Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, boa noite (tarde, dia, depende do horário que tu tá lendo). 

Meu cpu tem windows 7 (só, sem service pack 1). Recentemente, há algumas semanas, baixei h1z1 e pedia o famoso 'sp1', curioso que sou, instalei. Meu cpu estava perfeito até antes da atualização. Depois disso, meu cpu começou a travar, freeze de alguns minutos, e foi piorando... Até dar um freeze ou outro de eu ter que reiniciar duas vezes. 

Com esse problema acontecendo, e eu pensando em formatação da máquina como última instância, limpei processador, cooler da placa de vídeo, ram e por fim, restaurei o cpu. Melhorou, e depois de um tempo, alguns dias, voltou o mesmo problema, tela azul aqui e ali, travamentos com o cpu em 15% de uso, 40% de ram.

Tem vezes que trava só a internet, sabe? Por 1 minuto e volta (e não é o modem, já verifiquei com o wifi do celular, videogame, e notebook aqui em casa). 

Hoje, 30/7, travou de novo e ao reiniciar, ele passava da tela do windows e aparecia tela azul. Pensei: pronto, vou ser obrigado a formatar, ufa.

Não tenho leitor de cd/dvd aqui, peguei um externo, conectei, a bios detectou, arrumei a prioridade ao reiniciar o pc, e reiniciei.

Ao reiniciar, é como se não detectasse o cd (já conferi o cd, tá com w7, e inclusive já formatei com esse cd) e passa direto pra tela do windows, sabe? 

E outra coisa curiosa, é que eu já tive 2 notebooks e um desktop, antes desse aqui. Nos 2 notebooks, quando dava alguma tela azul e pedia pra tentar reparar o sistema logo na inicialização, não achava nenhuma maneira de corrigir e sempre formatei.

Nesse cpu aqui, já deu um outro problema de tela azul um tempo, o windows me deu a opção de reparar logo no início (quando a tela tá preta, e fica entre "tentar reparar o windows OU iniciar normalmente o windows.") e reparou normalmente, voltou, saca? Coisa que eu nunca tinha visto antes nos notebooks, ou em casa de amigo meu quando eu formatava pra eles.

Me perdoem essa história enorme, eu só quero passar as informações certas pra não ter nenhuma dúvida, já que tô tentando de quase tudo (tô errando em algo) e vocês poderem me ajudar.

As configs do meu pc são essas: i5 3330, gt740, 8gb ram, w7, placa-mãe asus h61m-a.

Agradeço desde já, mesmo! Ainda mais se puderem me ajudar, valeu.

Postado

Vamos por partes. Para ficar melhor de entender, voce pode chamar o gabinete que contém todas as peças da sua máquina de computador mesmo. Quando diz CPU a maioria entende que está se referindo ao processador.

Quando o sistema está dando essas congeladas que você se refere, pode ser alguma sujeira ou problema com memórias RAM, aquecimento (também pode incluir que a placa-mãe esteja com algum componente ruim) e talvez uma fonte de alimentação ruim poderia estar deixando sua máquina louca. 

Como você relatou que o computador ficou estranho após instalar o service pack, a primeira coisa que eu recomendaria é você reinstalar o Windows do zero para começar a eliminar as variáveis do que deve estar causando os problemas.

Se você tem a ISO do Windows 7, use o programa RUFUS para criar um pendrive bootável. Espete no computador e reinicie. Formate e reinstale o Windows normalmente.

Quando você terminar de instalar o Windows, primeira coisa que você deve fazer é ir no site da ASUS, procurar pelo modelo da sua placa e baixar todos os drivers corretos para o seu Windows. Mesmo que o Windows já tenha instalado os drivers genéricos, eu recomendo que voce baixe e instale do site da ASUS. Eles geralmente são mais adequados. O mesmo para sua placa de vídeo: vá no site da nVIDIA e baixe o driver correto.

Depois que fizer isso, com o sistema limpinho e configurado, se continuar estranho, a gente pode passar pra fase do hardware mesmo, verificando se existe algum problema com as peças.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...