Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal.

Novamente gostaria da ajuda dos senhores. Estou construindo um quarto nos fundos da minha casa, a estrutura seria de um quarto e sala, com banheiro e cozinha. Agora estou entrando na fase da eletricidade e gostaria do auxílio dos senhores afim de tentar fazer algo bem feito dentro do possível para a minha realidade. De antemão informo que, infelizmente não tenho condições de contratar um eletricista de qualidade ( e mesmo que tivesse, eu particularmente não conheço nenhum), o pedreiro que está construindo o quarto é o mesmo que construiu minha casa, e ele é um faz tudo, trabalha para a família a anos. Ele é bom no que faz, mas obviamente não é o ideal (embora ele atenda perfeitamente à 90% do seu publico, talvez apenas uma turma mais exigente como nós do fórum, poderia não ficar satisfeita).

Como não estou trabalhando com a melhor das possibilidades, gostaria de tentar minimizar a margem de erro nesta nova instalação, e pegar algumas dicas com os colegas, para tentar lapidar ao máximo o trabalho que será feito. Inicialmente, qualquer dica genérica que queiram dar, será extremamente bem vinda.

No quarto terão equipamentos padrões de Geeks, PC Gamer (fonte real de 500), TV LCD 55'', Receiver Denon, Subwoofer Denon, LCD 24', Chuveiro elétrico, Frigobar, e de resto equipamentos mais simples como PS4, Microondas, Gelagua, carregadores, NET e coisas do gênero. Queria a ajuda de vocês, principalmente para evitar que eu venha a ter problemas nos equipamentos em virtude de uma instalação mal feita ou deficitária, ou pelo menos diminuir esses riscos.

1 - Ele me pediu para comprar três peças de fios, uma de 1.5mm e duas de 2.5mm. Conversando com o vendedor da Leroy Merlin (gostei da loja porque os vendedores são muito bem preparados), eles me orientaram a comprar um fio de 6mm para o chuveiro, então irei comprar este a parte. A pergunta aqui é, para o restante dos equipamentos essa fiação está boa ou seria melhor uma mais grossa? A Lógica aqui é quanto mais mm a fiação tiver melhor ou não tem nada a ver com isso? Se for o caso, trocarei alguma das peças por uma mais grossa.

2 - Ele pediu 6 disjuntores, 1 de 10a, 2 de 16a, 3 de 20a e 1 de 32a. Está correto? Está muito ou pouco? Quando ele for fazer a instalação tem algo em específico que eu deva observar, algum cuidado a mais que deva se tomar?

3 - Sobre o aterramento...Ele é feito externamente e puxado para o quadro e aí todas as tomadas estarão aterradas ou é individual? Alguma dica em específco para o aterramento?

4 - Sobre sistemas de proteção e prevenção...Pretendo comprar filtros de linha da Clamper - Este para o pc e a parte de audio e video https://www.lojaclamper.com.br/iclamper-energia-5 - E este para a maioria dos outros equipamentos do quarto, inclusive os mais simples como carregadores (é um exagero para carregadores?) https://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-2 - Acham uma boa ideia, estou exagerando ou essas proteções estão simples e deveriam ser maiores? Existe algo mais que eu deva colocar no quadro, algum sistema extra de proteção que valha a pena?

A Postagem ficou longa, mas agradeceria demais a quem puder ajudar.

Valeu!

Postado
41 minutos atrás, Arthur Filipe disse:

Boa tarde pessoal.

1 - Ele me pediu para comprar três peças de fios, uma de 1.5mm e duas de 2.5mm. Conversando com o vendedor da Leroy Merlin (gostei da loja porque os vendedores são muito bem preparados), eles me orientaram a comprar um fio de 6mm para o chuveiro, então irei comprar este a parte. A pergunta aqui é, para o restante dos equipamentos essa fiação está boa ou seria melhor uma mais grossa? A Lógica aqui é quanto mais mm a fiação tiver melhor ou não tem nada a ver com isso? Se for o caso, trocarei alguma das peças por uma mais grossa.

