Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Como não conheço outro forum melhor e sei que aqui só tem cabeção, alguém pode de responder isso?
Tenho duas imagens anexadas abaixo... Uma dos espectros de emissão dos elementos químicos. E outra imagem, mostrando a faixa de reflexão para alguns metais.

No caso específico da Prata, pode se observar que como espelho, ela não é muito boa para refletir imagens na faixa do violeta e acima.
Mas no espectro de emissão, pode-se observar que a prata possui pouquíssimas faixas de cores.

Se a prata é excelente como espelho (para quase todas as cores visíveis), o espectro de emissão dela não deveria ser semelhante ao mostrado no gráfico do espelho? Por que eu não consigo explicar a reflexão da prata me baseando no espectro de emissão dela?

O elemento Prata é Ag

imagem 1: metais e faixas de reflexão
imagem 2: spectrum dos elementos

mirrorsfigure5.jpg

spctelem.png

• 3 meses depois...
Postado

... a primeira imagens de reflexão é um onda que bate em um material e é refletida, ou seja, o material não absorve ela e a energia volta, como observada no primeiro gráfico parte dela é absorvida... e essa parte absorvida é que excita algum elétron e dependendo dessa energia pode sair ou não algum elétron e esse elétron que na volta vai emitir essa luz, perceptível ou não. Então nessa mistura de luzes voltando ao teu "olho" muito é do refletido e mesmo aquele absorvido não é todo absorvido.

Por exemplo o carbono... preto... ou o diamante transparente... também tem sua reflexão dependente de como seus átomos se organizam... O carbono grafite absorve muita coisa e o diamante é transparente fazendo refração dos raios...

Olha a parte de opacidade da wikipedia... sobre mecânica quântica que explica mais ou menos isso lol

https://pt.wikipedia.org/wiki/Opacidade

Já o espectro: 

Citação

Leis de Kirchhoff 1) Um corpo opaco quente, sólido, líquido ou gasoso, emite um espectro contínuo. 2) Um gás transparente produz um espectro de linhas brilhantes (de emissão). O número e a posição dessas linhas depende dos elementos químicos presentes no gás. 3) Se um espectro contínuo passar por um gás à temperatura mais baixa, o gás frio causa a presença de linhas escuras (absorção). O número e a posição dessas linhas depende dos elementos químicos presentes no gás.

Sólidos opaco quente emite uma espectro contínuo (sem faixas descontínuas)... só o gás que se determina essas faixas de absorção ou de emissão.

https://lief.if.ufrgs.br/pub/cref/n30_Muller/aula2/aula2g.pdf

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...