Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

Meu notebook queimou o chip de video e nso vale a pena consertar, então nos ultimos meses estava usando um desktop velho de guerra com as seguintes config:

Amd Phenon x4 II
4gb ram
 hd 500gb 7.200 rp
Fonte generica
Windows 7

Usar o lightroom era um parto... Mas como acabei de construir e me casar estavamos em economia de gasto. porém o pc pifou a placa-mãe e devido a disso estarei montando outro e estou com algumas duvidas  e gostaria da ajuda de vocês.. A configuração q pretendo montar é essa:

Intel core i5 7500 3.4ghz
placa-mãe gigabit chipset b150
Ddr 4 2333 8gb (2x 4gb) ou melhor pegar 16gb (2 x 8gb) 
Ssd sandisk 128gb
Hd 1tb
Fonte corsair 430 ou 500w
Gabinete cooler master 

Minha duvida maior esta na placa-mãe e nas memorias..

8gb é suficiente ou melhor 16gb... Melhor dual channel ou um pente so?

E a placa-mãe? Vale a pena pagar mais caro por um chipset b150 e 4 slots ddr ou mais barato no h110 e 2 pentes ? Esse i5 7500 dara conta?

Obrigado

Postado

Olá tudo certo?

Vamos por partes:

1) qual a resolução das imagens que você costuma editar? 

Se não for imagens absurdamente grandes (100mb ou 4k de resolução)  o processador vai ter folga de sobra, legal. 

2) Na parte da memoria dual channel é importante, todo arquivo que você for trabalhar vai ser carregado em sua memoria, ter o dobro de velocidade é ter o dobro de desempenho no seu carregamento. Sobre a quantidade vai depender do tamanho de imagens que você costuma tratar, São imagens grandes e pesadas? 16GB, são fotos de câmeras não profissionais que não passam de 20mb? 8GB é suficiente. 

3) Sobre a placa-mãe vai do que seu bolso manda no momento, 4 slots é legal para futuros upgrades, caso contrario os slots não são uma prioridade. 

Postado

Cara o meu monitor é um dell ultrasharp de 23' nao é 4k....

As fotos variam as vezes trato apenas em .jpg o que da uns 5mb por foto num total de 1.000 fotos por lote +-...

Outras vezes necessito tratar as fotos em raw que podem ter em torno de 50mb cada foto

Sobre a ram no caso que minha placa teria suporte para 4 pentes...  Seria o caso de 16gb ou 8gb mesmo... Se for 16gb melhor 4x 4gb ou 2x 8gb?

A placa-mãe é 70,00 a diferença da de 2 slots para 4 slots a mais cara também tem entrada m.2 que pode ser util no futuro.. Nao coloquei gpu pois o lightroom aproveita muito mal... A minha duvida maior esta mesmo nas memorias ram se 8gb sao suficientes ou se vou sentir falta de 16gb... Sao 310 reais de diferença..

Sobre a fonte uma de 430w ou de 500?

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!