Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eae gente, eu gostaria de tirar 2 duvidas a respeito de HDD/SSD.

O meu PC teve um problema na fonte e estou esperando outra fonte chegar da garantia e aproveitei para da alguns upgrades na parte de armazenamento dele.

A primeira duvida é sobre um SSD:

Recentemente adquiri um SSD da Kingston 120GB e quando o mesmo chegar eu quero instalar o Windows 10 nele porém já possuo um HD de 1TB da Western Digital com o Windows 7 e eu gostaria de instalar o Windows no SSD e manter algumas pastas especificas do HD como o documentos que estão no desktop, alguns aplicativos (pasta ProgramFiles) como a Steam, Battle.net e outros jogos e ai sim formata-lo para retirar qualquer outra pasta não selecionada. Como eu posso fazer isso?

Formatar sem perder itens específicos e sem nenhum outro meio de armazenamento grande o suficiente para backup (Só o ARK na Steam pesa + ou - 180GB com os mods e não tenho nenhum HD externo). Quero manter esses itens ainda no HD e apenas o Windows no SSD e outros programas que irei baixar.

A segunda duvida é sobre os tipos e tamanhos de HD comprar e formatação:

Pretendo comprar um HD e alocar todos os jogos, e apenas os jogos, para ele (Steam, Battle.net, Origin, etc.) e pesquisando um pouco aprendi sobre os tipos de HD da Western Digital e encontrei os HD Black que supostamente seriam para jogos e aplicações pesadas. Eles realmente são bons para isso ou um Blue ou Red já seria bom? O HD que estou utilizando no momento aparentemente é para arquivos do dia-a-dia com foco em videos/imagens e não para jogos, aplicativos pesados ou de renderização. O preço dos HDs Black são elevados em comparação aos outros tipo e, por isso, fiquei em duvida sobre o custo/beneficio, qual tamanho comprar e, dependendo do tamanho/quantidade de HDs, qual formatação realizar.

Eu gostaria de 2TB de armazenamento. Um HD de 2TB que custa cerca de 700~800 reais e ,já o de 1TB, custa cerca de 400~500 reais. Já que comprei varias coisas nessa Black Friday penso em comprar um HD de 1TB agora e mais um de 1TB futuramente pois ainda tenho contas normais a pagar (infelizmente) e queria saber se, independentemente do tipo do hd (Black, Red, etc.), vale a pena fazer essa divisão ou comprar logo o de 2TB e se, caso eu faça essa compra de 2 HDs de 1TB, é vantajoso e possível a formatação RAID0 em HDs de jogos ou é arriscado já que, pelo que li, se um HD falha os arquivos são perdidos e não sei se isso é comum já que HDs é uma loteria quando se trata de durabilidade. Talvez tenha pensado errado quanto as vantagens e em quais casos é possível a formatação RAID0 já que realmente tenho pouco conhecimento nessa área.

Itens citados:

Desde de já agradeço a você que leu esse tópico e desculpe-me qualquer erro tanto ortográfico ou formatação de texto quanto sobre o assunto em si, como já disse, não sei muito da área de formatação/armazenamento.

TENHA UM BOM DIA/BOA NOITE 😁

Postado

1- Que eu saiba, programa instalado em uma partição, fica nela apenas, sem ser possível mover. Talvez exista alguma forma( que eu não conheço 😕 ).

2- Sinceramente, na minha opiniao, hd é tudo igual, o que muda é questão de rpm, cache, tamanho. Os RPM's falam a "velocidade" que poderá ler/escrever os arquivos, existem(mais comuns) 5400/7200 rpm, esses rpm não são realmente a velocidade de leitura/escrita, e sim que o disco gira para poder fazer alterações. CACHE é digamos que um local do hd onde tem um "privilégio", apenas para arquivos pequenos que são bastante usados, normalmente se pega 64mb, mas é possível achar alguns de 32mb(não muito recomendados). TAMANHO é basicamente a quantidade de TB/GB para armazenar seus arquivos. De resto, não há diferença, é mais nome do que desempenho mesmo.

3- melhor ter 2hd de 1tb! Caso queime 1, terá o outro. Caso queira fazer raid0, poderá fazer, nunca vi raid0 de hd, não sei se há um bom desempenho, mas creio que há uma grande possibilidade de queimar seus hd's

Postado

Tipo clonar o Hd, Wd black de 2tb  seria um bom investimento

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...