Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu preciso de ajuda, quando eu executo o algoritmo é acrescentado um zero afrente das perguntas feitas na 5ª e 7ª linha.

algoritmo "semnome"

var
   Emprestimo, Parcela: REAL
inicio

Escreva ("Qual é o valor do emprestimo? ", Emprestimo)

Leia (Emprestimo)

Escreva ("Em quantas parcelas eu irei pagar? ", Parcela)

Leia (Parcela)

Emprestimo <- (Emprestimo * 0.2 + Emprestimo) /10

Escreva ("Eu irei pagar ", Parcela "parcelas de R$ ", Emprestimo)

fimalgoritmo

• Curtir 1
Postado

Pois por padrão no Visualg, quando você não atribui um valor para uma variável, ele automaticamente atribui para 0.

No primeiro comando para escrever, você mandou ele exibir a variável "emprestimo" assim como outras nas próximas perguntas. Somente tire o q você botou depois das aspas, pois é desnecessário.

Faltou uma vírgula depois da Parcela, na penúltima linha. E tbem exibir o empréstimo. Corrigido fica assim:

algoritmo "semnome"

var
   Emprestimo, Parcela: REAL
inicio

Escreva ("Qual é o valor do emprestimo? ")

Leia (Emprestimo)

Escreva ("Em quantas parcelas eu irei pagar? ")

Leia (Parcela)

Emprestimo <- (Emprestimo * 0.2 + Emprestimo) /10

Escreva ("Eu irei pagar ", Parcela, "parcelas de R$ ", Emprestimo)

fimalgoritmo

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Olá.

Creio que deveria se atentar no uso das variáveis... a variável Emprestimo está sendo usada como "valor do empréstimo" e também usada como "valor da parcelas". Acho que não deveria reutilizar a mesma variável, já que são objetos distintos. Recomendaria usar outra separada, ex.: valorParcela:real.

Outra coisa... O valor dessa parcela está com um pequeno erro, pois está dividindo sempre por 10, mas deveria dividir pelo número de parcelas!, ou seja, se o cara escolher dividir em menos de 10 vezes, você terá um belo de um prejuízo. (e se escolher mais, estará tendo ganhos indevidos também, rs)

ADENDO:

Recomendam-se tentar deixar a nomenclaturas das variáveis o mais sugestível possível. Ex.:

var
   valorEmprestimo, valorParcela :real
   qtdParcelas :inteiro

No aguardo.

• Curtir 2
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!