Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tranquilo? então, estava querendo fazer um game no estilo de thecrims para android, só que não sei como começar, nem qual plataforma usar.

Alguém me dá uma luz? agradeço.

Postado

Bom... PRIMEIRO você precisa definir um norte! 

 

QUAL A FINALIDADE DO PROJETO?
Quais são os seus recursos?

Quem vai trabalhar com você?

Qual seu nível de conhecimento?
 

Postado

Bom, eu e um amigo estamos querendo criar em forma de aprendizagem mesmo, um passa-tempo na verdade, porém, se der certo podendo expandir para a play store, etc.

A ideia inicial é a seguinte, basicamente um the crims normal, podendo visualizar o perfil de outras pessoas, ranking, nada demais, mas queria fazer por curiosidade.

Postado

Hm... Então se a função principal é APRENDER (e imagino que nenhum dos dois manjem de programação, design etc) eu sugiro vocês baixarem o GameMaker Studio e ir brincar um pouco no programa.

 

Super fácil de aprender, ele possui uma biblioteca enoooooooorrrrme e uma comunidade bastante ativa, não é difícil encontrar tutorias e códigos na net para trabalhar no programa. 

 

Boa sorte ;D

PS: Sobre a Google play, você precisa fazer uma conta de desenvolvedor e pagar uma taxa de 100 dólares para postar apps lá. Além de que, por exemplo, no caso do gamemaker você vai precisar de uma versão comercial para exportar seu apk, então... Just chill out hahah

Postado

@Raphael Andrade Tudo bem?

 

Ao invés de começar direto no Android, visto que você e seu amigo ainda não possuem intimidade com programação, porque não desenvolver a sua versão de The Crims em plataforma web?

 

Desenvolver esse tipo de jogo para  browser é infinitamente mais simples e vai te proporcionar aprender bastante sobre Java e composição de tela.

 

Você vai começar aprendendo o básico do Java (o que são objetos, variáveis, etc), conhecer as estruturas de dados, fazer programinhas simples para aprender e depois partir para a parte web, aprendendo Servlet/Facelet, como montar model, BO, programar em HTML e CSS para fazer as telas.

 

Cara, tem MUITO chão pela frente e acredite, começar com um game direto no Android vai ser bem mais complicado.

 

O desafio de querer aprender a programar logo fazendo um jogo é altíssimo.

 

Minha recomendação: comece devagar, aprenda MUITO BEM sobre os conceitos da linguagem, suas características, estruturas de dados e então comece a desenvolver programas cada vez mais complexos. Quando você achar que possui os requisitos necessários, parta para seu game.

 

A parte interessante de ser uma dupla, por exemplo, é que vocês podem simplesmente "se especializar". Um de vocês parte para a programação de backend, que seria toda a lógica do programa, banco de dados, como fazer backend conversar com frontend (tela) e o outro se especializa em desenvolver as telas e a parte gráfica fazendo os mesmos conversarem com as respostas e requisições do backend.

 

Desculpa se acabei fazendo tudo soar mais complicado do que você achava, mas infelizmente não é algo simples.

 

Abraço e boa sorte.

 

PS.: segue um link de um tutorial de como fazer jogos simples em Java. Espero que isso te dê um norte: http://zetcode.com/tutorials/javagamestutorial/

  • 2 semanas depois...
Postado

Discordo da @TwistedSoul de desenvolvimento Android ser complicado. Não com a variedade de frameworks que temos disponíveis, cada vez mais poderosas e mais fáceis de se usar e populares. E quase todas elas, multiplataforma. O que torna complexo o desenvolvimento é a ideia em si. Um Flappy Bird (Uma pessoa sozinha faz em poucas horas) ou um Call of Duty WWII (Uma equipe de centenas de desenvolvedores e designers veteranos levam meses). Tanto faz a plataforma se é PC, Console, Android ou Web. Quanto mais elementos (objetos, cenários, mecânicas, interfaces, enredo, gameplay etc) o jogo tiver, mais trabalho dá pra fazer. Fato.

 

Quando o assunto é facilidade, há o Construct2 que não utiliza nenhuma linguagem de programação e sim um conceito chamado "Programação Visual" ou "Programação por Nodes (Nós)". A desvantagem é dela ser unicamente 2D, além de ser freemium. Ela é grátis até certo ponto.  


A Unity 5.x possui uma curva a aprendizado bem interessante para quem está iniciando no mundo do desenvolvimento de games. Ele usa C# como linguagem de script (até possui suporte pra JavaScript mas ninguém usa e será descontinuado futuramente). É multiplataforma, compila seu projeto tanto para PC, Mac, Linux, Android, iOS, WebGL, etc etc. É a favorita dos iniciantes e dos desenvolvedores/estúdios independentes. Extremamente fácil até certo ponto de usar e profissional, com suporte inclusive pra Realidade Virtual.

 

Outra boa alternativa é a Corona SDK, ela uma linguagem de programação chamada Lua, também é multiplataforma, mas a maioria usa para mobile mesmo. A desvantagem é que ela não possui um editor gráfico igual a Unity o que agiliza algumas tarefas como o posicionamento de objetos na cena (também chamado de Level Designer). 

 

O jeito difícil, não muito recomendado, é criar um app nativo Android usando o Android SDK somado com alguma biblioteca pra jogos como LibGDX por exemplo. O Android SDK não é muito amigável pra iniciantes, ainda mais sua IDE oficial, o Android Studio (interface poluída, além de pesadíssima). Ai sim eu acho que a coisa fica bastante complicada porque o ambiente em si é generalista e não voltado pra games.

 

Existem n maneiras de se fazer um jogo, uma diversidade de ferramentas e tecnologia nas mais variadas linguagens de programação (ou nodes). 

Eu dei uma olhada nessa sua referência que citou, The Crims. A parte gráfica e funcional da coisa (padrão MVVM ModelView e View) é relativamente fácil e simples de se montar. Você só precisa se organizar bem o Model (Dados, informações, lógica de negócio), para não se enrolar e perder tempo e sentir dificuldade. Estude um pouco de Arquitetura de Software e Modelagem de Dados. Projete o jogo todo no papel primeiro para depois implementar ele na prática. 

adicionado 7 minutos depois

Só um adendo:
Mas uma coisa é fato. De um jeito ou de outro requer muito estudo e aperfeiçoamento constante. Começar é fácil, mas evoluir, se atualizar, desbravar novos desafios é outros quinhentos. Existem desenvolvedores ridículos, existem os amadores, os mais ou menos, profissionais e experts. Em que nível você quer chegar depende do seu empenho e dedicação.

  • Obrigado 1
Postado

@DRF_GameDev Bom dia.

 

Veja que a observação a sair desenvolvendo para Android ser complicado aplica-se muito bem a esse tópico em específico, já que o OP não possui conhecimento em desenvolvimento e nem conhece Java. Muito melhor nesse caso aprender a base, conhecer as estruturas de dados que a linguagem oferece, aprender boas técnicas de programação e depois levar isso para uma plataforma específica como o Android.

 

Não adianta nada usar frameworks e "programadores visuais arrastar-e-soltar" se não se conhece o básico. Pode sair alguma coisa caindo de cabeça? Pode. Vai ser bem programado? Será fácil expandir/manter? Pouco provável.

 

Tirando esse empecilho, concordo com você sobre os frameworks e as diversas APIs e Engines para desenvolvimento, mas é algo que não se deve encarar antes de saber o "bê a bá".

 

Abraço

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...