Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, boa noite.

Este é um tutorial bem simples de como corrigir os problemas de FPS encontrados em notebooks DELL com a placa de vídeo da AMD R7 M265/M260x. A um tempo atrás fiz tópicos aqui no Clube do Hardware e participei principalmente deste tópico (dando algumas bolas fora, realmente): 

Na época consegui resolver o problema atualizando o driver da placa de vídeo, utilizando a atualização do windows (quando eu ainda utilizava o Windows 8.1). Porém recentemente comecei a ter problemas (Windows 10...nas observações finais está a explicação), então aqui vai os tópicos principais:

Observações iniciais:

• Esta solução funcionou para mim, talvez para você não funcione, porém é um meio que posso ajudar tendo em vista que já passei os diabos com isso;
  • O notebook que tenho é este aqui utilizado em um review aqui no próprio Clube do Hardware;
  • Antes de iniciar no tópico "a solução", peço que você faça backup do driver de vídeo da Intel e da AMD, caso não funcione ou piore, você pode dar um rollback nos drivers.

O problema:

Antigamente eu havia lido em alguns lugares que esta placa (R7 M265) tinha alguns problemas de comunicação com os drivers onboard da intel, entrei em contato na época com a própria Dell e eles me asseguraram que não havia problemas em relação a hardware e sim incompatibilidade de hardwares, sendo que os mesmos instruíam os clientes a instalarem os drivers fornecidos pela própria Dell.

Tudo certo, consegui resolver meu problema na época porém com o passar do tempo fui recebendo novos problemas de FPS em alguns jogos entre CS:GO, Skyrim, Shadow of Mordor e outros não tão relevantes. A minha conclusão foi que a única coisa que estava "atualizando" junto com a idade do meu computador, era o próprio Windows.

Os testes:

Resumidamente, removi os drivers de vídeo da AMD e Intel do computador, instalei o da Intel, testei os games...um em específico, o CS:GO, com os gráficos no mínimo dava 60FPS, o que ja é esperado por rodar na placa onboard. Na sequencia fiz a instalação do driver da AMD fornecido pela Dell, o FPS estava em 90~120 dependendo do mapa, rodando com alguns detalhes no alto (shadder e texturas), o que pra mim é excelente.

A solução:

Primeiramente iremos salvar e remover os drivers atuais:

1. Como dito anteriormente, faça backup dos seus drivers. Existem dezenas de programas na internet para fazer, um é o Slim Drivers;
  2. Com os backups salvos, faça o download do programa Display Driver Uninstaller, faça o download aqui
  3. Com o programa aberto (você precisa extrai-lo e abrir o executável 'Display Driver Uninstaller.exe') faça a remoção do Driver da AMD, você pode escolher fazer a remoção pelo modo segurança do Windows, ou não, eu sempre uso (requer reinicialização);
  4. Após ter feito a remoção, o notebook será reinicializado, na volta faça a remoção do Driver da Intel (da mesma forma);

Com os drivers removidos o seu notebook estará rodando apenas com o driver básico da Microsoft, desta forma:

1. Vamos baixar o Driver de vídeo da AMD diretamente do site oficial da marca do notebook, p ex: site da Dell, faça o mesmo com o Driver da Intel;
    1. É importante que o Driver seja baixado diretamente do site da Dell, isso por que eu testei e os drivers da AMD quebram o jogo, simplesmente por isso..não funcionam corretamente.
    2. A versão do Driver da AMD usada é: 15.200.1045.0 A00 (Ainda com o antigo painal do Catalyst :D);
    3. A versão do Driver da INTEL usada é: 20.19.15.4463 A03.
  2. Faça primeiro a instalação do Driver da Intel e na sequencia o Driver da AMD.
    1. Caso queira faça a instalação do Driver da Intel e teste um jogo, na sequencia teste com o driver da AMD instalado. Se você notar uma melhor qualidade no game/aumento de FPS é porque a "paralelização" da AMD e Intel está funcionando corretamente.
  3. Para uma garantia de que o seu jogo estará rodando com o máximo de desempenho, configure-o com Alto Desempenho nos gráficos comutáveis da AMD (aqui tem um vídeo mostrando como configurar, caso não saiba).

Observações finais:

• Eu testei a desinstalação de drivers diretamente pelo assistente do Windows e mesmo assim não consegui obter os resultados satisfatórios, aparentemente ele guarda registros/configurações que não devem ser guardadas em uma desinstalação de drivers, por isso utilizo o DDU (Display Driver Uninstaller);
  • O problema real, para mim, não está nos drivers nem no hardware e sim nas atualizações do Windows que de alguma forma corrompem o funcionamento/paralelização das placas AMD e INTEL, logo, há algum problema de conexão o meu notebook apenas trabalha com a placa da Intel...então um dia estou jogando CS:GO a 90~120 FPS e no outro estou jogando a 50 FPS, porque houve uma atualização do windows neste meio termo;
  • Não tive tempo para testar em outros jogos, caso me sobre tempo irei baixar o Skyrim e o Shadow Of Mordor (que tenho nas steam) e testarei...;
  • A remoção da atualização do windows não surge efeito positivo, na verdade não da em nada.

É isso, praticamente algo simples porém em um "passo a passo" que consegui resolver sem precisar recorrer a uma formatação do notebook. Caso alguém queira complementar, deixa um comentário e tal.

Meu ID na steam é "76561198132996025" caso alguém queira jogar um Comp de CS!!!

Postado

Muito bom General, não testei ainda mas vou esperar seu teste com outros jogos.

Instalei o demo do PES2017 e ficou travando, e clicava pra entrar aparecia uma mensagem falando que meu Hardware era fraco pra rodar,  acho que a placa de Video não tava sendo ativada. Mexi no Comutável mas não consegui resolver esse problema.

Vou esperar novos jogos pra fazer isso dai... valeww agregou bastante ao assunto!!

• 3 semanas depois...
Postado

Corrigindo: eu errei, não havia observado que a versão que estou com outros drivers além do meu modelo 5448 ser diferente do seu =/

1. Estou com a última versão disponível no site da Dell
  2. Para a R7 a Dell disponibiliza o driver v15.201.1101 A01
  3. Para a Intel onboard o driver v20.19.15.4463 A04

O resultado é que fica impossível jogar o CSzinho, acabo precisando desligar a R7.

Vou testar um novo reinstall completo com a v15.200.1045.0 A00 e vejo se acontece um milagre no meu 5448.

Postado

Em resumo: testado no modelo diferente do Genneral (o meu é 5448 o dele é 5547) e o mesmo procedimento não ajudou, mas mudou o resultado.

CS:GO na R7 fica variando loucamente entre ~100fps indo tão baixo quanto ~10fps - além de ficar simplesmente congelando em alguns momentos. Se eu fico parado olhando a Smoke (efeito da granada de fumaça) fica em 40fps. Se eu me mexo, volta a congelar.

CS:GO com a R7 desativada e indo para a Intel onboard, fica em 40fps e cai no máximo para ~25fps se eu fico parado olhando a Smoke. Se eu me mexo,volta para 40fps.

Resultado: no 5448 para CS:GO o esquema é desligar a R7.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!