Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Exercício: Programa de reserva de poltronas em linguagem C


Gustavo Rossy

Posts recomendados

Olá pessoal, estou cursando programação de computadores na faculdade e meu professor nos passou um exercicio que diz o seguinte: "Escreva um programa para uma empresa de transportes aéreos que permita controlar a reserva de poltronas de uma aeronave." O exercício completo está em anexo. Meu professor disse que se quiser fazer apenas com um vetor[20] também pode.

Comecei a criar uma função para cada opção do menu, mas minha dificuldade aparece quando eu tento criar um vetor que inicialmente printa o numero de cada poltrona e se caso ele for selecionado apareça um X no lugar dele. Aqui está o código que comecei a criar: 

 

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
char p[20]={49,50,51,52,53,54,55,56,57,'A','B','C','D','E','F','G','H','I','J','K','L'};

void mostrar_poltronas(){
    printf("[%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c]",p[0],p[1],p[2],p[3],p[4],p[5],p[6],p[7],p[8],p[9]);
    printf("\n\n");
    printf("[%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c] [%c]",p[10],p[11],p[12],p[13],p[14],p[15],p[16],p[17],p[18],p[19]);
}

void reservar_poltrona(){
    int i;
    do{
        mostrar_poltronas();
        printf("\nDigite a poltrona que deseja reservar (digite 0 para sair): ");
        scanf("%i", &i);
        p[i-1]=88;
        system("cls");
    }while (i!=0);
}

int main()
{
    //TESTE DAS FUNÇÕES
    int menu;
    printf("\nTESTE\nMostrar poltronas: 1\nReservar poltronas: 2\nOpcao: ");
    scanf("%i", &menu);
    if (menu==1) mostrar_poltronas();
    else if (menu==2) reservar_poltrona();
    return 0;
}