Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Quotas - Ubuntu Server - Não funciona


Maycon Silva

Posts recomendados

Olá, tudo bem?

 

Estou com um problemão e não consigo resolver. Já pesquisei aqui no fórum, já varri o google atrás de informação, mas ninguém conseguiu me ajudar até agora.

Sou iniciante no Linux, e eu estava querendo usar o serviço de quotas num servidor Linux. Estou usando o Ubuntu Server LTS no Virtual Box.

 

Segue os passos que fiz para instalar e configurar o sistema de quotas:

 

1. Criei a Máquina no VirtualBox, ativei a Rede em modo Bridge e instalei o Ubuntu Server. Desliguei a máquina, criei uma partição de disco (Configurações > Armazenamento > Controladores SATA > Criar novo disco, VDI, dinamicamente alocado, 8GB de espaço)

 

2. Fiz login no Ubuntu Server, usei

apt-get update

apt-get upgrade

fdisk -l (para verificar o HD de 8GB eu tinha acabado de criar) - Ele estava lá. tudo certo.

apt-get install quota quotatool

 

3. Criei uma partição, formatei e montei:

fdisk /dev/sdb

n

p

1 (Enter)

2x (Enter)

w (para salvar as alterações)

 

mkfs.ext4 /dev/sdb1 (Para formatar a partição)

mkdir /mnt/sdb1 (Criei um ponto de montagem)

 

4. Editei o arquivo /etc/fstab

nano /etc/fstab

adicionei essa linha no final:

 

/dev/sdb1              /mnt/sdb1               ext4              defaults,usrquota,grpquota             0              

Ctrl+O

Enter

Ctrl+X

(Eu sei que essa linha, pelo site que eu vi, é indicada para sistemas de arquivo ext4, porém, vários tutoriais na internet usam desse jeito e funciona. Eu testei criar com essa linha:

 

dev/sdb1               /mnt/sdb1               ext4               defaults,usrjquota=aquota.user,grpjquota=aquota.group,jqfmt=vfsv0              0           0

 

Mas ao fazer isso, quando vou tentar o passo 5 aqui em baixo ou o passo 6, não lembro bem, ele da um erro relacionado a journaling).

 

5. mount /mnt/sdb1

mount (e sim, /dev/sdb1 estava em /mnt/sdb1 com o tipo ext4 e com os quotas. quotas, usrquota e grpquota)

 

6. quotacheck -cug /dev/sdb1  -> Quando dou quotacheck -cug /mnt/sdb1 também funciona, mas ocorre o mesmo problema do final desse tópico.

(Não deu nenhum erro)

cd /mnt/sdb1

ls -l

 

E sim, gerou os arquivos aquota.user e aquota.group. Além da pasta lost+found.

 

7. quotaon -a (sem erros)

repquota -va e repquota -vag funcionando perfeitamente.

 

8. Dei um reboot pra ver se o disco já vinha montado em /mnt/sdb1 e realmente veio.

 

9. sudo su

chmod 777 /mnt/sdb1  (Gostaria de saber se isso é necessário, eu coloquei isso porque se eu não colocasse, depois não dava para criar arquivos com o usuário "aluno" dentro de /mnt/sdb1, isso só era possível com o usuário "root").

cd /mnt/sdb1

edquota -u aluno

 

E editei dessa forma, para testar:

 

Sistema de arquivos    blocos | permitido | físico | ínodes | permitido | físico

/dev/sdb1                             0              20        30            0                0          0

 

Ctrl+O
Enter

Ctrl+X

 

10. repquota -va (realmente alterou como editei no edquota -u aluno mostrado aqui em cima /\)

 

Agora a dúvida: apesar de tudo estar aparentemente funcionando, eu crio arquivos com o usuário aluno sem parar e não recebo nenhuma mensagem. Eu deveria receber uma após ultrapassar o limite soft., certo? Já tentei criar arquivos de texto com o vi, nano e até com o touch e cat > que ultrapassassem os 20Kb, mas mesmo eu passando, eu não recebo mensagem alguma. Até quando ultrapasso os 30Kb

 

Será que alguem sabe o que pode estar acontecendo? Quando eu ultrapasso o limite hard que botei, aparece no repquota -va que a pessoa tem mais 7 dias para apagar o excesso de arquivo, mas na hora que eu crio o arquivo, não recebo nenhuma mensagem e nada me bloqueia. E quando eu tiro o chmod 777 e deixo como o padrão que veio, eu não consigo criar arquivos dentro de /mnt/sdb1.

 

 

Alguem pode me ajudar?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!