Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, não estou muito acostumado com internet via fibra óptica e portanto surgiu uma dúvida aqui após a instalação feita pela OI. A instalação é a seguinte: um cabo de fibra óptica chega até a minha casa e se conecta num aparelho da Alcatel-Lucent (que eu descobri ser um ONT - Optical Network Terminator). Dele sai um cabo Ethernet que se conecta a um outro aparelho, da Technicolor, através de sua porta WAN. Deste aparelho saem dois cabos Ethernet para dois pontos de TV e mais dois cabos para roteadores funcionando como Access Points (o Wi-Fi desse Technicolor é terrível).

A dúvida é a seguinte: apesar do técnico da OI ter chamado este aparelho da Technicolor de "modem" (e ele de fato pode servir de modem DSL, segundo o manual), na atual configuração daqui de casa, ele está funcionando é como router, correto? Sendo assim, posso trocá-lo por um roteador melhor, dispensando portanto o uso de um dos Access Points (que está literalmente do lado)? Haveria algum problema quanto às televisões?

Caso alguém já tenha feito este tipo de configuração ou saiba de um artigo/tópico que cobre este assunto, eu seria eternamente grato.

Postado

@gcleite96 Esse aparelho da Technicolor está funcionando como HG (Home Gateway).

Os 3 sinais (voip, iptv e internet) passam pelo mesmo meio físico e quem faz essa divisão de VLAN's é a HG.

A Oi envia X velocidade para a IPTV em separado a sua velocidade contratada de internet, se você conectar computadores e as STB (aparelhos de iptv) na mesma conexão em um roteador que não é essa HG ela vai misturar o sinal e você ira usar o sinal de internet para tudo (podendo ficar bem lento).

Recomendo manter a topologia como está para evitar futuros problemas.

Postado

Entendi. Obrigado @felipecardoso9! Eu teria que configurar essas VLAN's manualmente então né, se fosse o caso?

Só uma curiosidade: o fato de eu ter uma conexão cabeada a mais (desse Technicolor ao roteador como AP) me faz perder muita velocidade? Porque eu não consigo chegar na minha banda contratada (100 Mbps) quase nunca, mesmo por cabo, do jeito que está. Direto no Technicolor recebo 90, 95 Mbps fácil. Mas pelo AP (por cabo) recebo no máximo 70 Mbps. Isso era esperado?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!