Para iluminação use 1,5 mm e para tomadas 2,5 mm. Iluminação e tomadas em circuitos separados. Pode ter um circuito exclusivo para o áudio também. O ideal é ter tomadas suficientes para evitar uso de extensões. Para o chuveiro o circuito deve ser exclusivo e depende da potência, 6 mm atende chuveiros até 7.700 watts (220 volts). A informação sobre qual cabo e disjuntor usar consta na embalagem do chuveiro e deve ser seguida. Também será necessário trazer o circuito de alimentação da entrada de energia ou do quadro de distribuição existente até o quadro de disjuntores novo, que deverá ser de 6 ou 10 mm (depende do chuveiro). E tem que ver se a instalação atual comporta mais um chuveiro.

Citação

2 - Ele pediu 6 disjuntores, 1 de 10a, 2 de 16a, 3 de 20a e 1 de 32a. Está correto? Está muito ou pouco? Quando ele for fazer a instalação tem algo em específico que eu deva observar, algum cuidado a mais que deva se tomar?

Tem disjuntor demais aí, não sei o que o pedreiro está pensando. Teria que ter um geral (depende da carga total), um para o chuveiro (depende do chuveiro), um para iluminação (10 ou 16 A) e um ou dois para tomadas (16 ou 20 A). Use disjuntores DIN/IEC.

Citação

3 - Sobre o aterramento...Ele é feito externamente e puxado para o quadro e aí todas as tomadas estarão aterradas ou é individual? Alguma dica em específco para o aterramento?

Se a casa já tiver aterramento use o existente, revisando pra ver se se encontra em boas condições, sem oxidações. O aterramento atende todas as tomadas a partir do quadro de disjuntores. Para faciltar instale um quadro de disjuntores que tenha barramento de terra e de neutro. Se for construir use cabo de cobre de 10 mm, haste cobreada e instale uma caixa de inspeção.

Citação

4 - Sobre sistemas de proteção e prevenção...Pretendo comprar filtros de linha da Clamper - Este para o pc e a parte de audio e video https://www.lojaclamper.com.br/iclamper-energia-5 - E este para a maioria dos outros equipamentos do quarto, inclusive os mais simples como carregadores (é um exagero para carregadores?) https://www.lojaclamper.com.br/clamper-energia-2 - Acham uma boa ideia, estou exagerando ou essas proteções estão simples e deveriam ser maiores? Existe algo mais que eu deva colocar no quadro, algum sistema extra de proteção que valha a pena?

A Postagem ficou longa, mas agradeceria demais a quem puder ajudar.

Valeu!

Pode instalar DPS na entrada de energia ou no quadro de disjuntores. Isso protege toda a instalação, mas deveria ser feita por um eletricista qualificado. Mantenha o filtro de linha. Não vejo necessidade de proteger carregadores. Se houver raios o melhor é desconectar tudo das tomadas.

Recomendo que leia o Manual de Instalações Elétricas da Prysmian, tem muita informação importante e útil.

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, Ricardov disse:
Citação

Muito obrigado pela resposta, Ricardo, certamente me ajudou demais. Não sei como faz para citar tudo bonitinho que nem você fez, mas vou tentar hahaha

Citação

Para iluminação use 1,5 mm e para tomadas 2,5 mm. Iluminação e tomadas em circuitos separados. Pode ter um circuito exclusivo para o áudio também. O ideal é ter tomadas suficientes para evitar uso de extensões. Para o chuveiro o circuito deve ser exclusivo e depende da potência, 6 mm atende chuveiros até 7.700 watts (220 volts). A informação sobre qual cabo e disjuntor usar consta na embalagem do chuveiro e deve ser seguida. Também será necessário trazer o circuito de alimentação da entrada de energia ou do quadro de distribuição existente até o quadro de disjuntores novo, que deverá ser de 6 ou 10 mm (depende do chuveiro). E tem que ver se a instalação atual comporta mais um chuveiro.

Consegui o/

No caso das tomadas, posso usar 2.5 independente dos equipamentos ligados (exceto o chuveiro), independentemente se eu for ligar um carregador ou PC Gamer, posso ficar tranquilo com essa espessura? Quando você fala em circuitos separados, é ter um disjuntor próprio para cada um deles? Se sim, você acha interessante colocar um disjuntor exclusivo para a parte de audio e video?(iria incluir pc, tvs, HT, video game, net e tudo que vá ser utilizado neles).

Se não me engano, no chuveiro tem essas especificações que você falou, vou ler o que diz lá e seguir a risca. Na leroy os vendedores me informaram que hoje em dia não se faz mais tomada para chuveiro, eles ligam os fios direto, fio com fio eu acho, e que também não se usa mais interruptor para ligar ou desligar a resistência, que esse controle é feito unica e exclusivamente no próprio chuveiro, sabe dizer se procede essa informação?

