Ir ao conteúdo

Ati Radeons Vs Doom3

Posts recomendados

Postado

Já não é mais nenhuma novidade que o game Doom3 tem sérios problemas com placas da ATi, tanto os modelos da série 9xxx como da nova geração. Em vários fóruns as discussões não param, todos tentando descobrir se o problema é do pacote de drivers Catalyst ou se da programação do Doom3, já Carmack não se pronunciou a respeito, a única coisa que falou é que o Doom3 não favorece usuários de placas overclockadas.

A poucas horas postamos nota onde a ATi liberou uma versão beta do Catalyst que visava justamente melhorar a performance no Doom3, mas mesmo assim longe de se comparar a performance da Nvidia.

O Que aconteceu ???

Postado

pode ser q as novas series da nvidia se deram melhor no doom3 , mais num quer dizer q as radeon 9800 pro estão rodando mau o game . Tem muita gente com 9800 e 9700pro rodando em 1024x768 e high details com pouco lag

Postado

Vendo os principais jogos lançados nos últimos tempos, a maioria (quase 80%) usa Direct3D. A ATI preferiu por concentrar os esforços da equipe de desenvolvimento do Catalyst para aumentar a performance em Direct3D. O código do driver OpenGL da ATI está praticamente 1 ano e meio sem ser desenvolvido.

A ATI nunca deu muita atenção para o OpenGL, inclusive os primeiros drivers pré-catalyst tinham otimizações para o Quake 3, pois o driver OpenGL era muito ruim.

Outra coisa bem peculiar é que as placas da ATi tem o framebuffer AGP bem mais lento em comparação com as placas da Nvidia, conforme reportou o autor dos pluigins do emulador ePSXe, Pete Bernett. Como o OpenGL usa extensivamente o framebuffer AGP, o desempenho em OpenGL tende a ser muito menor.

A Nvidia colabora extensivamente com o pessoal do OpenGL, não é de se surpreender que os jogos baseados nesta API performem muito melhor nas placas Nvidia.

Postado

Outra coisa que eu esquci de dizer...as Geforces FX e as 6800 tem uma particularidade em sua arquitetura que é a tecnologia Ultrashadow que desafoga boa parte do processador no cálculo de sombras. Doom 3 é cheio de sombras e parece que Doom 3 faz uso extensivo desta tecnologia na hora de gerá-las...

Postado

A ATI, me descepcionou gigantescamente com esse lance do Doom3, e ainda tentando consertar a porcaria que fez com drivers "remendados" como o 4.9 Beta. :priv:

Vejam comentário abaixo... ou seja, Doom3 não foi feito para favorecer ninguém:

#######################

Já não é mais nenhuma novidade que o game Doom3 tem sérios problemas com placas da ATi, tanto os modelos da série 9xxx como da nova geração. Em vários fóruns as discussões não param, todos tentando descobrir se o problema é do pacote de drivers Catalyst ou se da programação do Doom3, já Carmack(ID Software) não se pronunciou a respeito, a única coisa que falou é que o Doom3 não favorece usuários de placas overclockadas.

A poucas horas postamos nota onde a ATi liberou uma versão beta do Catalyst que visava justamente melhorar a performance no Doom3, mas mesmo assim longe de se comparar a performance da Nvidia.

#######################

As NVIDIA estão se dando bem e não só as de última geração como as FX tbem....

[]´s

Razi

Postado

É o que eu sempre disse... para certos jogos a NVIDIA é mais otimizada.

para saber que jogos são esses, basta abrir o jogo na apresentação deve aparecer o simbolo da NVIDIA.

A ATI e NVIDIA tão avançando por caminhos diferentes. A NVIDIA não tá nem ai se o jogo o jogo vai rodar legal ou não nas ATI´s.... ela quer é muito desempenho nas placas NVIDIA.

É isso que tá acontecendo com DOOM3.

O problema é na programação do jogo a qual foi eleborado com total suporte a placas NVIDIA.

O que o novo Catalyst 4.9 for Doom3 faz é simular a codificação de uma placa nvidia para rodar melhor Doom 3.... mas o seu efeito colateral é justamente a perda de rendimento em outros jogos como por exemplo FarCry.

O que se pode fazer a respeito a os usuários de placas ATI cairem de pau em cima da ATI para a criação de drivers catalyst mais fortes, mais estáveis e mais eficientes.

