Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de saber o seguinte: Aquele protetor de surto, que a Vivo antiga GVT instala entre o modem e o filtro de linha proteje mesmo? ele pode aumentar a atenuação ou diminuir a margem de ruido? É um dispositivo pequeno e levinho, menor que o filtro de linha. Outra dúvida que eu tenho, posso utilizar dois filtros de linha Adsl/vdsl em série, com intenção de melhorar ainda mais a filtragem, ou isso pode aumentar a atenuação?

Postado
2 horas atrás, ciro-mota disse:

Você se refere a isto?

S_14033-MLB4408214788_052013-O.jpg

Se sim, ele é apenas um filtro divisor de sinais, nada tem haver com proteção contra surtos elétricos.

Esse sim eu sei que é um filtro divisor de sinais, o protetor de surto que me refiro, é até um pouco menor que esse, e foi conectado entre um filtro como esse e o modem VDSL. Eu não conhecia até que trocaram o cabo externo aqui em casa e colocaram esse tal protetor de surto.

adicionado 3 minutos depois

Eu resolvi conectar ele na tomada telefônica, não fez diferença entre o filtro e o modem ou ligado na tomada.

adicionado 23 minutos depois

Screenshot_20180522-185933.png

Screenshot_20180522-185940.png

Postado

Interessante, tive GVT desde 2009 até 2016 quando a vivo comprou (e o serviço virou uma porcaria) e nunca instalaram pra mim esse filtro, nesse tempo com a GVT, 2 modems foram queimados por raios aqui no interior do RS. Acho que isso é novidade... mas uma pecinha desse tamanho acho que não é nada contra a força de um raio... dificilmente vai deixar o modem "powerbox" deles imune aos raios... mas a ideia é boa, vamos ver na prática, durante uma tempestade elétrica..

• 1 ano depois...
Postado

Quero deixar registrado aqui para futuros pesquisadores que hoje eu fui salvo por um protetor desses. Houve uma descarga de raio aqui perto de minha residência e o filtro de linha não queimou, mas o protetor queimou e o modem manteve-se intacto. A pena é que não encontro desse protetor fácil para comprar e substituir, todos vendedores "experts" afirmam com toda a certeza do mundo que o filtro serve para proteger da mesma forma, porém, nada do que eles disserem vai mudar a experiência que tive já que o filtro não queimou mas o protetor sim.

Se formos olhar o propósito de ambas peças, realmente o filtro não foi feito para queimar, mas sim para eliminar os ruídos da linha e separar as frequências pertencentes ao sinal de telefone do sinal do ADSL.

Quanto ao aparelho ser frágil, a ideia é esta mesmo, que seja frágil ao ponto de queimar quando houver qualquer sobrecarga de energia na rede, ele funciona como um fusível e, portanto, tem que ser forte o suficiente para suportar a corrente elétrica normal, com uma taxa de variação bem pequena pois é corrente contínua, e frágil o suficiente para queimar quando houver qualquer alteração nesta corrente para acima do estabelecido e de forma bem rápida, pois o raio e energia elétrica se desloca quase que na velocidade da luz.

Espero ter contribuído.

Eis a foto do "corpo" estirado sobre a mesa!

20191209_180457.jpg

20191209_180508.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...