Ir ao conteúdo

Bateria De Notebook

Zangrela

Posts recomendados

Postado

Comprei um notebook e a bateria dura apenas 2:30h e eu sei que a bateria tem um tempo útil de vida, iguais aos HD´s.

A pergunta é a seguinte, como faço para que minha bateria tenha uma maior longevidade?

Postado

Simples...

Eu acredito que o melhor mesmo é deixar desconectada a bateria quando não estiver usando e carregar a bateria somente quando necessário.

Isto é, quando tiver usando "ligado na tomada" tirar a bateria.

Se vai querer usar ele "na bateria" conecte a bateria, ligue na tomada e espere carregar até 100%. Quando chegou a 100% desligue ele da tomada.

Postado

Não só a bateria e HD, mas o próprio notebook tem sua vida útil, por isso tem que tirar o máximo de proveito dele, que cada centavo gasto com ele valha a pena. Tem gente que cuida do notebook como se fosse uma joia rara guardado dentro de uma redoma de vidro. Use com cuidado e de forma racional, mas não esqueça que um notebook é um instrumento que, independente do uso, em alguns anos estará obsoleto. Siga as orientações do manual. Contacte o fabricante. Falo isso, pois eu fiz isso e nem o pessoal da Toshiba, nem o Pessoal da Sony disseram que é preciso ter cuidados especiais com a bateria, só que deve ser usado frequentemente e não deixar parado (sem uso por longos períodos).

Quanto a duração de bateria, raramente alcança o valor que está no manual. Dependendo do uso ele pode esgotar rapidinho. Meu Toshiba que no momento está rodando Mersenne prime (um programa para achar números primos astronômicos que tem quase um milhão de dígitos) a bateria esgota-se em menos de uma hora.

Postado

muito obrigado a vocês 2 que responderam, mas o que eu quis dizer acho que somente tabgal respondeu, que é o seguinte.

Eu quero que minha bateria dure 5 anos, ao invés de durar 3 anos.

Estou falando do tempo de vida da bateria, e não das hora que ela fornece energia ao pc.

muito obrigado.

Postado

Só para complementar...

Parece que a vida útil da bateria é contada em ciclos carga/descarga. Sendo assim, quanto menos ciclos tiver, mais ela vai durar.

O problema é que mesmo aquelas cargas "pela metade" contam como um ciclo. E, por exemplo, as vezes você deixa ligado ele com a bateria, ele vai fazendo várias "mini-cargas", daí isso realmente detona a bateria.

• 3 semanas depois...
Postado

Já ouvi muitas coisas sobre baterias de notebook, mas a verdade é que nenhum manual do fabricante de notebook (que já tive nas minhas mãos, todos com bateria li-io) fala desses cuidados de carregar e descarregar completamente para minimizar o efeito memória, tirar a bateria quando estiver ligado na tomada, etc. O que posso falar por experiência própria é que eu carrego a bateria 2 a 3 vezes por dia, sendo na maioria das vezes com meia carga, pois não posso dar luxo de gastar toda a bateria para recarregá-la. Quando vejo uma tomada dando sopa por aí, ligo o carregador. O notebook atual já está com quase 1 ano, o que quer dizer que sua bateria foi recarregada no mínimo 300 vezes. Não sei quanto ela segura a carga, mas posso afirmar que mais de uma hora ela aguenta. O mesmo digo das bateria de celulares que carrego toda noite, independentemente da carga restante. Um dos celulares já está com 3 anos e a bateria original, funcionando normalmente. Acredito que todos os cuidados são para baterias anteriores a Li-io, pois justamente a vantagem deste é não ter efeito memória. Há muitas falacias, mas para mim o que vale é o que está escrito no manual.

[ ]s.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!