Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, eu sou uma estudante do ensino médio e preciso fazer um projeto para uma feira com o tema de deficientes visuais. Minha sala quer fazer um sensor de proximidade que quando o cego se aproxime de algum objeto o sensor ou alguma outra coisa vibre, ele seria fixado no tornozelo ou braço.

Bom, eu não entendo absolutamente nada de eletrônica e queria pedir a ajuda de vocês, se realmente tem como fazer esse produto e se sim como nós iriamos fazer ou que sensor usar, toda ajuda é válida, obrigada.

Postado

Acredito que a forma mais eficiente de implantar isto seria instalando o sensor em uma bengala. Assim o usuário pode ser avisado de um obstáculo antes de esbarrar nele. A parte difícil seria desenvolver este projeto em uma turma de ensino médio comum, sem conhecimento técnico e/ou laboratório adequado para a criação do mesmo. Não posso fornecer mais que isto, boa sorte.

Postado

O negócio é para que serve um sensor de proximidade na bengala dele? A bengala é uma ótima opção de "sensor"... só vai servir no máximo para não arranhar paredes carros ou coisa do tipo e confundir ainda mais o cego.

Se você for colocar no braço até que dá pois seria possível ele alcançar objetos acima da linha da bengala. Ai acima disso só se o mesmo usar capacete. Na perna ele pode ser confundido com presidiário, vai ter que colocar dois sensores um em cada perna para detectar algo ^^ Ai quem vai botar um bando de sensores vibrantes no cidadão? vai mais atrapalhar do que ajudar.

Fora meus contras....

Dá para fazer com o atmega do arduino (já com a programação básica )ou com pic ( procurar sensores leves). Ou fazer pegar algum projeto de sensor IR com base no amplificador operacional*.

Como é ensino médio eu pegaria o sensor com amplificador operacional, já que não exigir programação, mas conhecimento do ensino médio... e a saída dele poderia ativar um transistor e finalmente o motorzinho em outro ciclo.

Não acho impossível povo do ensino médio fazer isso... mas tem que pesquisar muito/estudar ^^

adicionado 5 minutos depois

Adicionando:

Na minha faculdade perguntei para o professor de circuito: Professor é para fazer o projeto... aqui tem furador de placa? "não"; tem alguma máquina que desenha o circuito impresso ? "não"; tem ácido para fazer a placa ? "não";

e por ai vai...

difícil... mas ainda estou por aqui ^^

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...