Não tinha nem passado pela minha cabeça o que seria feito do quadro da casa para o quadro do quarto. No caso irão correr três fios do quadro da casa para o quadro do quarto? Se sim, é melhor comprar o fio de 10mm para ter mais folga? (na minha ignorância estou assumindo que quanto maior, mais seguro será) ou basta me certificar que ele seja de 6mm? O Pedreiro não me pediu nenhum fio acima de 2.5, então suponho que ele não contava em utilizar uma fiação alta para esses fins, vou ficar de olho nisso. Do quado da casa para o quadro do quarto, algo mais que você me recomende observar? Não adianta nada fazer um trabalho bem feito dentro do quarto, se na fonte primária (no caso seria secundária, já que a primária é da rua para o quadro da casa, estou certo?) não foi feito de maneira adequada.

Nesse trecho ''O ideal é ter tomadas suficientes para evitar uso de extensões''

Você se refere àquelas de mercadinho, de péssima qualidade né? Se for algum produto da clamper essa máxima já não se aplica, não é? Ainda nesse assunto, eu comprei muitas tomadas simples, pensando justamente em comprar um ''T'' da clamper, de duas tomadas, acha melhor, para o caso de tomadas de carregadores e ventilador, colocar uma tomada dupla e não utilizar o clamper?

Em termos de segurança, há algum problema em deixar a tomada na altura  da cama? (acima da cabeça) Pensei como uma medida mais comoda para ligar carregador, abajur etc...O Pedreiro disse que seria arriscado, porque teria o risco de em caso de faisca pegar no colchão ou em mim (mas essa máxima não se aplica em colocar no chão, o que continuaria deixando perto do colchão hahaha)

Citação

Tem disjuntor demais aí, não sei o que o pedreiro está pensando. Teria que ter um geral (depende da carga total), um para o chuveiro (depende do chuveiro), um para iluminação (10 ou 16 A) e um ou dois para tomadas (16 ou 20 A). Use disjuntores DIN/IEC.

O Geral teria que ser de quanto? Tem algo de positivo em ter tantos disjuntores? Mesma pergunta que fiz acima, quanto maior a corrente do disjuntor é melhor ou será um desperdício? Comprei disjuntores da siemenes, vou verificar se tem essas especificações que você me indicou.

Citação

Se a casa já tiver aterramento use o existente, revisando pra ver se se encontra em boas condições, sem oxidações. O aterramento atende todas as tomadas a partir do quadro de disjuntores. Para faciltar instale um quadro de disjuntores que tenha barramento de terra e de neutro. Se for construir use cabo de cobre de 10 mm, haste cobreada e instale uma caixa de inspeção.

Não, a casa não está aterrada, inclusive perdi uma tv e uma fonte por causa disso. Comprei três hastes de 2.5 e o restante do material necessário para o aterramento indicado pelo funcionário da leroy (tem mais umas duas peças, mas acho que todas para fixar as hastes no chão, não lembro de ter nada relacionado a fiação ou ao quadro). Você acha que seria mais interessante mandar fazer esse aterramento para a casa e ai a fiação que viria do quadro ja estaria aterrada e eu ficaria seguro ou é melhor um para cada? A Casa é grande, tem muitos eletrônicos, isso influenciaria em algo? Se for o caso de fazer para a casa, seria uma excelente opção porque protegeria todo o terreno. Já comprei o quadro, irei verificar se ele atende ao que você indicou, caso negativo, farei a troca. A Caixa de inspeção seria para facilitar o acesso ao aterramento, ela ficaria no chão? Ainda sobre o aterramento, até aqui, tudo que conversamos, mesmo dentro da minha ignorância, eu consigo inspecionar, mas o aterramento acredito que seria mais difícil de ''entender''...Tem algo que eu possa fazer, ou ficar atento para saber se de fato ele fará o aterramento? (tenho receio que ele apenas coloque as hastes na terra e não faça as ligações, por pura preguiça)

Citação

Pode instalar DPS na entrada de energia ou no quadro de disjuntores. Isso protege toda a instalação, mas deveria ser feita por um eletricista qualificado. Mantenha o filtro de linha. Não vejo necessidade de proteger carregadores. Se houver raios o melhor é desconectar tudo das tomadas.

