Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá tenho uma TV LG32 polegadas e só me aparece stand by isso conectado a placa principal, se desconecto me aparece na fonte todas as voltagens, como: 3,5v... 12v e 24v. testei as barras de leds todas funcionando perfeitamente, alguém sabe como faço a procedência estou desconfiado da placa principal.  Grato.

Postado
2 horas atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

Olá tenho uma TV LG32 polegadas e só me aparece stand by isso conectado a placa principal, se desconecto me aparece na fonte todas as voltagens, como: 3,5v... 12v e 24v. testei as barras de leds todas funcionando perfeitamente, alguém sabe como faço a procedência estou desconfiado da placa principal.  Grato.

Bem vindo,

O problema pode estar em algum conversor DC-DC ou regulador da principal. Contudo, faltou nos dizer algumas coisas

A luz de standby acende?

Quando usa o Power pelo controle ou pelo teclado o resultado é o mesmo?

Desligou a T-con e/ou os flats que vão pra tela?

O que mais fez nela?

Postado

Olá concluindo sua resposta, a luz standby fica acesa mesmo acionando o botão Power e no controle não acontece nada, permanece acesa cor vermelha. Desliguei a T-con sim. Obs: sem a principal tenho as voltagens da fonte ok e quando ligo a mesma nao me aparece 12v e nem 24v só os 3,5v.

adicionado 1 minuto depois

@Marukosu A. Olá concluindo sua resposta, a luz standby fica acesa mesmo acionando o botão Power e no controle não acontece nada, permanece acesa cor vermelha. Desliguei a T-con sim. Obs: sem a principal tenho as voltagens da fonte ok e quando ligo a mesma nao me aparece 12v e nem 24v só os 3,5v

Postado

Entendi colega.

Então o problema está na principal mesmo.

Você já fez reparos nessas placas antes?

Se sentiria confortável em fazer?

Postado

@Marukosu A.  Olá Marukosu não fiz reparo ainda não, pois nem sei por onde começar por ter tanto SMD, mais retirei a principal agora e vou testar os componentes na placa mesmo ver se tem algum curto componentes queimados ou algo assim. Confiável em testar sim e retirar algum que seja resistor, capacitor ou transistor mais não confio em tentar retirar circuitos integrados.

Postado

Certo.

O procedimento é este mesmo. Analisar a placa visualmente e depois partir para medições em procura de curtos.

A dica é, comece analisando os conversores DC-Dc - diretamente sobre os indutores.

Faça o mesmo com os reguladores de tensão , se houver.

Postado

Bom dia.

20 horas atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

Eu percebi isso agora, mil perdões!

Se entendi certo, quando você mantem a placa da fonte conectada à principal, a fonte não libera os 12V e nem os 24V.

Mas quando desconecta elas, essas tensões aparecem.

É isso que entendi ou você se confundiu ao escrever.

Bom, essa informação pode mudar tudo! Pois sua fonte não é Auto-ON, como as da Samsung, logo, que para fazê-la ativar, vai precisar de um nível DC em torno de 3,3V que vem lá do micro.

O que vamos fazer depende da sua confirmação primeiro.

Repetindo...

A única tensão que sua fonte pode liberar sem a placa principal é a de Standby (3,3V).

Para surgir as demais, o micro tem que "devolver" os 3V3 para a fonte através do PWR-ON.

Checa isso.

Eu até preparei uma edição da sua foto marcando alguns pontos para lhe auxiliar, mas parei logo que percebi isso.

Postado

@Marukosu A.  Olá bom dia, e isso mesmo que você entendeu...

** Se entendi certo, quando você mantem a placa da fonte conectada à principal, a fonte não libera os 12V e nem os 24V.

Mas quando desconecta elas, essas tensões aparecem.

É isso que entendi **

Quando eu conecto o cabo da fonte a placa principal some as tensões de 12v, 24v, e a de 3,5v cai para (2v).

Postado
2 minutos atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

Quando eu conecto o cabo da fonte a placa principal some as tensões de 12v, 24v, e a de 3,5v cai para (2v).

Sua placa não pode fornecer os 12/24v sem a placa principal!

