Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um pc com ryzen, mas meus pentes de ram operam em baixa frequência (um de 4gb em 2133MHz e outro de 8gb em 2400MHz, ambos são HyperX fury).

Como os Ryzen tem uma grande melhora de desempenho com clocks mais altos, estou pensando em overclockar minhas memórias.

Até quantos MHz vocês acham que consigo chegar?

Algum tutorial que me recomendam (não conheço nada de oc) ?

Config

Gtx 1060

Ryzen 5 1400

Asus prime b350m-a

12 gb HyperX fury (um de 4gb a 2133MHz outro de 8gb a 2400MHz)

Cx430

Pcyes Samurai (Dois coolers padrão na frente e um atrás)

Postado

Também nunca fiz over de RAM. mas uma coisa eu sei, as duas terão que ser exatamente iguais...

:thumbsup:

adicionado 1 minuto depois

Não poderão ser de frequências diferentes. Não tem como overclocar cada RAM individualmente. Pois você terá que calibrar a VRAM. Tensão de alimentação das memórias.

adicionado 3 minutos depois

Creio que em breve aparecerá alguém para nos ensinar a fazer overclock seguro de RAM.

Também quero ter certeza de como faz isto. :D

• Obrigado 1
Postado

@Fabricio L Folmer  Se sua intenção for fazer over de memória, terá que ter pentes iguais.

Se esta de 4gb ainda está lacrada e você por à venda, terá menor ou nenhuma desvalorização.

Mas você deve se perguntar, depois de pesquisar bastante:

Eu terei que fazer overclock de RAM?

Ou:

Será que com overclock de memória terei aumento significativo de desempenho?

Eu sempre faço overclock de processador e tenho aumento de desempenho sem mexer nas memórias.

Espere as outras informações aqui do fórum, pesquise mais no google e youtube e decida se valerá a pena ou não.

Geralmente tutoriais de overclocks em CPU e RAM achamos somente em sites específicos estrangeiros e o pior, a maioria são Alemães. Para entender é um sufoco...

• Obrigado 1
Postado

@Wagner Ruaro

Primeiro acho que vou overclockar meu processador, usando só um pente de 8gb.

Caso eu ache que precise de mais desempenho vendo o pente de 4gb e faço oc no de 8gb. Se não, instalo os 4gb normalmente.

Pode me indicar um tutorial de oc (processador)? De preferência em português, mas pode ser em inglês também

Postado
12 minutos atrás, Fabricio L Folmer disse:

@Wagner Ruaro

Primeiro acho que vou overclockar meu processador, usando só um pente de 8gb.

Caso eu ache que precise de mais desempenho vendo o pente de 4gb e faço oc no de 8gb. Se não, instalo os 4gb normalmente.

Pode me indicar um tutorial de oc (processador)? De preferência em português, mas pode ser em inglês também

Neste artigo, te mostrará como overclocar somente usando o multiplicador do processador. É a forma mais segura para iniciantes. Pois se algo der errado na calibração da frequência, o PC nem ligará por questões de segurança. Aí é só dar um reset de BIOS e tudo voltará ao normal, sem risco algum.

Abaixo tem um vídeo somente como exemplo de over de seu processador. Está em inglês mas é só por informação.

adicionado 2 minutos depois

Neste aqui, mostra mais como se fazer overclock nele. É um pouco mais detalhado.

https://adrenaline.uol.com.br/2017/04/11/49071/analise-processador-amd-ryzen-5-1400/

• Obrigado 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!