Recomendo que leia o Manual de Instalações Elétricas da Prysmian, tem muita informação importante e útil.

A instalação do DPS demandaria um treinamento mais qualificado ou se seguir as instruções é possível fazer? Acredito que ele nem saiba o que é um DPS, então se precisar de algum conhecimento mais elaborado para instalar, irei deixar de fora (acha muito importante a presença do DPS? se for o caso, posso buscar alguém para instalar apenas o DPS).

Sobre o filtro de linha, posso usar quantas tomadas ele suportar, não é? Se eu comprar um com 8 tomadas, eu deveria comprar uma tomada com corrente maior ou algo do genero? Acha interessante colocar mais de uma tomada para a parte de audio e video ou apenas uma com um clamper de 8 tomadas seria suficiente?

Irei conferir o manual sim.

Novamente, muito obrigado pela ajuda, e desculpa pelo livro que postei aqui hahaha

Postado

Pois é, são muitos detalhes para fazer uma instalação correta. Recomendo que leia a cartilha da Prysmian, vai esclarecer praticamente todas as suas dúvidas, é uma cartilha ilustrada. Vamos lá:

2 horas atrás, Arthur Filipe disse:

No caso das tomadas, posso usar 2.5 independente dos equipamentos ligados (exceto o chuveiro), independentemente se eu for ligar um carregador ou PC Gamer, posso ficar tranquilo com essa espessura?

Isso. A norma técnica recomenda 2,5 para tomadas de uso geral. As tomadas de uso geral suportam até 10 amperes, o que seria 2200 watts em 220 volts.

Quando você fala em circuitos separados, é ter um disjuntor próprio para cada um deles? Se sim, você acha interessante colocar um disjuntor exclusivo para a parte de audio e video?(iria incluir pc, tvs, HT, video game, net e tudo que vá ser utilizado neles).

Exato.

Se não me engano, no chuveiro tem essas especificações que você falou, vou ler o que diz lá e seguir a risca. Na leroy os vendedores me informaram que hoje em dia não se faz mais tomada para chuveiro, eles ligam os fios direto, fio com fio eu acho, e que também não se usa mais interruptor para ligar ou desligar a resistência, que esse controle é feito unica e exclusivamente no próprio chuveiro, sabe dizer se procede essa informação?

Sim, não se usa tomada em chuveiro pois as tomadas são para 10 ou 20 amperes e os chuveiros consomem mais que isso. Se emenda os fios ou usa conectores para a corrente máxima do chuveiro. Também não existe interruptor, apenas o disjuntor de proteção. Os pedreiros gostam de inventar, mas siga as instruções do fabricante do aparelho que são claras e corretas.

Não tinha nem passado pela minha cabeça o que seria feito do quadro da casa para o quadro do quarto. No caso irão correr três fios do quadro da casa para o quadro do quarto? Se sim, é melhor comprar o fio de 10mm para ter mais folga? (na minha ignorância estou assumindo que quanto maior, mais seguro será) ou basta me certificar que ele seja de 6mm? O Pedreiro não me pediu nenhum fio acima de 2.5, então suponho que ele não contava em utilizar uma fiação alta para esses fins, vou ficar de olho nisso. Do quado da casa para o quadro do quarto, algo mais que você me recomende observar? Não adianta nada fazer um trabalho bem feito dentro do quarto, se na fonte primária (no caso seria secundária, já que a primária é da rua para o quadro da casa, estou certo?) não foi feito de maneira adequada.

Se a instalação não tivesse chuveiro não seria necessário. Mas tendo um chuveiro será necessário levar fase + neutro + aterramento a partir do quadro principal. Esses condutores serão de 6 mm ou 10 mm, depende da potencia máxima do chuveiro. No quadro principal tem que ver onde serão ligados esses cabos e instalar o disjuntor geral. Também pode levar fios separados para o chuveiro (6 mm ou 4 mm) e para as outras instalações (2,5 mm). Tem que ver o que é possível fazer, se consegue passar os cabos, se tem que quebrar parede, etc.

Não adianta nada fazer um trabalho bem feito dentro do quarto, se na fonte primária (no caso seria secundária, já que a primária é da rua para o quadro da casa, estou certo?) não foi feito de maneira adequada.

