Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, atualmente atualizei meu Setup e investi primeiro em uma VGA.

Mesmo sabendo um pouco desse lance de Gargalo, que eu já desconfiava que iria acontecer, aconteceu!

Coloquei uma GTX 1060 6gb no meu FX 8150 3.6 ghz Stock, aparentemente normal, roda tudo em Full a maioria dos jogos no Ultra ou muito alto, problema ? Quando inicio alguns jogos o desempenho oscila muito, mesmo existindo uma perda de FPS normal por um processador antigo as vezes tenho uma perda MUITO alta de 55fps para 25 30fps, repentinamente, jogo normalmente na casa dos 50 55 fps, ai do nada, cai os fps e depois de uns 5 6 segundos ele volta para a casa dos 50... achei isso estranho pois não é problema de renderização a VGA tem 6gbs, memória chega a sobrar 3 2 gbs ainda... Ai ok este é um problema que as vezes acontece que pra mim seria o verdadeiro gargalo, porém reparei que com mais habitualidade os games dão uns FREEZE bem rápidos, como se fosse uma travada total de 1 segundo... aquele freeze stoping de 1 segundo depois solta a imagem novamente, não sei muito bem como melhorar isso!  Achei que fosse um imput lag motivado pela taxa de transferência do monitor com a GPU, mas mesmo arrumando o imput lag o problema persiste, chega a ser algo irritante, você no meio da jogatina fluída a 50 60 fps e do nada dar umas freezadas no video e soltando...

Me ajudem a achar o vilão, (que deve ser o processador), e se for como posso diminuir esse problema.

Fazer um clock nesse Setup daria um empurrão no processador ? Ainda por possuir um WC, conseguiria jogar um valor expressivo no OC. Ajudaria em algo ?

Specs:

- Asus m5a97 le r2.0

- Gigabyte GTX 1060 6gb

- FX 8150 3.6ghz Stock

- WaterCooler Corsair H55

- Fonte Corsair 750W Reais

- 8gb RAM Kingston 1333 mhz

- HD 1 TB Kingston

Postado

Certo! Tentarei com esses valores... uma dúvida, com o OC o valor do Vcore também irá mudar, caso ele atinja um valor expressivamente alto ele da uma caida brusca diminuindo o valor, causando o gargalo da mesma forma... ou não ?

adicionado 0 minutos depois

@zopek Certo! Tentarei com esses valores... uma dúvida, com o OC o valor do Vcore também irá mudar, caso ele atinja um valor expressivamente alto ele da uma caida brusca diminuindo o valor, causando o gargalo da mesma forma... ou não ?

Postado

@Marco Sgagloni 4.5Ghz é o que você vai procurar pelos multiplicadores e o Vcore é o que indiquei, coloque 1,4v manualmente, caso perceba que está estável, vai diminuindo até achar o ideal.

Desabilite:

• Cool 'n Quiet
  • Ative o CPU Unlock
  • C6 State
  • C1E Support

Postado

Entendido!

Irei seguir seus presets e desabilitar essas opções da BIOS.

Quanto menor o valor do VCore, mais estável o OC ficaria ?

Minha grande dúvida mesmo é saber quando esta estável... não sei um parâmetro do que seria estável, em números e temperatura. Monitoro minha CPU com o CPUID, só não sei até onde posso ir e até quanto posso forçar...

Desculpe, não sou muito do time de OC rsrs

adicionado 0 minutos depois

@zopek

Entendido!

Irei seguir seus presets e desabilitar essas opções da BIOS.

Quanto menor o valor do VCore, mais estável o OC ficaria ?

Minha grande dúvida mesmo é saber quando esta estável... não sei um parâmetro do que seria estável, em números e temperatura. Monitoro minha CPU com o CPUID, só não sei até onde posso ir e até quanto posso forçar...

Desculpe, não sou muito do time de OC rsrs

Postado

@Marco Sgagloni  Vcore é a tensão no circuito alimentador da CPU, quanto menor, menos aquecimento e menos desgaste, porém maior instabilidade, e ao contrario, Vcore alto, mais aquecimento, mais desgaste porém maior "estabilidade".

Postado

Você acha que compensa fazer um teste de desempenho pelo AMD Overdrive e ver como a CPU responde ?

Entrei na bios, vi tudo aquilo de voltagens que fiquei com medo de mexer sem ter muita experiência .

Postado

Amigo qual a temperatura ideal para o meu processador, fiz monitoramento pelo  CPUID e durante os jogos meu processador esta atingindo, 64 65 graus... não seria dai o lag?

Alias faz um bom tempo que não troco a pasta térmica do meu processador.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...