Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Leiom

Macro copiar e colar tabelas em abas diferentes

Recommended Posts

Opa pessoal, estou pesquisando sobre esta macro em vários locais e até agora ainda não consegui colocar ela para funcionar (basicamente não achei exatamente o que quero), por isso estou criando este tópico.

Tenho dois arquivos com várias abas iguais dentro deles (uma aba para cada dia do mês) e existe uma tabela em cada aba dessa que quero copiá-las em sequencia em um novo arquivo. 
O detalhe importante que ainda não consegui implementar foi copiar as tabelas a partir da primeira linha vazia da tabela copiada anteriormente, pois as tabelas nem sempre estão 100% preenchidas (ou fazer a macro ler e copiar somente as linhas com valores, mas achei que esse modo seria mais complicado). A macro teria que ser do modo:

- Abrir 'Arquivo1'
- Ler e copiar 'Tabela1.1' em Plan1
- Colar 'Tabela1.1' em 'ArquivoTabelas'
- Mudar de aba e ler e copiar 'Tabela1.2' em Plan2
- Colar 'Tabela1.2' em 'ArquivoTabelas' / começando a partir da primeira linha vazia da Tabela1.1
- Fechar 'Arquivo1'

- Abrir 'Arquivo2'
- Ler e copiar 'Tabela2.1' em Plan1 
- Colar 'Tabela2.1' em 'ArquivoTabelas' / começando a partir da primeira linha vazia da Tabela1.2
- Mudar de aba e ler e copiar 'Tabela2.2' em Plan2
- Colar 'Tabela2.2' em 'ArquivoTabelas' / começando a partir da primeira linha vazia da Tabela2.1
- Fechar 'Arquivo2'

Lembrando que essas tabelas possuem o mesmo tamanho e estão localizadas com início e fim nas mesmas linhas e colunas nas abas.

Tentei explicar bem o que quero e basicamente é isso que eu precisaria, a macro no final seria maior para incrementar com outras abas e arquivos, mas com essa base funcionando já é mais do que o suficiente!

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, consegui fazer a colagem a partir da primeira linha vazia da colagem anterior como eu queria. A macro esta em anexo para quem quiser dar uma olhada, está 100% funcional.

Sub Teste()
Workbooks.Open Filename:="C:\Users\leonardo.pontes\Desktop\Nova pasta\Pasta1.xlsx"
Windows("Pasta1.xlsx").Activate
Sheets("Plan1").Range("A1:C6").Copy
Windows("Macro.xlsm").Activate
Range("A1").Select
ActiveSheet.Paste
Sheets("Plan2").Range("A1:C3").Copy
Range("A1").Select
Do
        If ActiveCell <> "" Then
        ActiveCell.Offset(1, 0).Select
        End If
    Loop Until ActiveCell = ""
    ActiveCell.PasteSpecial Paste:=xlPasteAll, Operation:=xlNone, SkipBlanks:= _
        False, Transpose:=False
    Application.CutCopyMode = False
Sheets("Plan3").Range("A1:C6").Copy
Range("A1").Select
Do
        If ActiveCell <> "" Then
        End If

ActiveWindow.Close
End Sub

O problema que me resta é que preciso ler 30 abas no mesmo arquivo e do modo que fiz até agora minha macro ficaria muito extensa. Existe algum modo de otimizar a mudança de abas nessa macro (talvez fazer um loop para mudança de abas e dentro dele esse loop que já usei para colar a partir da primeira linha vazia)? Estou chamando o arquivo base e mudando a aba e o arquivo destino "manualmente" por enquanto.

Macro.txt

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado @Wendell Menezes! Vou tentar estudar o exemplo que voce deu nesse post e tentar aplicar, só não sei se vai ser tão rápido pois é um nível de macro que ainda não possuo.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, passei o dia inteiro hoje tentando mil modificações e modos diferentes, e consegui montar uma macro perfeita pro que eu estava querendo, segue o código para quem interessar.

Sub Teste()

Workbooks.Open Filename:="P:\3. Check list_QHH\Nova pasta\Pasta1.xlsx"

For i = 1 To 30
        dias = CStr(i)
Worksheets(dias).Select
Range("A88:K120").Copy
Range("A1").Select

Do
        	If ActiveCell <> "" Then
        	End If

Next i

ActiveWindow.Close

End Sub

Obrigado a todos que ajudaram. Podem fechar o tópico moderadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu trocaria essa parte:

Range("A1").Select

Do
        	If ActiveCell <> "" Then
        	End If

Por:

Cells(Rows.Count, 1).End(xlUp).Offset(1, 0).PasteSpecial xlPasteAll

O método anterior precisa checar linha-a-linha qual é a próxima vazia, ou seja, quanto mais dados forem colados mais tempo vai levar pra macro rodar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais