Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou iniciando agora em java e preciso de um auxilio no meu primeiro programa.

Se tiverem dicas de livros também gostaria. :)

Criar um programa de quis.

Requisitos:

1. O programa deve solicitar o nome do jogador;
2. Deve apresentar 10 questões ;
a. Ao responder uma questão deve ser acumulada a pontuação do jogador numa
variável global;
3. Todas as questões devem ser do tipo múltipla escolha, com 5 (cinco) alternativas de
respostas;
a. O usuário só pode selecionar uma alternativa (portanto, deve ter somente uma
alternativa correta);
b. Para selecionar as alternativas deve ser digitado uma letra entre A e E;
4. Cada resposta correta vale 1 ponto;
5. Ao concluir o jogo deve ser apresentada a soma dos pontos e o nome do jogador;
6. O tema das questões é livre
7. DEVEM SER CRIADAS CLASSES COM OS DEVIDOS ATRIBUTOS E MÉTODOS
PARA JOGADOR E QUESTÕES
8. Podem ser utilizados os SGBDs relacionais: MySql; Sql Server ou Oracle. PORÉM, O
USO DE BANCO DE DADOS É OPCIONAL. E se o grupo decidir por armazenar os
dados em BD deve ser disponibilizado o script das tabelas no banco para que eu possa
testar o programa;

Postado

Uau, para um primeiro programa exigiram bastante hein?!

Sobre livros, existem um bocado de ebooks gratuitos e alguns livros interessantes para iniciantes. Procure por Use a Cabeça! Java, os livros do Deitel, Java Como Programar.

Se não precisa de banco de dados (opcional) e nem tela via Swing, o jeito mais simples no meu ponto de vista seria esse:

- Crie um objeto para as respostas que tenha três campos: uma String com a letra da resposta, uma String para a resposta e um boolean para indicar se a resposta é certa ou não.

- Crie um objeto para as questões com uma variável String que contenha o enunciado e uma lista de objetos de resposta (5 objetos) onde cada um tenha uma resposta e apenas um deles deve ter a variável boolean marcada como true (resposta certa)

- Criem n objetos para isso e depois usem um algoritmo que escolha randomicamente uma lista de 10 questões (vocês podem colocar 30 questões e garantir que seu software traga sempre perguntas diferentes a cada rodada)

Feito isso, inicie o programa, pergunte o nome do Jogador, faça o sorteio das perguntas e comece exibindo elas na tela dentro de um laço for. Valide a resposta do jogador (ele PRECISA digitar a, A, b, B, c, C, d, D, e, E). Qualquer coisa diferente disso exiba um alerta através de JOptionPane (showmessagedialog). Se o jogador digitar uma das letras válidas, compare com a sua lista de resposta a qual delas essa letra corresponde e se o seu atributo boolean é true ou false. Se for false, não mexa na variável global. Se for true, incremente ela para sinalizar o acerto.

Ao final do quis, exiba a pontuação. Ainda pode dar uma incrementada mostrando as questões que ele errou (armazene elas numa lista secundária) e exiba a resposta correta da pergunta que ele errou.

Acho que isso pode te dar um norte legal. Não é a solução ideal mas acho que fica bem tranquilo para quem está iniciando.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!