Adianta sim. A do quarto já fica pronta e correta. A da casa, se houver problemas, pode ser corrigida depois.

Você se refere àquelas de mercadinho, de péssima qualidade né? Se for algum produto da clamper essa máxima já não se aplica, não é? Ainda nesse assunto, eu comprei muitas tomadas simples, pensando justamente em comprar um ''T'' da clamper, de duas tomadas, acha melhor, para o caso de tomadas de carregadores e ventilador, colocar uma tomada dupla e não utilizar o clamper?

Também, mas até para organizar os fios é melhor já colocar tomadas suficientes. A norma recomenda uma tomada para cada 5 m ou fração de perímetro do ambiente. Para o ventilador ligue direto na parede.

Em termos de segurança, há algum problema em deixar a tomada na altura  da cama? (acima da cabeça) Pensei como uma medida mais comoda para ligar carregador, abajur etc...O Pedreiro disse que seria arriscado, porque teria o risco de em caso de faisca pegar no colchão ou em mim (mas essa máxima não se aplica em colocar no chão, o que continuaria deixando perto do colchão hahaha)

As alturas indicadas para tomadas são 0,30 m, 1,30 m e 2,00 medidas a partir do piso. Acima da cabeça é meio estranho, melhor deixar na lateral da cama.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Arthur Filipe disse:

O Geral teria que ser de quanto? Tem algo de positivo em ter tantos disjuntores? Mesma pergunta que fiz acima, quanto maior a corrente do disjuntor é melhor ou será um desperdício? Comprei disjuntores da siemenes, vou verificar se tem essas especificações que você me indicou.

O geral seria mais indicado por causa do chuveiro. Se conseguir levar um circuito para o chuveiro a partir do quadro principal não seria necessário. O disjuntor protege a instalação, sua corrente tem que ser compatível com a corrente dos cabos que dele derivam. O disjuntores Siemens são de alta qualidade. A quantidade de disjuntores depende da quantidade de circuitos, conforme já expliquei no post anterior.

Não, a casa não está aterrada, inclusive perdi uma tv e uma fonte por causa disso. Comprei três hastes de 2.5 e o restante do material necessário para o aterramento indicado pelo funcionário da leroy (tem mais umas duas peças, mas acho que todas para fixar as hastes no chão, não lembro de ter nada relacionado a fiação ou ao quadro). Você acha que seria mais interessante mandar fazer esse aterramento para a casa e ai a fiação que viria do quadro ja estaria aterrada e eu ficaria seguro ou é melhor um para cada? A Casa é grande, tem muitos eletrônicos, isso influenciaria em algo? Se for o caso de fazer para a casa, seria uma excelente opção porque protegeria todo o terreno. Já comprei o quadro, irei verificar se ele atende ao que você indicou, caso negativo, farei a troca. A Caixa de inspeção seria para facilitar o acesso ao aterramento, ela ficaria no chão? Ainda sobre o aterramento, até aqui, tudo que conversamos, mesmo dentro da minha ignorância, eu consigo inspecionar, mas o aterramento acredito que seria mais difícil de ''entender''...Tem algo que eu possa fazer, ou ficar atento para saber se de fato ele fará o aterramento? (tenho receio que ele apenas coloque as hastes na terra e não faça as ligações, por pura preguiça)

Geralmente o aterramento é feito no padrão de entrada da concessionária. O neutro é aterrado. O indicado é ter um aterramento único que atenda toda a casa a partir do quadro principal. A caixa de inspeção é para verificar se a conexão está bem apertada e sem corrosão. Siga estes passos: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/51/artigo302290-1.aspx

O cabo do aterramento deve ter isolação cor verde ou verde-e-amarelo e 10 mm2 para boa resistencia mecanica.

A instalação do DPS demandaria um treinamento mais qualificado ou se seguir as instruções é possível fazer? Acredito que ele nem saiba o que é um DPS, então se precisar de algum conhecimento mais elaborado para instalar, irei deixar de fora (acha muito importante a presença do DPS? se for o caso, posso buscar alguém para instalar apenas o DPS).

O DPS é instalado no quadro elétrico, ele é fixado como um disjuntor. Tem que ter um DPS para cada fase. E tem que ter o aterramento. É muito importante o uso do DPS para proteger contra surtos que venham pela rede elétrica.

