Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Quotas - Ubuntu Server - Não funciona


Maycon Silva

Posts recomendados

Olá, tudo bem?

 

Estou com um problemão e não consigo resolver. Já pesquisei aqui no fórum, já varri o google atrás de informação, mas ninguém conseguiu me ajudar até agora.

Sou iniciante no Linux, e eu estava querendo usar o serviço de quotas num servidor Linux. Estou usando o Ubuntu Server LTS no Virtual Box.

 

Segue os passos que fiz para instalar e configurar o sistema de quotas:

 

1. Criei a Máquina no VirtualBox, ativei a Rede em modo Bridge e instalei o Ubuntu Server. Desliguei a máquina, criei uma partição de disco (Configurações > Armazenamento > Controladores SATA > Criar novo disco, VDI, dinamicamente alocado, 8GB de espaço)

 

2. Fiz login no Ubuntu Server, usei

apt-get update

apt-get upgrade

fdisk -l (para verificar o HD de 8GB eu tinha acabado de criar) - Ele estava lá. tudo certo.

apt-get install quota quotatool

 

3. Criei uma partição, formatei e montei:

fdisk /dev/sdb

n

p

1 (Enter)

2x (Enter)

w (para salvar as alterações)

 

mkfs.ext4 /dev/sdb1 (Para formatar a partição)

mkdir /mnt/sdb1 (Criei um ponto de montagem)

 

4. Editei o arquivo /etc/fstab

nano /etc/fstab

adicionei essa linha no final:

 

/dev/sdb1              /mnt/sdb1               ext4              defaults,usrquota,grpquota             0              

Ctrl+O

Enter

Ctrl+X

(Eu sei que essa linha, pelo site que eu vi, é indicada para sistemas de arquivo ext4, porém, vários tutoriais na internet usam desse jeito e funciona. Eu testei criar com essa linha:

 

dev/sdb1               /mnt/sdb1               ext4               defaults,usrjquota=aquota.user,grpjquota=aquota.group,jqfmt=vfsv0              0           0

 

Mas ao fazer isso, quando vou tentar o passo 5 aqui em baixo ou o passo 6, não lembro bem, ele da um erro relacionado a journaling).

 

5. mount /mnt/sdb1