Essa briga vai dá muito o que falar.... de repente PODE SER que num futuro digamos daqui a uns 5 anos, Existam jogos somente para ATI e jogos somente para NVIDIA.

Já pensou ????

Postado
Postado Originalmente por m3g4health@06 ago 2004, 13:52

para saber que jogos são esses, basta abrir o jogo na apresentação deve aparecer o simbolo da NVIDIA.

A ATI e NVIDIA tão avançando por caminhos diferentes. A NVIDIA não tá nem ai se o jogo o jogo vai rodar legal ou não nas ATI´s.... ela quer é muito desempenho nas placas NVIDIA.

O problema é na programação do jogo a qual foi eleborado com total suporte a placas NVIDIA.

O que o novo Catalyst 4.9 for Doom3 faz é simular a codificação de uma placa nvidia para rodar melhor Doom 3.... mas o seu efeito colateral é justamente a perda de rendimento em outros jogos como por exemplo FarCry.

O que se pode fazer a respeito a os usuários de placas ATI cairem de pau em cima da ATI para a criação de drivers catalyst mais fortes, mais estáveis e mais eficientes.

Essa briga vai dá muito o que falar.... de repente PODE SER que num futuro digamos daqui a uns 5 anos, Existam jogos somente para ATI e jogos somente para NVIDIA.

Já pensou ????

hehe, dai o PC vira um video-game. com jogos exclusivos para cada tipo de hardware

Postado

Cara a evolução é essa mesmo...

Já temos o PS 2 e o XBOX

Cada um com placa de video diferente... cada um toca DVD, CD, etc... daqui a pouco o diferencial é um HD maior, edição e arquivos doc, instlação de SO etc...

No PS 2 já tem linux ....

daqui a pouco botam um gravador de DVD e vira um computador mesmo....

Esses computadores que nos conhecemos serão somente para trabalho em empresas etc... já esses videogames computadores a qual posso chamar de multiuso serão computadores domesticos.

Postado

Já pensou ????

que eu saiba eles tão fazendo o que eles não fazem faz tempo, arrumando o drive de opengl, o far cry nas ati roda em d3d o que tem a ve com o opengl ? acredito que a ATI não possa simular a codifição de uma placa nvidia, questões técnicas e comericais envolvem isso ........ onde você encontrou essa informação ?

Que os usuarios da ati tem que cai de pau para desenvolverem um drive opengl melhor isso tem mesmo ....... estavel não né amigo ....... estavel ele é e muito ..... e o drive d3d dela da um banho no da nvidia

E com relação ao futuro proximo, é difícil acontecer isso porque não existe so a nvidia e a ati no mercado ...... as empresas de jogos não podem acabar com as empresas de hardware ...

Esse doom3 ai tão fazendo muita bagunça com ele ....... pessoal falando que a ati ta uma m.... por causo de um jogo, daqui a alguns meses vão falar que a nvidia ta uma m.... por que o hl2 vai roda melhor nas ati ...... a valve ta tendo apoio direto da ati como resposta do apoio da nvidia para o doom3 ..... O doom 3 so vai roda melhor na radeon quando a ati for mais competente no drive opengl, mas mesmo assim é bem pouco provavel que ela fique mais rapida que a nvidia, você gostaria de pagar uma fortuna para a empresa desenvolver um jogo que rode melhor na tua placa e daqui a pouco ver que a marca da tua placa não é a mais rapida do mercado ?

é melhor nos esperarmos deitado e dormindo porque isso não vai acontecer ....

[]'s

Postado

CRIZ

Não é estável não... Em alguns equipamentos dá maior Pau.

Olha a placa-mãe A7V8X-X ... eu to tendo que usar o driver OMEGA porque o Catalyst não presta nessa placa-mãe.

daqui a pouco eu boto o site de onde eu tirei essas info sobre simulação e otimização das placas ATI em relação a NVIDIA.

Info sobre o XBOX 2 e placa de Vídeo.

A Microsoft liberou alguns detalhes do XBox2, console que deve ser lançado em 2005, confiram abaixo as novidades já conhecidas.

#1 - O console terá 3 micro-processadores de 64-bit da IBM. Com essa combinação o console será mais poderoso do que qualquer PC desktop. Os processadores são os mesmos usados no Apple G5 PowerMac.

