Ir ao conteúdo

Formatação com partition magic

Visitante

Posts recomendados

Postado

ei pessol..ouvi dizer que uma dica muito boa é particionar o HD em 3 partições..20% pro sitema operciona...50% para programas e 30 % para dados...mas como fazer isso  em NTFS?? só usando o particion magic?? que eu estou preso a esse programa??

o windows 2000 ou o XP resolvem isso??

essa dica é boa mesmo???

Se eu particionar o hd em tres...é melhor deixar em NTFS ou FAT32..entendam..porque é assim..se eu deixar em FAT 32 é só dar um boot do 98 com disquete e tudo tá solcionado..mas eu seu trcar pra NTFS eu tenho que usar o particion magic porque o DOS não reconhece NTFS..olhando desse angulo..vale a pena trocar pra ntfs??

outra pergunta..

digamos que eu tenha particionado o HD dessa forma...E eu precisar formatar a unidade c(a que contem 20% e o sistema operacional)..os programas já vão estar instalados na reinstalação do SO??? ou é melhor formatar a unidade C e D???

Grato

Postado

Nossa cara, vamos com calma...

1º - a dica sobre particionamento é boa sim... mas fica a seu critério o tamanho...

2º - você pode fazer essa repartição em NTFS usando realmente o PM ou, as faz pelo fdisk com o HD zerado deixando em fat32 e depois converte com o w2k, nt ou xp...

3º quanto ao boot... deixando em NTFS você teria q criar os discos de boot do w2k, xp ou NT, assim poderia fazer o mesmo q faz com o win98, com algumas diferenças é claro...

4º quanto a formatação da unidade 'c:'... não se preocupe, se precisar formatar e reinstalar o SO, pode faze-lo sem medo, mas terá q instalar um SO q leia as partições em NTFS...

Não sei se você já andou lendo sobre as diferenças entre as partições NTFS ou FAT32, mas você deve optar por uma delas levando em conta o seu uso... se quer segurança e não ter perda de desempenho por disco cheio, use NTFS, se quer velocidade use FAT32...

Postado

Uma excelente dica que vou te dar.

Cria a primeira partição do seu HD como 1Gb, destinada ao PAGEFILE.SYS (arquivo de SWAP do Windows)

As outras partições deverão ser conforme seu critério

Outra dica: Tente fazer a primeira partição receber a letra D ou qualquer outra letra diferente da C, para que não tenha problemas futuros por ter instalado o Windows em uma unidade com letra diferente da C.

Eu fiz isso usando o DISKPART, mas pelo PM7 ou 8 é mais fácil pelo que ouvi dizer.

Quanto a problemas relacionados à instalação de jogos e programas após simplesmente formatar o C (ou o disco que contenha o SO) isso ocorrerá. você terá que reinstalar tudo do zero, uma vez que muitas informações são guardadas do REGISTRO do Windows. Você poderia exportar o registro e incorporá-lo novamente. Isso já não gosto de fazer.

Outra coisa, a ÚNICA vantagem de se ter o S.O. isolado de aplicativos e programas é para evitar fragmentação da partição que contenha o S.O.. Assim tudo fica mais rápido!

P.S.:utilizar a primeira partição para SWAP traz vantagens, pois é o local onde o HD é mais veloz.

P.S.2: Utilize FAT32 para a partição que contenha o SWAP e NTFS para as demais. FAT32 é mais rápido. Se quiser, use FAT16, uma vez que haverá apenas um arquivo na unidade (PAGEFILE.SYS)

É ISSO AI!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!