Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite.

Estou com um modem da NET para (TC7337NET: escrevi errado na primeira vez, perdão) ao meu plano de 120 mega, e gostaria de configurá-lo para uso de WPA2.

Brincando um pouco nas opções, encontrei que tenho que ativar uma das opções com PSK, ou não funciona. Porém, meus testes indicaram que a velocidade despenca pela metade quando eu troco do padrão deles, WPA-PSK, para o WPA2-PSK.

Procurando online, notei que isso seria indicativo de o modem utilizar TKIP e não AES como criptografia.

Estou errando algo? Este modem realmente não tem AES (não encontro opção para selecionar a criptografia)? Ou o WPA2 derruba a velocidade pela metade mesmo?

Qualquer ajuda seria muito bem vinda! :)

Obrigado.

Postado

ta e qual o modelo desses roteadores? na breve pesquisa fiz com o mencionado "tk7337 net" não encontrei resultado relacionado

Postado
27 minutos atrás, Lucas Emanuel Valério disse:

ta e qual o modelo desses roteadores? na breve pesquisa fiz com o mencionado "tk7337 net" não encontrei resultado relacionado

Falha minha, perdão: TC7337NET. :P

Postado

em teoria não era pra perder desempenho pelo menos não tanto enfim sempre usei a configuração seguinte e tive desempenho satisfatório

802.11 b/g/n canal 6 e com largura de banda de 40mhz WPA2-PSK AES, no seu caso você teria que verificar se resetando seu roteador essa opção não aparece ou verificar se seu roteador não esta com firmware modificado pois em alguns videos que assisti sobre seu roteador constava a opção AES, abaixo vou colocar um link com referencias sobre AES/TKIP enfim caso seu problema não seja solucionado você pode ligar para a NET e solicitar a troca do seu roteador.

Esqueci de mencionar algo quanto a senha, devido a "popularização" da internet de alta velocidade diversas redes wifi acabam sofrendo com ataques de algum vizinho engraçadinho então para evitar isso ou reduzir as chances de que alguém use sua rede escolha senhas acima de 10 dígitos e misture letras e números para dificultar mais você pode deixar a sua rede oculta essa ultima parte opcional pois é chato ter que adicionar perfil manualmente caso você receba visitas, a titulo de curiosidade redes wifi de 8 dígitos com apenas números podem ter suas senhas quebradas em menos de um dia dependendo da configuração que o individuo utilizar

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2017/09/segurança-wi-fi-descubra-qual-e-a-melhor-configuração-para-seu-roteador.ghtml

Postado

Opa, obrigado pela resposta!

Pena que a net decidiu complicar a minha vida: claramente eles modificaram totalmente o programa. Abaixo vai uma foto exataemnte da sessão onde fica as configurações de segurança da wifi (só tem o nome das duas redes mais pra cima, e a senha mais pra baixo). Como tu pode ver, tá tudo diferente.

Até me chamou a atenção, de forma ruim agora, a presença de outras características, que não tinha dado atenção, nos primeiros três parâmetros: rede fechada, modo exigido, ap isolado... Alguém sabe o que é isso??

Qualquer ajuda vai ser muito bem vinda.

Muito obrigado,

Jones

modem-net-120.png

adicionado 38 minutos depois

Desculpem por colocar em mensagem separada, mas uma informação extra: usei o aplicativo net analyser para android aqui, e verifiquei que, apesar dos problemas de velocidade aparentes, a criptografia detectada é AES e não TKIP. Ótimo! :)

Logo, agora eu teria que escolher entre:

1) Velocidade alta com WPA-PSK (AES)

2) Velocidade baixa com WPA2-PSK (AES)

3) Resolver o problema de perda de velocidade do WPA2...  :P  Alguma ideia do que causaria isso? Alguém com esse modem aí?

