Ir ao conteúdo

Stand By No Micro

Visitante

Posts recomendados

Postado

:D Fala aí,

Vou aqui, sem grandes pretensões, escrever um pouco sobre o funcionamento do Stand by.

o que é uma placa mãe genéricamente em termos de eletricidade? e BIOS?

Uma placa mãe, de maneira simples e sintetica pode ser definida em duas grandes redes de circuitos paralelos, que primariamente são alimentados em 5V e 12 V, onde os primários "passam pela BIOS" de onde partem circuitos secundários em paralelo, que não necessariamente precisam existir para fechar o primário, por ex. CD ROM, HD, DVD, SLOTS PCI, ISA, etc. estes são os paralelos em 12V, mas também há o outro circuito primário constantemente em 5V que alimenta as "pastilhas" que contém os chipsets, memórias, as próprias instruções da BIOS.

A alimentação de energia elétrica na placa mãe, é feita diretamente da FONTE, conectados os pinos P1 e P2, de onde parte o circuito primário em direção à BIOS.

BIOS (Basic Input Output Sistem), ou Sistema Básico de Entrada e Saída é responsável pelo Gerenciamento de Energia entre outras coisas, que não entrarei em detalhes por não serem relevantes agora.

Como funciona o Power Managgement?

Vamos partir do princípio de que nada entra em uma linha de fabricação em larga escala sem antes ser exaustivamente submetido a testes e experiências, isso quer dizer que tudo que existe de opção em uma BIOS deve funcionar mesmo.

Observa-se, mesmo em placas dos 486 a existência da mesma, com Power Managgement.

Temos no conector P1 um fio 5V+ e dois 12V (um + e outro - ), e no conector P2 dois fios 5V ( um + e outro - ), e fios Terra para a saída dos Circuitos.

Agora, se temos duas entradas 5V+ e apenas uma saída 5V-, isso só pode significar que os 5V+ estão em paralelo, pois se colocarmos 5V+ em linha ocorre a soma das tensões, tipo quando colocamos duas pilhas 1,5V em linha em um rádio ou lanterna para obtermos 3V, e se temos 1 saída 5V- e uma 12V-, é óbvio que temos dois circuitos em paralelo de 5V+.

O Circuito alimentado por 12V é chaveado na BIOS, e passa para 5V+ em Stand By, o que não é suficiente para acionar os Discos, mas mantém as ventoinhas dos coolers rodando, mas agora com pouco menos do que a metade de sua tensão.

Fica claro agora porque é reduzida a RPM das ventoinhas ao se entrar em Stand by, e isso ocorre proporcionalmente à redução de alimentação. :zoio:

o que os novos coolers possuem além de uma melhor performance, é um SENSOR de rotações, e isso só pode ser habilitado em placas mãe mais recentes onde a BIOS, monitora o funcionamento das Ventoinhas (apenas monitora), mas não são as ventoinhas que são inteligentes e dizem "agora vou :ZZZ: !", mas a BIOS tem como "saber" se elas pararam ou não, e é responsável pela redução de energia.

(por exemplo: posso colocar um sensor de velocidade em minha bicicleta, mas o que irá movimentá-la é a "geração de energia" dos meus pedais.

As BIOS mais antigas, não monitoram temperatura, as um pouco mais recentes já monitoram temperatura, e as de última geração monitoram temperatura e RPM das ventuinhas, mas isso é produto da continuidade do mesmo sistema, desde o 486 por ex.

:-BEER:joia:

Postado

:D continuando...

... os 5V que alimentam os circuitos em modo Stand By apenas trafegam entre os leds e a BIOS, também chegando ao sensor do Processador (quando ela tem), mas a tensão é tão reduzida, e a inatividade é tão grande nesta hora, que o que funciona melhor é o circuito primário dos coolers, enquanto os elétrons da placa de tanto ficarem esperando instruções pro processador ( :goff: ) perdem-se comportando-se como um circuito aberto, deixando de responder às vezes ao comando de retorno, o que leva à necessidade de reiniciar o sistema em computadores mais antigos...

:-BEER

Postado

:stupid: ... entretanto, como costumo utilizar meu computador em intervalos de mais ou menos 12 horas~18 horas, deixo ele constantemente ligado, e ele raramente deixa de retornar, mas, por exemplo, se for fazer uma viagem de uma semana por exemplo, sei que ele irá estar travado no retorno, mas enquanto que mantendo energizado, a eletricidade apenas aumentará para acionar meus discos, mesmo resetando o intervalo torna-se ínfimo, quando ligo ele à frio ocorre o tão nocivo Start nos motores, reduzindo sensívelmente sua vida útil.

Se alguém quiser contestar o que foi escrito, ou acrescentar algo, estou aberto para receber críticas construtivas e conhecimentos que não possuo.]

:looka:

Postado

:D também, deixo configurado o IRQ 3 para "acordá-lo", assim posso utilizar o modem como terminal (se estiver conectado, usando o IP) e também pode receber fax, aí só estando desconectado.

Postado

na parte das ventoinhas você disse que elas param mesmo ou só diminuem, pqjá fiz o teste e minha placa mãe simplesmente desliga o cooler do processador (porque ele é ligado na placa-mãe) e deixa ele em 0 mhz praticamente. há eu também faço o mesmo que você ligo o pc de manão e passo o dia usando e colocando em standby, há um melhor uso desta forma. :-BEER

Postado

O certo é apenas diminuir, pode ser que tenha ocorrido algum problema no chaveamento, e não estejam passando os 5V+ ou não ocorra o escoamento para 5V-, aí o circuito torna-se aberto, ou seja não passa tensão ao invés de ela ser reduzida.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!