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Olá pessoal.

 

Semana passada mudei para NET e como já tinha um roteador WIFI não pedi um modem com esse recurso. Meu roteador está configurado para funcionar de fábrica com DHCP, e quando instalaram o modem lá, foi só ligar e tudo funcionou perfeitamente, contudo, ontem a internet parou de funcionar. Após resetar tanto o modem como o roteador inúmeras vezes, pluguei o cabo do modem direto no PC e funcionou perfeitamente. Pluguei de novo no roteador e nada, o roteador consegue conectar em DHCP mas não consegue acessar a internet, tampouco rotear para a rede interna. Pensei que seria o óbvio: o modem está de alguma forma bloqueado para o MAC do meu PC, então clonei no roteador tanto o MAC, quanto o Host e MTU size do PC, mas de nada adiantou, de novo funcionava no PC mas não no roteador. Note por favor que entre cada teste eu resetei as configurações do modem para as de fábrica de modo a apagar quaisquer MACs registrados nele, sendo que de fato apenas o MAC do meu PC constatava lá após clonar no roteador. Fiz então o oposto, deixei o MAC do meu roteador no padrão, e clonei ele no meu PC, e para minha surpresa o PC pôde acessar a internet sem nenhum problema com o MAC do roteador, e de novo tentei plugar o cabo no roteador com o MAC padrão, mas nada. Verifiquei novamente os MACs registrados no modem e apenas aquele MAC constava (portanto apenas um MAC conectara à ele como esperado visto que estava clonado no PC). Após inúmeros testes descartei a possibilidade do problema ser conflito de MACs na rede interna também. Nessa hora cheguei a única conclusão que me parecia possível: o roteador pifou. Contudo, hoje conectei ele à outra conexão DHCP, e para minha total surpresa ele está funcionando perfeitamente!

 

Gostaria de ajuda para tentar resolver este problema, uma vez que a NET não dá suporte para equipamentos de terceiros. De alguma maneira alguma coisa está diferente no roteador que permita que o modem o identifique e bloqueie a internet, não sei se é bem isso que ocorre, mas o fato é que não funciona por alguma razão que não consegui identificar, absolutamente todas as configurações estão idênticas ao PC, mas o roteador não consegue acessar a internet. Troquei também o cabo do roteador e não é o problema, e o mais estranho é que parou de funcionar de repente após uma semana funcionando perfeitamente. Eu acho até que isso pode estar sendo bloqueado na infraestrutura da NET, por exemplo, o modem passa alguma informação extra sobre o hardware que de alguma forma eles podem identificar e então bloqueiam a internet, eu só não sei o que exatamente, mas esta teoria tem suporte na constatação de que o bloqueio de fato não parece acontecer no modem, visto que quando eu mudo do PC para o roteador (e vice versa), com exatamente as mesmas configurações (MAC/Host/MTU), alguns pacotes conseguem passar pelo roteador antes de bloquear, e quando é o oposto alguns pacotes bloqueiam no PC antes de liberar. Eu só não entendo porque a NET iria se dar o trabalho de manter um sistema complexo desses para bloquear o acesso dos clientes, mas acho que é bem possível visto que eles querem a todo custo vender os equipamentos deles.

 

O modem em questão é um Motorola SBV5121 (consignado), e o meu rotador é D-Link DIR-300. Eu sei que é velho mas é o que eu tenho e não gostaria de comprar outro visto que ele funciona perfeitamente.

 

Obrigado.

Postado

@Repgahroll

 

- O Cabo de Rede que vêm do Modem da NET Vírtua deve ser ligado na entrada WAN / Internet do Roteador D-Link DIR 300

- Aconselho a fazer RESET no Roteador D-Link DIR 300 com o mesmo ligado por 30s

- Plugue outro Cabo de Rede da porta LAN-1 do Roteador até a Placa de Rede da Máquina

- Configure o Roteador como Dynamic IP (IP DInâmico) e efetue o Clone MAC Address e salve as Configurações

- Configure o Wireless e salve as Configurações

- Depois disso não é necessário fazer mais nada e nem Alterar nada no Roteador

- MTU não se mexe e nem se altera no NET Vírtua

Postado

@Naldo Volpe

 

Obrigado pela resposta. Com certeza não é problema de cabo ligado no lugar errado, e eu fiz o reset de fábrica tanto no roteador como no modem, mas não resolveu o problema. Eu posso acessar as configurações do roteador e vejo que ele consegue IP do modem sem nenhum problema (DHCP), inclusive ele diz estar conectado à internet (globo fica aceso), mas quando eu tento fazer qualquer coisa no roteador que necessita que ele se comunique pela internet (por exemplo, ajustar horário), o roteador em si não consegue acessar nenhum endereço.