MUITO estranho: acabo de recolocar em WPA2-PSK, e AGORA o teste de conexão funciona na velocidade máxima às vezes... parece que a diferença tá no ping, e quando ele dá abaixo de 20ms consigo velocidade total, quando dá acima despenca. Deve ser só algo então com relação aos servidores que o teste conecta cada vez. Concordam ou vale algum outro teste, pessoal?

Bom, afora isso, agora só tenho que descobrir exatamente o que são aquelas 3 primeiras opções nada agradáveis... Alguma dica? Aquilo ali dizendo "rede aberta" me deu arrepios...

Valeu! :)

Postado
2 horas atrás, johannesrs disse:

Opa, obrigado pela resposta!

Pena que a net decidiu complicar a minha vida: claramente eles modificaram totalmente o programa. Abaixo vai uma foto exataemnte da sessão onde fica as configurações de segurança da wifi (só tem o nome das duas redes mais pra cima, e a senha mais pra baixo). Como tu pode ver, tá tudo diferente.

Até me chamou a atenção, de forma ruim agora, a presença de outras características, que não tinha dado atenção, nos primeiros três parâmetros: rede fechada, modo exigido, ap isolado... Alguém sabe o que é isso??

Qualquer ajuda vai ser muito bem vinda.

Muito obrigado,

Jones

modem-net-120.png

adicionado 38 minutos depois

Desculpem por colocar em mensagem separada, mas uma informação extra: usei o aplicativo net analyser para android aqui, e verifiquei que, apesar dos problemas de velocidade aparentes, a criptografia detectada é AES e não TKIP. Ótimo! :)

Logo, agora eu teria que escolher entre:

1) Velocidade alta com WPA-PSK (AES)

2) Velocidade baixa com WPA2-PSK (AES)

3) Resolver o problema de perda de velocidade do WPA2...  :P Alguma ideia do que causaria isso? Alguém com esse modem aí?

MUITO estranho: acabo de recolocar em WPA2-PSK, e AGORA o teste de conexão funciona na velocidade máxima às vezes... parece que a diferença tá no ping, e quando ele dá abaixo de 20ms consigo velocidade total, quando dá acima despenca. Deve ser só algo então com relação aos servidores que o teste conecta cada vez. Concordam ou vale algum outro teste, pessoal?

Bom, afora isso, agora só tenho que descobrir exatamente o que são aquelas 3 primeiras opções nada agradáveis... Alguma dica? Aquilo ali dizendo "rede aberta" me deu arrepios...

Valeu! :)

ap isolado impede que dispositivos conectados a rede conversem entre si o que é ótimo caso o roteador esteja trabalhando com redes publicas assim retarda possíveis "hackers", quanto aos outros modos que mencionou me desculpe a ignorância mas eu realmente não tenho certeza exatamente do que são mas se você ativou o WPA2 e definiu uma senha boa eu não me preocuparia muito, no quesito ping você pode utilizar dns alternativo 8.8.8.8/8.8.4.4 (google) 1.1.1.1/1.0.0.1 (cloudflare) em alguns casos pode diminuir por ultimo se você ainda acha que sua rede não esta segura baixe o kali linux e realize alguns testes

• 2 semanas depois...
Postado
Em 07/02/2019 às 22:15, Lucas Emanuel Valério disse:

segue links abaixo, se quiser também pode pesquisar os termos "isolamento de ponto de acesso" e "mbssid / lan isolation" em alguns sites contem explicação mais detalhada

http://ptcomputador.com/Networking/Routers/79545.html

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/ajuda-com-segurança-wireless.392396/

Excelente, obrigado pelos links e desculpe a demora em responder! :)

Agora tenho ambas as redes em WPA2 + AES *sem* WPS *com* AP e *sem* acesso por wifi às configurações do modem!

Só não coloquei controle via mac ou ip porque me obrigaria a fazer algo manual para cada equipamento, e aí não vale a pena...  :)

Mas MUITÍSSIMO obrigado mesmo! :)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...