Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom galera, estou recorrendo a vocês, pois eu ja estou a mais de uma semana nesse dilema. Eu tenho um ssd, onde o Windows 10 esta instalado e um hdd onde instalo o Linux. porém tudo ocorre normalmente, mas quando eu desligo o Linux, ele nao aparece mais. Ja experimentei varios tipos de instalacoes, ja instalei Mint e Kali (tentei distribuicoes que tinha curiosidade de ver), e mesmo assim, acontece o mesmo problema. Quando da certo, e eu consigo desligar e voltar a usar-los, da erro no desligamento, isso quer dizer que preciso forcar no botao reiniciar do Notebook.

Meu notebook e o Samsung Odyssey i5. Meu SSD e um 970 EVO samsung.

Ficarei muito grato se me ajudarem. Podem ter certeza de que pesquisei muito durante essa semana e so estou requirindo ajuda pois realmente nao achei um solucao.

*Acredito que o problema esteja no salvamento do Linux, pois aparentemente o Kali (ultima dist que baixei) esta no meu hdd, so nao aparece na BIOS e nao ligo o Notebook vai direto para o Windows.

Sei que o Kali e um sistema para profissionais, e se eu nao consigo lidar com esses problemas sozinho nem devia baixar-lo, eu sei mas estou baixando para estudar e como um segundo sistema (nao vou usar para nada alem de estudo, e pesquisa nessa area de segurança).

Obrigado desde ja.

Postado

@Eduardo Kuhn Fala Eduardo!

Para que haja dualboot, e apareça o GRUB ( mecanismo de escolha na tela de inicialização dos S.O ) ambos precisam estar instalados no mesmo disco. Isso é feito durante a instalação de qualquer linux. Ele pede para o usuário definir o ponto de inicialização comum. Fazendo isso, irá resolver.

Agora caso queira dar boot sem essa tela de escolha, você deverá ir na aba BOOT do seu noteebok e escolher diretamente a partição do seu HD que contenha o linux.

Abraços.

• Curtir 1
Postado

@Matheus Malvezi

Eai Matheus! 

Entao, eu queria 2 sistemas "independentes", o win 10 no sdd e o linux no hdd. Como disse, se eu quiser dar boot sem a tela de escolha eu deveria ir na aba BOOT da BIOS. Eu vou la e o HDD, cujo eu salvei o linux nao aparece.

Essa e a situacao dos discos. https://ibb.co/jwDjtSb 

Eu instalei cada SO em um disco pensando que nao faz diferenca que eu inicialize pelo GRUb ou nao. O problema maior e que quando faco a instalacao do Linux no HDD (funciona, eu ja usei o Kali e o Mint normalmente), eu uso a dist que escolhi, MAS quando eu desligo e por exemplo, no dia seguinte ligo novamente, o HD no linux nao e mais reconhecido (so se eu excluir tudo e formatar no win).

Postado

@Matheus Malvezi 8GB para swap e o resto EXT4. Pensei em uma coisa: se eu formatar esse hd no gerenciador de disco e instalar o Kali por exemplo normalmente, usando um disco inteiro, e /home / /swap tudo junto, funcionaria? Nao tenho problema na instalacao, o problema e depois, pois agora a BIOS nao reconhece esse hd, entao nao tenho como bootar "manualmente"

adicionado 1 minuto depois

@Matheus Malvezi , estou pensando em fazer esse sistema de instalacao bem padrão, como diz na propria documentacao do kali https://docs.kali.org/installation/kali-linux-hard-disk-install . Dai vou ver se a BIOS reconhece o HD, pois nao tem problema algum se eu precisar inicializar pela BIOS em vez do GRUB. 

*** Tirei uma print e dei upload nesse link na primeira reposta. E uma print do meu gerenciador de disco.

Postado

@Eduardo Kuhn Sim, isso seria uma possibilidade. Exclua as partições criadas quando for instalar o linux novamente. Faça a partição automática, e quando pedir o ponto de inicialização comum no grub "/" você destina no seu SDD. Porque ele é o boot primário. Acredito que não terá erro assim.

• Curtir 1
Postado

@Matheus Malvezi Entao vou fazer o seguinte, vou formatar o disco no gerenciador de disco (sempre fica uns 500mb de EFI) e vou fazer seguir esse tutorial do proprio Kali. Para o grub precisaria deixar um free space no sdd? se eu instalar tudo no HD, inclusive o GRUB, eu conseguir tambem inicializar o linux pela BIOS.

*** De acordo com o Tutorial do Kali, o GRUB e tudo mais sera instalado no mesmo HD.

• Curtir 1
Postado

@Eduardo Kuhn Apenas exclua as partições do KALI. Quando for instalar ele novamente em seu HD, faça a partição automática do sistema, e quando for pedir pra instalar o grub, você seleciona pra instalar no SSD.

Você estará apenas sinalizando ao sistema que o boot primário para o grub é o sdd. Ai nesse caso você terá dois sistemas independentes porém ligados ao grub.

Postado

@Matheus Malvezi Ok, vou tentar. Vou logar no forum pelo celular.

adicionado 9 minutos depois

@Matheus Malvezi bom estou aqui, essa é a configuração padrão. 8.5GB swap, 991.2GB ext4 /  e 536MB ESP. Isso tudo no mesmo disco. Ainda não falou nada do grub.

adicionado 43 minutos depois

@Matheus Malvezi então, estou na tela grub Rescue, o hd do Kali não é reconhecido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...