Quando diz que a tensão de 3,5V cai para 2V, pode indicar falha na filtragem dessa subfonte. Provavelmente é o capacitor eletrolítico dela que está com baixa capacitância. Basta seguir a trilha.

Postado

Entendi, mesmo assim verifique os capacitores da linha porque tudo indica que seja filtragem ruim na fonte. 

Postado

@Marukosu A.  Olá amigo eu aqui outra vez, estou com uma TV marca SAMSUNG, Modelo: LN40C530FIM.

Me aparece o seguinte problema, ao ligar 220v placa fonte de início não tenho nenhuma das voltagens que seguem para placa principal e ao desconectar os cabos e o flat as voltagens da fonte aparecem normais todas ok.

Quando ligo só a fonte a tela acende e tenho todas voltagens isso sem conectar a principal.

índice..jpg

Postado
30 minutos atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

@Marukosu A.  Olá amigo eu aqui outra vez, estou com uma TV marca SAMSUNG, Modelo: LN40C530FIM.

Me aparece o seguinte problema, ao ligar 220v placa fonte de início não tenho nenhuma das voltagens que seguem para placa principal e ao desconectar os cabos e o flat as voltagens da fonte aparecem normais todas ok.

Quando ligo só a fonte a tela acende e tenho todas voltagens isso sem conectar a principal.

índice..jpg

Bim dia,

observou se o LED de standby acende?

desligue a T-con pra fazermos o isolamento do defeito.

Postado
17 minutos atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

Ok já observei o LED standby não acende. Vou desligar a T-con

No aguardo 

Postado
agora, jose ronaldo dantas cabral disse:

@Marukosu A.  Tive que ficar ausente, desliguei o flat da T-con e ainda fica sem as voltagens.

Então a causa não é T-con e nem tela.

Ha curto na placa principal.

recomendo que verifique esse curto nos conversores DC-DC que formam as tensões da placa principal, pois eles dão muito defeito, principalmente os condensadores smd maiores.

fica fácil.

use os indutores como referências para pesquisa de curtos. Quando encontrar um deles me avise.

Postado
56 minutos atrás, jose ronaldo dantas cabral disse:

@Marukosu A.  Ok vou medir todos os componentes pois não tenho o esquema dessa TV, tentei baixar pelo Google não encontrei, vou tentar achar algum em curto em fuga.

Ok, na dúvida, pode perguntar 

Postado

com-defeito-placa-principal-bn41-01338b-samsung-ln37c530f1m-D_NQ_NP_679549-MLB29605453593_032019-F.jpg.5a4afaf6e82e19f5522e11c4d9d4c95b.thumb.jpg.fe789ed0a260e225e38ef4306c18a53a.jpg

adicionado 9 minutos depois

Não precisa de capacimetro!

Deves usar o multimetro na escala X1. Eu prefiro usar ele para pesquisar curtos.

Antes faça um teste para ver se o multímetro não está com essa escala queimada para que não apresente leitura errada.

Faça o zeramento dele.

Tomei a liberdade e adicionei algumas marcações à sua foto. Tem reguladores e conversores DC-DC, além de condensadores SMD destacados. São os pontos que devem ser conferidos. 

Não é ensinando, porque você já sabe, mas eu prefiro aterrar a ponta vermelha e pesquisar usando a ponta preta. 

Em muitos casos, eu não aterro ponta nenhuma, mas vou colocando as pontas nas extremidades dos componentes e invertendo as posições dela = o resultado esperado para um componente em bom estado é a mesma leitura de um retificador.

Cada um tem seu modo, pode usar o que você está habituado.

Boa sorte;

adicionado 15 minutos depois

Quanto aos componentes que destacou, sugiro que use uma lupa para ver o código deles e pesquisar pelo Datasheet de cada.

Pois, sem o esquema, fica difícil dizer o que são para análise.

Nem todos eles estarão em curto, e talvez nenhum deles...

Talvez o curto esteja em outro lugar.

Mas, mantenha a paciência.

adicionado 25 minutos depois

https://www.electronica-pt.com/esquema/tv/lg-esquemas-tv/lg-32lb550b-chassis-la44b-29603/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...