Ir ao conteúdo

C Outro problema com if

Ir à solução Resolvido por isrnick,

Posts recomendados

Postado

Meu programa precisa receber o ano de nascimento do usuário e o seu gênero. Caso seja do sexo Masculino e tenha 18 anos, a mensagem que aparecerá na tela será "Serviço Militar Obrigatório.". Caso contrário aparecerá "Insento de Serviço." 

O problema é que o if não está funcionando propriamente. Na teoria, se eu digitasse no campo do ano de nascimento o valor 2000, e no campo do gênero M (masculino), o programa deveria apresentar a primeira mensagem, mas não o faz.

Segue o código abaixo: 

#include <stdio.h>

main ()
{int data, idade;
 char sexo;
 printf ("Insira o ano de seu nascimento: ");
 scanf ("%d", &data);
 printf ("Insira o seu sexo: ");
 scanf ("%s", &sexo);
 idade=2018-data;
 if (sexo=='M'&&idade==18)
 {
            printf ("Servico Militar Obrigatorio.");
 }
 else
 {
            printf ("Isento de Servico.");
 }
}

• Membro VIP
Postado

Boa tarde, né?

Como está usando somente um caractere, acho que esse %s deveria ser %c.

A comparação de string se dá com o uso do strcmp, mas com o caractere único não sei se pode usar a igualdade (==).

• Curtir 3
  • Solução
Postado

Você usou o especificador de tipo errado no scanf, colocou %s que é para strings, mas deveria ser %c para ler apenas 1 caractere.

scanf (" %c", &sexo);

Observe que coloquei um espaço antes do %c na string " %c", isso serve para descartar quaisquer caracteres vazios/branco (espaço, tabulação, nova linha '\n', etc) que venham antes da letra, pois assim o %c só vai pegar o primeiro caractere não-vazio/branco, que seria a letra digitada a qual estamos interessados.

Note também que caractere minúsculo 'm' é diferente do caractere maiúsculo 'M', então se digitar minúsculo não vai satisfazer a condição do seu if.

E leia minha assinatura abaixo para ver como postar códigos no fórum.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado
7 minutos atrás, Math.Pi disse:

Boa tarde, né?

Como está usando somente um caractere, acho que esse %s deveria ser %c.

A comparação de string se dá com o uso do strcmp, mas com o caractere único não sei se pode usar a igualdade (==).

Olá novamente. :D 

Cara, eu tinha feito com o %c logo de primeira quando eu fiz a primeira "versão" do programa. Mas o amigo que respondeu aqui em depois de você ajudou.

O lance era esse espaço que tem que ter antes do %c. O problema que dava quando eu não colocava o espaço era que o programa simplesmente avançava o processo inteiro após inserir o ano. Nem me deixava digitar alguma coisa no campo do gênero. 

Mas valeu mesmo assim.

adicionado 0 minutos depois
9 minutos atrás, isrnick disse:

Você usou o especificador de tipo errado no scanf, colocou %s que é para strings, mas deveria ser %c para ler apenas 1 caractere.

scanf (" %c", &sexo);

Observe que coloquei um espaço antes do %c na string " %c", isso serve para descartar quaisquer caracteres vazios/branco (espaço, tabulação, nova linha '\n', etc) que venham antes da letra, pois assim o %c só vai pegar o primeiro caractere não-vazio/branco, que seria a letra digitada a qual estamos interessados.

Note também que caractere minúsculo 'm' é diferente do caractere maiúsculo 'M', então se digitar minúsculo não vai satisfazer a condição do seu if.

E leia minha assinatura abaixo para ver como postar códigos no fórum.

Deu certo man, valeu. O problema que eu não conhecia era o do espaço antes do %c.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...