo problema... ou seja, se não for usar o CD para dar boot o tempo todo, desative este recurso no Setup da BIOS, voltando a ativar somente quando for necessário boot pelo CD/DVD. ;-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...