O filtro de linha deve ser usado e não deve exceder a potência (carga) máxima indicada pelo fabricante.

Postado
Em 02/12/2017 às 17:20, Ricardov disse:

Amigo, muito obrigado pela ajuda, vou muito esclarecedor, e certamente contribuiu demais para melhorar um pouco as condições da instalação que será feita. Se tudo seguir normalmente, nessa semana, no máximo na outra a instalação será feita. Baixei o manual e já comecei a ler, é legal abrir os horizontes para mais um caminho de conhecimento, principalmente com algo tão didático.

Queria aproveitar sua disposição em me ajudar e gostaria de saber sua opinião sobre um problema que venho tendo na instalação elétrica da casa, e essa semana tornou a acontecer (por isso demorei a responder). Cerca de três meses atrás teve uma queda de energia em casa (na verdade um ''eletricista'' estava trocando a tomada do chuveiro e desligou o disjuntor sem avisar) que queimou a placa hdmi da minha tv e a minha placa de vídeo. Essa semana, usei o PC e a tv normalmente, desliguei ambos para ir dormir, e ao acordar, para a minha surpresa ambos estavam apresentando problemas. Levei ambos para os respectivos técnicos, e o diagnóstico da tv foi placa hdmi queimada, e do pc ''problema na placa de vídeo''(será encaminhada ao rma). Foi EXATAMENTE o mesmo problema de três meses atrás, porém, desta vez não aconteceu nenhuma queda de energia com eles ligados (e na madrugada não sei se houve queda de energia)....Você poderia dizer quais as possíveis causas? Por sorte, ambos os produtos estão na garantia, terei apenas o dissabor de ficar sem eles alguns meses, mas financeiramente não terei prejuízos. Gostaria de tentar entender o que houve, para que nessa nova instalação evitemos (ou minimizemos) que isso venha a acontecer novamente.

Obrigado novamente por toda a ajuda.

Postado

@Arthur Filipe ,desligar o disjuntor de casa não causa nenhum problema. A energia é interrompida e pronto. Os surtos ocorrem devido a raios e ao ligar/desligar grandes cargas como motores e transformadores. O que precisa ser verificado é o aterramento, se os conectores e emendas estão bem firmes e se a tomada está corretamente polarizada (fase, neutro e terra ligados nos pinos correspondentes). No caso de conexão entre dois equipamentos, como HDMI, é importante esse cuidado, para evitar que se forme diferença de potencial entre as duas placas o que fatalmente vai danificá-las.

tomada.jpg

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Ricardov Fala meu amigo,

A instalação começou ontem, e o Pedreiro não gostou muito das minhas sugestões, mas ele fará mesmo assim, ''por minha conta'' haha

Para tudo que digo, ele contra-argumenta, e para o argumento da vez, gostaria de saber se realmente procede o que ele falou (acredito que não)

Falei que queria fiação de 6mm para o chuveiro, e ele disse que para isso (além de reclamar que não é necessário), precisaria puxar um fio exclusivo para o chuveiro do contador da casa (ou foi do quadro de entrada). Acredito que isso não faça sentido, ele irá puxar a fiação do quadro da casa para o meu quadro, e a fiação do chuveiro para o meu quadro será de 6mm, independente do restante das conexões, correto? Ele disse também que meu chuveiro com 6mm, poderia ''derrubar os chuveiros da casa'', tudo cascata né?

Segunda ele volta para finalizar a parte da energia, e apesar dos pesares, estou conseguindo fazer tudo conforme suas orientações.

Abraços

Postado

Tudo cascata. É como orientei antes, pode colocar fiação exclusiva para o chuveiro vindo direto do quadro principal e nesse caso a fiação para o quadro do quarto pode ser menor (2,5)  pois não precisa alimentar o chuveiro, apenas o PC, geladeira e iluminação, que são cargas leves. OU alimentar o chuveiro a partir do novo quadro do quarto, daí a fiação 6 mm precisa vir até esse quadro e a partir daí alimentar o chuveiro, com disjuntor e circuito exclusivo. Tudo depende do que é possível ser feito na reforma.

Mas quanto aos cabos a forma mais simples de argumentar é mostrar a embalagem do chuveiro, quie diz qual cabo e disjuntor deve ser usado, indicação do fabricante segundo a norma técnica e o pedreiro não tem que inventar nada. Também apresente o manual da Prysmian ao pedreiro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!