 

Só para ter certeza que eu não estava ficando louco, resetei tudo para os padrões, inclusive MAC do meu PC, e é muito estranho porque o PC sempre funciona, não importa qual MAC ele tenha, eu tentei mais de 5 MACs diferentes no PC sem resetar o modem, e o modem vai listando todos eles, e todos funcionam, mas quando eu clono um MAC que funciona no PC no roteador, não funciona de jeito nenhum. Se não está sendo bloqueado externamente, é alguma coisa que o PC faz que o roteador não está fazendo eu acho, mas com certeza não é o MAC. Eu pensei até que podia ser o recurso de clonar MAC do roteador que não funcionava, mas verifiquei que funciona sim. O roteador em si eu estou usando nesse exato momento em outro local sem qualquer problema. O IP é dinâmico tanto no PC quanto no roteador, sinceramente não sei o que pode estar causando isso. Se não for externo só pode ser alguma coisa na conexão do modem->roteador.

Postado

Sim, eu tenho o manual do roteador aqui. Além do mais a interface do usuário é autoexplicativa. Alguma coisa mudou ontem para ter parado de funcionar, mas não sei exatamente o quê... eu não mexi em absolutamente nada, estava funcionando, cheguei em casa de novo e não estava mais.

Postado

1- Fato impornate: Se quando você desliga o <Roteador> e pluga o Cabo diretamente do <Modem> até a Placa de Rede e funciona normalmente, então fica mais do que claro e óbvio que o Roteador está com problema e ou defeito...

.

2- Não creio que o problema seja na Placa de Rede do seu Computador, pois com o Modem funciona normalmente e geralmente quando se efetua o Clone MAC Addres, é o MAC da Placa de Rede que o Roteador puxa...

.

3- Aconselhável é pegar um Roteador emprestado e testar...

 

 

Postado
38 minutos atrás, Naldo Volpe disse:

Se quando você desliga o <Roteador> e pluga o Cabo diretamente do <Modem> até a Placa de Rede e funciona normalmente, então fica mais do que claro e óbvio que o Roteador está com problema e ou defeito

Pois é, é isso mesmo, tudo indica que o problema é no roteador, contudo, conforme já dito eu estou usando o mesmo roteador na conexão onde agora estou usando para digitar isto, e ele funciona sem quaisquer problemas. O outro roteador que tem aqui eu não posso pegar emprestado, mas vou tentar ver se acho um para tirar de vez essa dúvida. O que eu acho muito estranho é que não importa o que eu faça, no PC sempre funciona, vou levar um notebook e conectar o RJ45 nele para ver se também funciona, eu só espero que não seja alguma coisa da própria NET porque seria muita sacanagem isso. Eu já percebi que eles atualizaram o firmware do modem, mas o fato é que além do MAC eu não sei de que outra forma eles poderiam identificar um aparelho, e também seria muito estúpido da parte deles bloquearem isso na rede privada, já que uma vez que o modem fornece um IP privado, o que acontece ali a operadora não deveria se meter, só entre o modem e a infraestrutura deles.

A primeira coisa que vou fazer é ligar tudo do jeito que estava funcionando anteontem, daí vou tentar rodar `route -4 print` para ver o que encontro ligado, e dependendo do que eu vir, vou comparar com os resultados do roteador, talvez traçar rota também seja útil, mas é muito desanimador eu ter que perder tempo com uma coisa que estava funcionando perfeitamente e sem qualquer mudança simplesmente parou.

Postado

OK, problema resolvido, o que ocorre é que há um macete para que o modem funcione, quando você liga o roteador nele e ele não deu o boot completo, ele por algum motivo registra o MAC do roteador, mas não libera a conexão, eu percebi que isso acontece porque o roteador 'liga' a interface de rede ainda sem ela estar 100% pronta, portanto o modem pega o MAC mas dá algum pau que acho que é bug interno do modem. A placa de rede do PC já não faz isso, portanto sempre funciona corretamente.

 

Para quem tiver o mesmo problema ou semelhante, tente várias combinações como ligar o modem, esperar bootar e estabilizar, e só então ligar o roteador, ou então ligar o roteador em separado, esperar ele bootar e só então ligar o cabo, e vice-versa, tem várias combinações possíveis e eu tava lendo que dependendo do hardware elas mudam, então você tem que usar a criatividade para descobrir qual a manha que funciona para você!

 

Eu também estava vendo que esse modem que a NET me deu tem mais de dez anos, com certeza isso também tem algo a ver com o problema, modems modernos devem ter menos chance de serem bugados assim.

 

Agradeço ao Sr. @Naldo Volpe pela ajuda!

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