Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som ativado por sensor de presença


Posts recomendados

Olá, estou com a ideia de implantar uma automatização em meu som de casa, quero colocar uma caixa de som em cada comodo e instalar sensores de presença para que quando esteja tocando som, onde quer que eu vá, o som me acompanhe, pretendo usar arduino e colocar relés juntamente ao sensor para que quando ativasse o sensor automaticamente ativasse a caixa, porém n sei o que fazer quanto ao o que comprar com respeito a sons e muito menos como ligar. O script acredito eu que seja algo relativamente fácil de ser feito, alguem poderia dar alguma opnião do quer fazer, do que comprar e de como fazer o script? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

projeto curioso e bem bacaninha. Penso que nem de arduíno vais precisar. Olha como eu (eu) faria (baseando nos seus dados de entrada)

-terminações dos fios do som em todos os locais desejados

-cada terminação ligada num relé do sensor de presença (hás de pesquisar algum com relé n.a.)

-saída do relé nas caixas de som do local

Bem simples e minimalista (meu mundo)

Mas se pode complicar, pra que facilitar? Se insistires numa central, haja tempo e paciência (I am 2old4this)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Boa Noite, Eu tenho um sensor de presença PIR815 sem fio, Somente um dispositivo que sobrou de alguma montagem e sem a Central. quando eu ligo ele da sinal no LED e quando passo a mão ele tambem acende o LED. E quero saber se teria como eu usar ele sem a central, Tipo Conectar alguma sirene nele e etc.

 

 

índice.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-Sobre o tópico antigo-

@HermesJr

Se for para o lado do Arduino você pode colocar relé próprios para ele que dá para controlar sem ter que fazer um circuito com transistor e tal ... tem até de oito canais dá para colocar até 8 caixas se você decidir por pegar um par dos fios e usar ele como liga desliga... você pode colocar um no comum e outro no aberto e ir controlando pelo Arduino.

Também tem outras configurações usando dois fios mais daí já teria que usar mais de dois reles por caixa de som*

 

Se for dois sensores: 1 e 2.

você pode fazer uma função no Arduino para verificar se o sensor 1 for ativado, se caso o sensor não perceba presença continuar ligado o relé e quando outro sensor perceber 2 dar fazer uma função interrupt para desligar o que tava ligado 1  e ligar o outro relé para ativar a caixa 2. Ou ativar todos se tiver todos os sensores pegando movimento. 

 

Teria ver como iria funcionar... poderia tentar fazer uma transição menos dura e tentar fazer que uma das caixas reduza o volume sem dar um "picote"... mas depende também das distancias entre os sensores (tem que buscar mais opções além do relé)...

 

você pode colocar botões para determinar uma préprogramação tipo deixar som em só um lugar, deixar ligado por vários lugares enquanto tiver movimento e por ai vai , mas vai dificultar o código^^

 

Isso seria mas para parte de programação aqui da comunidade e você desenvolver por lá;.

 

-Sobre a nova pergunta-

@Elton Carlos Janak

 

Dei uma boa pesquisada (não achei manual falando disso nem datasheet) achei essa propaganda aqui com a foto do mesmo da parte interna AQUI1 

adawd.thumb.jpg.6d481e3cd072e8047b714883e5974d2c.jpg

Um dos controladores principais o de baixo o biss0001 controla a parte de detecção então ignorei e o de cima que trata da comunicação com a "base" é o SC2262 que parece ser um que faz paridade com esse outro que teoricamente ficaria na base o SC2272 Aqui2 . Então teria que se construir um circuito para decodificar o que tem nessa teu detector para poder ter acesso a comunicação RF dele.

 

Tem no forum gringo um encaminhamento para essa história e parece coisa para se estudar mais a fundo AQUI3

Se você seguir os links que eles colocam também mais tópico para ser estudado e longas programações.... Não seria uma coisa fácil.

 

 

também tem opção de fazer gambiarra com um transistor ... tipo se acender um led ... porém teria que examinar melhor o circuito e ter que também colocar um fio nele e isso tira a característica de ser sem fio hehehe

 

Ou compra um outra base ou vá fundo nos estudos. T_T

adicionado 14 minutos depois

que fique claro que no caso do HermesJr estou achando que ele vai usar um sensor usado no arduino X) sem sensores como do Elton que tem que fazer algo mais complicado para ativar e ser verificado X)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...