#2 - O chip gráfico será desenvolvido pela ATi como já anunciado. De acordo com a empresa será muito mais rápido que o R400 ( ou é R800) , que deve ser lançado para PC nos próximos meses.

#3 - A compatibilidade com os games do XBox original, que possui chip's da Intel e Nvidia, não está confirmada. Um dos motivos é que a Microsoft teria que gastar muito dinheiro com licenças das tecnologias do XBox Next(leia-se XBox2) para poder rodar os games da primeira versão do console.

Materia retirada da pagina:

www.adrenaline.com.br

Para mais informações:

http://xbox.gamespy.com/articles/527/527245p1.html

Esses consoles já usam HD´s de vários GB, sistema operacional, possuem teclado, mouse, conectam-se a Internet, etc. Leem DVD´s, Leem Cd´s de audio, quem sabe até cd de MP3.

Nada impede de o console de transformar em um comp multiuso e portátil.

Sobre a simulação de plcas de video digo já já o site....

Postado

muito boa a materia eu a li inteira valeu pelo link

umas coisas q eu queria falar para vr c vocês concordam comigo... o xbox2 vira com 3 processadores de 64bits a 3,5ghz cada somando ao total 10,5ghz. Nossa, um numero realmente muito alto, para hoje... o lancamento do xbox sera talvez um pouco antes do natal do ano q vem.. ate la pelo q tudo indica a AMD estara com os Athlons 64 7000+ mais ou menos :P levando em conta que a media historica é de que a velocidade dos processadores dobram a cada 18 meses. então, la pelo lancamento do xbox o PC top de linha sera um Athlon 64 7000+ e a placa de video sera algo em torno de Geforce 7 ou ate mesmo a 8, hoje as Geforces 6 rodam pixel shader 3.0 , coisa q o xbox também ira rodar, mas eu acho que uma geforce 8 não ira ficar no 3.0, talvez saia o directx 10 com shader 4.0 .. Resumindo, no lancamento o xbox vai ser mais potente que qqr PC caseiro, mas não ficara nessa posicao por nem um ano, se levarmos em conta o preco de um video-game no seu mes de lancamento, creio eu q é um investimento alto visto q vai durar só um ano

Postado

Já pensou ????

Não acredito nessa história que os jogos são otimizados para determinada marca de placa de vídeo. Basta ver o exemplo do Unreal Tournament, na entrada tem o videozinho da nVidia mas todo mundo sabe que roda melhor nas Radeons.

Quanto ao Doom3 todo mundo sabia que rodaria melhor nas placas da nVidia, pois usa OpenGL. Assim como no HL2 as placas da ATi devem se sair melhor.

A nVidia melhorou muito o desempenho da suas placas com a última versão do seu driver e o DX9C. A ATi ainda não lançou um driver pós DX9C, quando sair creio que deve melhorar o desempenho das Radeons.

Fora isso não tenho visto reclamações de usuários de Radeons quanto ao Doom3, já vi gente com R9600 (não pro) rodando o jogo na boa e com R9800pro rodando em 1024x768 e detalhes no HIGH sempre acima dos 40FPS. Não acho que as Radeons estão tão ruins no Doom3.

Postado

Existe como fazer jogos/programas otimizados para rodar em cada placa de video, é possivel até você fazer um programa otimizado para Radeon 8500 que rode mal em uma Radeon 9800, isso é possível de se fazer...

Mas não foi o caso do Doom3, como já foi explicado no inicio do tópico, a ATI tente suas forças para o lado do Direct3D e a nVidia tende para o lado do OpenGL...

ATI - Direct3D por hardware e OpenGL roda por cima dele

nVidia - OpenGL por hardware e Direct3D roda por cima dele

Não tem como fazer com que rode ambas APIs por hardware, alias, ter até tem mas iria precisar de uma placa do tamanho do gabinete, para evitar isso elas escolheram uma API principal e outra secundária, ATI escolheu D3D e nVidia escolheu OGL.

Doom3 foi feito em OpenGL assim como todos jogos da ID Software, por ser em OGL as placas da nVidia levam vantagem, assim como o Half-Life2 vai ser em D3D e provavelmente as placas da ATI irão levar vantagem também.

Postado
Postado Originalmente por Kyle@06 ago 2004, 17:16

Existe como fazer jogos/programas otimizados para rodar em cada placa de video, é possivel até você fazer um programa otimizado para Radeon 8500 que rode mal em uma Radeon 9800, isso é possível de se fazer...

