Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá Pessoal.

Estou tentado fazer uma soma condicional, (somase) em uma coluna que contem texto, mas não estou conseguindo. Já usei o substituir, o mudar, o ext.texto para retirar a parte de texto e mesmo assim não resolve. As vezes aceita a fórmula, mas o resultado é zero. Segue screen do excel para visualizar.Existe outra maneira de fazer, isto é, faço uma nova coluna retirando os texto da coluna  principal e ai consigo, mas como estou estudando essas fórmulas, quero me aprofundar. Meus agradecimentos antecipados.

João Batista.

João Batista.image.thumb.png.dd45ea5be294c0728d0180f9dd983bbc.png

Postado

experimente:

=somarproduto(--(a3:a10="paulo");--esquerda(c3:c10;núm.caract(c3:c10)-2))

Postado

Olá Pessoal!!

Beleza Patropi!!

Obrigado Osvaldomp!!

Desculpem-me demorar para responder. É que aconteceu algumas coisas esquisitas aqui. No computador da faculdade, eu coloquei essa formula e não funcionou. Eu copiei e colei. Bem, com isso eu fui ver e estudar essa formula e aprendi um punhado de coisas que eu não sabia: Os dois sinais de menos, (Falso e verdadeiro, 0 e 1), também vi que se o numero não estiver do lado direito da celula ele é tido como texto e que se você multiplicar por 1 ele vira numero e muda de lado etc. Vi tambem essa função somarproduto que eu não conhecia. Enfim, foi uma aula proveitosa. Agora que fui usar meu computador em casa e a sua formula funcionou. Eu tinha feito uma que funcionou também quase igual a sua. seria assim:

=SOMARPRODUTO(--(A3:A10="PAULO")*(SUBSTITUIR(C3:C10;(DIREITA(C3:C10;2));"")*1))

Agora tenho que achar um jeito de ver na matriz principal onde vou usar essas formulas, porque a quantidade de texto em cada celula e os algarismos numericos são diferentes. Pode ter de 3 a cinco letras e um ou dois numeros. A proposito, como eu uso o "*" como um curinga para designar uma parte do texto. Eu tentei usar mas sempre deu erro.

Agradecimento antecipados.

image.thumb.png.0ee0955b652189b881fca3ec44244362.png

Postado

Ola amigos!!!

Vocês que são mestres nesse assunto, provavelmente entenderão fácil mas para mim está um pouco complicado essa fórmula.Embora eu mesmo a fiz, por presunção, mas me deu uma dúvida terrível. Vejam a planilha:

image.thumb.png.2aca2adcf4ff1b64cc4b5cb1fcf185c2.png

Nessa planilha eu queria somar os números da coluna H se a linha correspondente na coluna B fosse igual a "Data da entrada". É claro que tive que tirar os textos das células na coluna H, mais isso fiz de boa.Então usei a fórmula:

=SOMARPRODUTO((B7:B22=B7)*(SEERRO((ESQUERDA(H7:H22;2));0))). Mas o resultado dava 39 e o correto era 36.

Então olhado os resultados com o F9, percebi que ele  está somando a primeira parte da formula, até o asterisco, com a segunda, obedecendo o critério. Então fiz assim:

=SOMARPRODUTO((B7:B22=B7)*(SEERRO((ESQUERDA(H7:H22;2));0))-(B7:B22=B7)). Ou seja, subtrai a primeira parte e deu certo, (acho). Mas não sei porque.Segundo as explicações da fórmula que eu vi, deveria fazer a multiplicação segundo o critério e somando apenas o produto.

Por gentileza, alguém pode me explicar isso??

Agradecimentos antecipados

João Batista.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...