Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera, 

estou com um problema nesses últimos dias, tentei várias coisas e como nada deu certo meu último recurso foi pedir a ajuda de vocês.

Eu tenho um SSD de 120Gb da Sandisk e um de 240Gb da Kingston. Até então eu usava o de 120Gb para o SO (Windows 10) e o de 240Gb para alguns poucos jogos.

Porém, o PC começou a as vezes não ligar e aparecer a mensagem "Reboot and select proper boot device or insert boot midia in selected boot device and press a key." Aí eu tinha que reiniciar o PC (Depois de desligar a chave da fonte) pro PC ligar. Aí funcionava normal. Esse problema começou a se tornar mais frequente e depois de uns 2 dias o problema piorou, o Windows começou a congelar, só a seta do mouse se movia mas nada abria ou fechava. Eu reiniciava a máquina e novamente aparecia a mensagem citada acima. Se eu reiniciava apenas o SSD não aparecia no boot, nem na BIOS, ele só voltava a aparecer desligando a fonte. Depois de um tempo além das congeladas também começou a dar tela azul.

Para resolver o problema eu já zerei a BIOS, troquei a BIOS pela chavinha traseira da placa-mãe, troquei o cabo da fonte, troquei a porta sata, troquei o cabo sata e o problema se manteve. Fiz teste de memória e tudo estava OK.

Aí cansado de fazer testes eu peguei e clonei o SSD que tinha o windows no SSD de jogos, já que o mesmo estava vazio. Estou usando há dois dias e tudo está OK. Conclusão: O problema não era de software (Windows).

Agora eu formatei o SSD de 120Gb e deixei para jogos, porém o problema se mantém com ele. Toda vez que ligo o PC esse SSD não aparece no "Meu Computador" e nem no gerenciamento de disco. Aí eu removo ele da X-Dock do meu gabinete e recoloco e ele reconhece na hora.

Concluindo, minha dúvida é: Vou perder meu SSD? Tem como solucionar esse problema?

Valeu galera!

--

Leandro Barbosa

Analista de Tecnologia

Postado

Bom dia Leandro,

Realmente é bem estranho estes problemas, algumas pessoas que tiveram o mesmo problema resolveram atualizando o firmware do SSD, sugiro você acessar as ferramentas da ScanDisk oficiais para verificar se existe algum problema com o SSD https://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/15108/, quando você conseguir fazer ele ser reconhecido no sistema. Tente verificar nas ferramentas próprias de SSD. Em segunda alternativa tente instalar o SSD em outro PC, acredito que vai dar na mesma principalmente se for problema de hardware, mas em todo caso tente as ferramentas de análise e correção.

Abraço.

Postado

Eu estou usando a ferramenta da própria Sandisk. O teste rápido de S.M.A.R.T. deu OK, mas o teste avançado, que demora mais, ao finalizar o SSD sumiu.. acho que nem da pra contar mais com o SSD :/

Add: Eu refiz o teste estendido e o S.M.A.R.T. deu que teve êxito. Vai entender..

Postado

Tente testar em outro computador se puder, se mesmo assim der problema então não tem muito o que fazer pois pode ser problema físico mesmo e nesse caso só troca :/.

Postado

Se não tiver outro computador pra testar, também pode tentar trocar os cabos SATA entre os dois SSD (desconecte o cabo SATA do primeiro e conecte no segundo e vice-versa) e ver se começa a falhar o de 240GB em vez de o de 120GB :p. É um teste menos definitivo do que testar em outro computador, mas pode valer a pena tentar.

Postado

Eu já tentei isso, continuava dando problema.. testei o SSD com 2 cabos diferentes e 3 portas sata da placa-mãe.. o problema persiste.. durante o uso o SSD de 120Gb está sumindo..

• 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!