Mas não foi o caso do Doom3, como já foi explicado no inicio do tópico, a ATI tente suas forças para o lado do Direct3D e a nVidia tende para o lado do OpenGL...

Não tem como fazer com que rode ambas APIs por hardware, alias, ter até tem mas iria precisar de uma placa do tamanho do gabinete, para evitar isso elas escolheram uma API principal e outra secundária, ATI escolheu D3D e nVidia escolheu OGL.

Doom3 foi feito em OpenGL assim como todos jogos da ID Software, por ser em OGL as placas da nVidia levam vantagem, assim como o Half-Life2 vai ser em D3D e provavelmente as placas da ATI irão levar vantagem também.

meu, se for verdade isso ai q você ta falando então não vou mais comprar minha 9800pro não. directx é um lixo bom mesmo é openGL

Postado
Postado Originalmente por readme.txt+06 ago 2004, 18:04-->
Kyle@06 ago 2004, 17:16

meu, se for verdade isso ai q você ta falando então não vou mais comprar minha 9800pro não. directx é um lixo bom mesmo é openGL

Que adianta OpenGL ser bom se só uns 4 ou 5 jogos dentre 50 usam ele? :D

Não é assim também né... Tem que pensar racional =-o

Até o OpenGL ter maior dominação no mercado de jogos a ATI já se arrumou com ele =] (eu espero) :D

Postado

pois é ne!

mas o unico jogo q eu jogo direito tem versao para linux e é openGL! eu so tenho o windows na minha maquina para rodar joguinhos q não tem para linux de vez em quando.. você sabe se a engine do unreal tournament 3.0 vai ser em openGL? porque c for então eu vou comprar uma 6800 normal ao invés de uma 9800XT. visto q eu so jogaria principalmente esse jogo no linux rodando em openGL acho que seria melhor negocio para mim não

Postado
Postado Originalmente por readme.txt@06 ago 2004, 18:04

Você já programou em DiretctX ou OpenGL para dizer isso? O pessoal tende a achar que OpenGL é melhor que Direct3D, mas a coisa não é bem assim, principalmente se tratando de jogos. O Direct3D possui abstrações úteis pro pessoal que mexe com games e uma filosofia que, apesar de ser menos "purista", é útil em desenvolvimento de jogos e possibilita um código bem mais enxuto dependendo do caso. Os desenvolvedores não escolheram o DirectX à toa, ele oferece um grande benefício aos programadores e desenvolvedores.

Além disso o Direct3D possibilita que um código seja escrito independente da plataforma instalada. No OpenGL há a necessidade de escrever o código específico para cada hardware (Nvidia, ATI...), isso pode deixar o código muito, mas muito sujo.

você sabe se a engine do unreal tournament 3.0 vai ser em openGL?

Vai ser projetada para Direct3D.

Postado
Postado Originalmente por m3g4health@06 ago 2004, 14:02

Já temos o PS 2 e o XBOX

Cada um com placa de video diferente... cada um toca DVD, CD, etc... daqui a pouco o diferencial é um HD maior, edição e arquivos doc, instlação de SO etc...

Esses computadores que nos conhecemos serão somente para trabalho em empresas etc... já esses videogames computadores a qual posso chamar de multiuso serão computadores domesticos.

Se convergir desta maneira que você está propondo, os vídeo-games irão virar um computador, e os computadores irão virar vídeo-games...

Postado
Postado Originalmente por Ichigeki+06 ago 2004, 18:30-->
readme.txt@06 ago 2004, 18:04

Você já programou em DiretctX ou OpenGL para dizer isso? O pessoal tende a achar que OpenGL é melhor que Direct3D, mas a coisa não é bem assim, principalmente se tratando de jogos. O Direct3D possui abstrações úteis pro pessoal que mexe com games e uma filosofia que, apesar de ser menos "purista", é útil em desenvolvimento de jogos e possibilita um código bem mais enxuto dependendo do caso. Os desenvolvedores não escolheram o DirectX à toa, ele oferece um grande benefício aos programadores e desenvolvedores.

Além disso o Direct3D possibilita que um código seja escrito independente da plataforma instalada. No OpenGL há a necessidade de escrever o código específico para cada hardware (Nvidia, ATI...), isso pode deixar o código muito, mas muito sujo.

meu, gozado você perguntar isso, meu pai é programador de games.. vem falar mal de openGL aqui em casa para você ver :chicote: sempre q algum jogo tem a opcao entre escolher directx ou openGL ele me diz para sempre escolher openGL. diferenca eu realmente nunca senti, ou então nunca parei para prestar atencao, mas se ele q programa desde antes de existir PC , programa a quase 30 anos e a 10 so em games, me fala isso com tanta certeza, então alguma coisa de melhor o openGL deve ter

adit: correção

Postado
Postado Originalmente por Kyle@06 ago 2004, 18:12

Até o OpenGL ter maior dominação no mercado de jogos a ATI já se arrumou com ele =] (eu espero) :D

Acho difícil o OpenGL dominar o mercado, principalmente nos games...por dois motivos. O primeiro é que o projeto deo OpenGL parou um pouco porque a Microsoft saiu do desenvolvimento e tirou todos os desenvolvedores e dinheiro pro projeto. O outro motivo é que o pessoal do OpenGL está muito mais preocupado em fazer uma API de uso geral e elegante, que muitas vezes sacrifica a facilidade por uma especificação "elegante".

Postado
Postado Originalmente por readme.txt+06 ago 2004, 18:42-->
Postado Originalmente por Ichigeki@06 ago 2004, 18:30

meu, gozado você perguntar isso, meu pai é programador de games.. vem falar mal de openGL aqui em casa para você ver :chicote: sempre q algum jogo tem a opcao entre escolher directx ou openGL ele me diz para sempre escolher openGL. diferenca eu realmente nunca senti, ou então nunca parei para prestar atencao, mas se ele q programa desde antes de existir PC , programa a quase 30 anos e a 10 so em games, me fala isso com tanta certeza, então alguma coisa de melhor o openGL deve ter

OpenGL é muito bonito e elegante mas não possui muitas abstrações para uso em games. A necessidade de escrever código específico e usar inúmeras extensões não oficialmente suportadas pode fazer com que as coisas não saiam direito no final.

Direct3D pode ser às vezes simplista, algumas vezes até absurdo, mas pode economizar muito trabalho dependendo do caso, e o resultado pode ser muito bom.

Postado
Postado Originalmente por Satoru+06 ago 2004, 18:38-->
m3g4health@06 ago 2004, 14:02

Já temos o PS 2 e o XBOX

Se convergir desta maneira que você está propondo, os vídeo-games irão virar um computador, e os computadores irão virar vídeo-games...

Os consoles não vão virar computador e nem computador virar console... vai ser outro modelo. vão virar um multiuso, vamos dizer assim.

Postado
Postado Originalmente por Ichigeki+06 ago 2004, 18:47-->
Postado Originalmente por readme.txt@06 ago 2004, 18:42

Postado Originalmente por Ichigeki@06 ago 2004, 18:30

OpenGL é muito bonito e elegante mas não possui muitas abstrações para uso em games. A necessidade de escrever código específico e usar inúmeras extensões não oficialmente suportadas pode fazer com que as coisas não saiam direito no final.

Direct3D pode ser às vezes simplista, algumas vezes até absurdo, mas pode economizar muito trabalho dependendo do caso, e o resultado pode ser muito bom.

acho q to entendendo o que você qr dizer. então como você explica os doidos da id usarem opengl em uma engine q vai servir de modelo por muito tempo e ainda ter um desempenho espetacular mesmo em sistemas ridiculos. imposicao da nvidia por se dar melhor com opengl?

Postado
Postado Originalmente por readme.txt@06 ago 2004, 19:34

então como você explica os doidos da id usarem opengl em uma engine q vai servir de modelo por muito tempo e ainda ter um desempenho espetacular mesmo em sistemas ridiculos. imposicao da nvidia por se dar melhor com opengl?

Bom, questão de preferência deles...assim como seu pai e o pessoal da id preferem o OpenGL, o pessoal da Epic/ Unreal prefere o DirectX, depende da preferência e o que eles acham melhor para o projeto...

Cada uma tem vantagens e desvantagens, e cada uma puxa a sardinha para seu lado...mas até o Carmarck já admitiu que o DirectX a partir do 8 merece ser olhado com mais atenção...

Por sua vez o pessoal da Epic sempre vem com uns renderizadores experimentais em OpenGL...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!