Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu comecei com o excel recentemente, e uma dúvida me estagnou, como faço para que o valor total (marcado em vermelho) somente some a coluna do valor final (marcado em verde) se o status NÃO for finalizado (marcado em amarelo) como eu poderia fazer isso? 
Obs: Vou mandar a versão sem Macro, pois por algum motivo o Excel indica que meu macro não é seguro 😭

image.png

Livros.xlsx

Postado

Experimente:

=SOMARPRODUTO((Tabela1[Status]<>"")*(Tabela1[Status]<>"FINALIZADO");Tabela1[Total])

Postado
9 minutos atrás, osvaldomp disse:

Experimente:

=SOMARPRODUTO((Tabela1[Status]<>"")*(Tabela1[Status]<>"FINALIZADO");Tabela1[Total])

Funcionou perfeitamente amigo! Agradeço muito a sua ajuda! Se eu quisesse que além dele não somar as células com o Status FINALIZADO também não somasse as células com o Status ""(que seria vazio) como eu poderia fazer isso?

adicionado 11 minutos depois

Mas sinceramente, você me ajudou muito! Deus te abençoe, espero que dê tudo certo para você

Postado
46 minutos atrás, Vinicius Borges Lima disse:

Se eu quisesse que além dele não somar as células com o Status FINALIZADO também não somasse as células com o Status ""(que seria vazio) como eu poderia fazer isso?

A fórmula que eu sugeri já trabalha dessa forma. Ela somente soma se Status<>"" E Status<>"FINALIZADO"

Postado
1 minuto atrás, osvaldomp disse:

A fórmula que eu sugeri já trabalha dessa forma. Ela somente soma se Status<>"" E Status<>"FINALIZADO"

Sim, eu percebi depois, perdão :(

adicionado 1 minuto depois
2 minutos atrás, osvaldomp disse:

Você poderia me explicar o código? Claro, se não for pedir muito, eu comecei esses dias no Excel, mas muito obrigado desde já

Postado

A função SOMARPRODUTO() é uma função matricial nativa do Excel.

No seu caso ela trabalha inicialmente com 3 matrizes:
1) matriz formada pelos valores da coluna status (critério status<>""),
2) matriz formada pelos valores da coluna  status (critério status<>"FINALIZADO"), e
3) matriz formada pelos valores da coluna Total

Para cada elemento das duas primeiras matrizes a função atribui VERDADEIRO (V) para os elementos que atendem ao critério e FALSO (F) para os que não atendem.

Em seguida é feito o PRODUTO entre essas duas matrizes, sendo que para o produto V x V o resultado será 1 e para os demais, zero. Portanto, cada elemento da matriz resultante do produto (quarta matriz) será 1 ou zero.

Por último é feita a SOMA somente dos elementos da terceira matriz (coluna Total) que correspondam ao número 1 na quarta matriz.

Para você acompanhar a execução passo-a-passo da função selecione a célula que contém a fórmula / menu Fórmula / Avaliar Fórmula.

Pesquisando na NET como Excel SOMARPRODUTO provavelmente você encontrará explicações mais técnicas e mais completas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...