Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Caros, boa tarde.

Gostaria do auxílio dos srs. para identificação de um problema que não estou conseguindo resolver.

Tenho um PC com as seguintes configurações:

Intel Core i7 3930K
4x4GB Kingston HyperX 2133 Mhz DDR3
placa-mãe Intel DX79SI
ATI RADEON 5870 Eyefinity Edition
2x1TB HD's Samsung em RAID 0
Water Cooler Corsair Hydro Series H100
Fonte Seventeam 850W reais 80Plus Bronze Modular
Gabinete CM CosmosS

O problema é o seguinte: De uns dias pra cá, o computador começou a desligar sozinho. Não é um desligamento comum, ele desliga abruptamente como se puxassem o cabo de alimentação da fonte. E isso não tem hora pra acontecer. Às vezes ele liga e desliga após 2 seg, às vezes é durante o POST, outras vezes consigo usar o PC durante 30/40min e ele desliga..
Minha primeira suspeita foi superaquecimento. Verifiquei as temperaturas tanto na BIOS como usando o AIDA e nada anormal, não passa dos 43 para o CPU/GPU e 38 para demais componentes. O gabinete possui, além do water cooler, um cooler frontal nos HDS, um traseiro, um inferir ao lado da fonte, e dois superiores ligados na mangueira do watercooler.
Hipótese descartada, resolvi fazer uma boa limpeza nele, pois a sujeira poderia estar prejudicando algum contato. Tirei tudo, limpei com álcol isopropílico os contatos e joguei um limpa contato spray na placa-mãe. Coloquei a pasta térmica Artic Silver 5 no processador. Religuei, a mesma coisa. Desligando..
Reparei que algumas vezes, quando eu conseguia usar o PC, a BIOS avisava que tinha acontecido um "CMOS Battery failure". Então, resolvi tirar a bateria, limpar e reconectar. Ligou, achei que tinha resolvido o problema, funcionou por um dia, e no dia seguinte quando fui ligar, a mesma coisa.. Testei então com outra bateria de um amigo, mesmo problema. Bateria descartada..
Foi então que resolvi fazer o teste básico: Testar outras peças.
Peguei o PC de um amigo emprestado, mudei a placa de vídeo, funcionou por uns 40min e desligou. Testei então com a fonte dele. Também desligou após um tempo.
Tentei então ligar com um pente de memória por vez, variando os slots, e também desliga. Tentei ligar com todos os HDs e drivers desligando, deixando apenas a CPU e a placa de vídeo (a mobo não tem onboard). Mesmo problema.

Então, numa tentativa desesperada, liguei tudo sem conectar o cabo ATX do processador. Ficou funcionando por uns 50 min e não desligou. Não esperei mais do que isso pois o computador não havia ficado muito mais tempo que isso ligado, supus que o problema seria o conector da placa-mãe em curto e resolvi testar com o multímetro. Tudo normal, teste de continuidade entre fios amarelo/amarelo conduzindo, preto/preto conduzindo e preto/amarelo sem conduzir.

Fiquei sem entender mais nada, então resolvi levar o PC na PromoInfo no RJ para diagnosticarem o problema (essas lojas de peças da Carioca que fazem de tudo). Me atenderam com certa má vontade, deixei o PC lá por um dia e disseram que apenas trocaram a placa de vídeo, testaram a minha em outra e parece que a placa de vídeo está funcionando. Colocaram outra placa de vídeo no meu, e também desligou.. Falaram que quando testaram com uma placa de vídeo simples (daquelas que não precisa nem conectar o cabo PCI de alimentação), o computador ficou ligado por algumas horas e não desligou. Agradeci e levei o PC de volta pra casa.

Para minha surpresa, quando liguei ele em casa, ficou ligado e funcionando. Consegui fazer tudo normalmente durante a noite, e desliguei o computador. Pensei: Alguma alquimia negra resolveu o meu problema. Hoje de manhã, quando fui ligar, voltou a desligar novamente.

Esgotei todas as minhas tentativas, a única suspeita principal é a placa-mãe. Capacitor queimado talvez? Até onde eu sei, quando uma placa-mãe está em curto ou algum capacitor queimado, ela nem liga.. apenas gira os FANS e desliga, ou não consegue passar do POST. Como eu consigo usar o PC algumas vezes antes de desligar, não estou conseguindo achar explicação para esse problema. Estou pensando em levar para uma especializada em reparos de placas mãe (coisa rara e cara aqui no RJ), mas não sei se vale a pena. O problema é que essa placa é soquete LGA 2011, x79, e não fabricam mais placas deste soquete. No mínimo se trocar a placa eu precisaria trocar o processador, e bem provavelmente as memórias, então seria melhor investir em um PC novo por completo. Não sei também se valeria a pena mandar consertar essa MOBO (se for este o problema) e quanto tempo duraria esse investimento.

Tenho esse PC desde 2013, nunca apresentou este tipo de problema e a fonte sempre aguentou de boa. Um detalhe: Essa placa-mãe, por ser específica para games, possui algumas especificações padronizadas de perfis de overclock. Eu ativei de fato o overclock com perfil mais baixo (1.00x da placa) e funcinou desde então, até o dia que começou a desligar. Não sei se o overclock pode ter queimado a mobo também, mas como falei, as temperaturas sempre ficaram nessa faixa, afinal de contas montei um PC gamer pra aguentar o over.

Ah, já tentei também resetar a BIOS através do jumper e da própria BIOS, bem como voltar a BIOS pra uma versão anterior, e continuou apresentando o mesmo problema de desligamento.

Estou meio desesperado, será que os srs. poderiam me auxiliar quanto a este problema?

Muito obrigado pela ajuda!

Postado

@rickzin

Já tentou fazer um teste de bancada  ?

Já verificou se os pinos do soquete da placa-mãe não estão tortos ?

Será que o cooler do teu processador não está muito apertado ou desbalanceado  ?

Chegou a testar outro processador ?

• 2 semanas depois...
Postado

Deixei o PC numa especializada em placas mãe e chegou-se a conclusão de que o problema é o chipset da placa.

Todos os testes citados foram feitos mas, além de continuarem dando o mesmo problema, isso seria um caso de avaliação caso tivesse havido remontagem e os problemas fossem apresentados. No meu caso, o problema começou a aparecer "do nada", após bastante tempo de funcionamento.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...