Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém pode me dizer como funcionaria o Java na Eletrônica ? 

Claro que existem linguagens mais eficientes,mas até que ponto é possível ?

e sobre as aplicações gráfica do Java diante equipamentos eletrônicos,como funciona ?

Postado

Aplicações gráficas eu já não sei como explicar ... mas até um tempo atrás, o Java tinha uma plataforma inteira só pra esse tipo de aplicação .... JavaME ... era muito útil, pois exigia muito menos de memória e processador, e você tinha mais controle desses acessos (o que nem sempre era uma boa coisa) atualmente como o AndroidSDK meio que substituiu essa biblioteca, não sei como estão as coisas ... mas seria interessante dar uma lida nisso ...

• Curtir 1
Postado

Sim tem ... e de várias formas. .. você pode utilizar a porta USB para mandar os sinais ou controlar direto na porta paralela (talvez até mais recomendado) usando a JNI ... nesse site tem um exemplo de como acessar a porta paralela e enviar os sinais para controlar um conjunto de leds 

http://www.artima.com/legacy/answers/Aug2001/messages/126.html

No youtube também existem alguns tutoriais de como fazer esse acesso, principalmente nos tutoriais de robótica, para controle de pontes levadiças por exemplo .... 

Postado
24 minutos atrás, Giancarlo Marsola disse:

@psykotico Os dois seriam por comunicação serial ? isso ?

No site que indiquei o acesso é na porta paralela ... mas assim como acessou a paralela, pode ser via serial ... porém, por ser circuíto eletrônico, acredito ser melhor uma porta paralela ...

Postado
Em 08/11/2016 às 12:29, psykotico disse:

No site que indiquei o acesso é na porta paralela ... mas assim como acessou a paralela, pode ser via serial ... porém, por ser circuíto eletrônico, acredito ser melhor uma porta paralela ...

Em meu laptop só tenho a comunicação serial,no caso vou ter que me limitar a isso ?

Até porque eu andei pesquisando e por exemplo o Arduino usa comunicação serial (com o Java).

E mesmo com a modernização da comunicação serial (e também acredito do Java) ainda é mais eficiente usar a porta paralela ?

Postado

Não necessariamente ... aqui tem alguns exemplos usando a porta serial

http://www.java2s.com/Code/Java/Development-Class/COM-Port.htm

Para esse caso, seu foco é fazer uma pesquisa sobre como utilizar a JNI (Java Native Interface) ... Caso utilize Arduíno, existem algumas bibliotecas que auxiliam bastante a comunicação ... mas infelizmente não é muito minha praia ... 

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...