Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Uma dúvida extremamente específica, mais voltada para alguém que tenha uma placa de vídeo RX 480 Nitro+ 8GB da Sapphire.

Quando ligo o computador, se o monitor estiver desligado, a placa não libera imagem! Exatamente isso, o monitor precisa estar ligado antes de ligar o CPU, do contrário não vem imagem. É preciso reiniciar no botão, com o monitor já ligado para que venha a imagem e o computador inicie normalmente. Sinceramente, nunca tinha visto isso antes. A placa é nova, compre ela na Terabyte final de Fevereiro/2017. Isso pode ser considerado um defeito? Estou usando um cabo DP mas ocorre também com o HDMI e DVI.

Outro problema que estava ocorrendo e misteriosamente parou de ocorrer, foi que ao abrir qualquer jogo, o PC ficava ligado mas aparentemente congelava, e a placa tirava o sinal de vídeo. Entrava em stand by. Eu já abri um chamado de garantia com a Terabyte, e estava me preparando para enviar a placa, quando ligo o PC hoje para me certificar desse defeito ao iniciar jogos ou programa como o Furmark, e do nada está funcionando sem nenhum tipo de defeito, como se nada tivesse acontecido. Tenho receio de mandar a placa e alegarem que não tem defeito algum, e me mandarem de volta além de ter que pagar mais um frete, pois eles não pagam se não existe defeito.

Alguma sugestão? Esse primeiro problema ai de não iniciar se o monitor não estiver ligado é beemm sinistro. Eu testei com outra placa-mãe e o pau foi o mesmo. Não cheguei a tentar jogar nada, pois o outro PC é bem fraco de configuração, usei mais para ver se ia acontecer o mesmo.

Segue a configuração atualmente testada:

Placa-mãe Asus B85M-E/BR

Processador i7 4790

16 GB RAM Corsair Vengeance

SSD 120 Gb + 1 HD 1 Tb

Fonte Zalman 460B-APS (estou trocando por uma Seasonic 620W S12II)

Monitor LG 29UM68

Eu sei que essa placa em si consome 225W, sendo 150W do conector 6+2 PCI-e e mais 75W do barramento PCI-e, mas mesmo assim a Zalman daria conta, provavelmente no pior dos cenários estaria dispondo 400W dos seus 460W, ou seja, não acredito que seja por queda o segundo problema e isso não interfere em nada no primeiro problema, da máquina não dar vídeo em estar com o monitor ligado. Tenho uma Sapphire 6870 em outro PC que é normal, você liga o computador e quando der vontade liga o monitor e a imagem está lá.

Postado

@Shura
Pode ser que como o monitor esteja desligado, a placa de vídeo não reconhece a saída como realmente estando utilizada.
Já tentou outro monitor ou TV para ver se o mesmo acorre?

Em 17/04/2017 às 22:02, Shura disse:

Outro problema que estava ocorrendo e misteriosamente parou de ocorrer, foi que ao abrir qualquer jogo, o PC ficava ligado mas aparentemente congelava, e a placa tirava o sinal de vídeo. Entrava em stand by.

Isto pode acontecer caso a imagem enviada seja completamente preta. No meu monitor é assim, quando se assiste um filme onde tem uma cena com a imagem totalmente preta, o monitor parece que se desliga e volta quando muda de cena.

Postado
6 minutos atrás, Lost Byte disse:

@Shura
Pode ser que como o monitor esteja desligado, a placa de vídeo não reconhece a saída como realmente estando utilizada.
Já tentou outro monitor ou TV para ver se o mesmo acorre?

Isto pode acontecer caso a imagem enviada seja completamente preta. No meu monitor é assim, quando se assiste um filme onde tem uma cena com a imagem totalmente preta, o monitor parece que se desliga e volta quando muda de cena.

Já. Com um LG que só tem entrada VGA e DVI, e o problema foi o mesmo.

Descartei o problema no monitor, pois testei em outro computador com uma HD 6870 e funcionou normalmente. Não faz sentido a placa não enviar sinal de vídeo se o monitor não estiver ligado.

Postado

Apenas para encerrar o caso, a Terabyte constatou o defeito da RX 480 e já providenciou a troca da mesma. Lamentável que tenha vindo com defeito de fábrica, mas acontece. 

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!