Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
boa dia a todos... gente eu to com um exercício (em C)e e não estou sabendo prosseguir...
criei dois vetores (vogais e consoantes ) ate aqui ta rodando tudo certinho. O problema é que eu tenho que unir os dois e um outro vetor e colocar as letras em ordem.
queria umas dicas pra fazer essa parte, 
OBS: eu estou utilizando apenas essa biblioteca, estou no início de vetores... desde já obrigado a todos!
segue meu código...

<code>
#include<stdio.h>
char vogal [5] = {'a','e','i','o','u'};
char consoantes [21] = {'b','c','d','f','g','h','j','k','l','m','n','p','q','r','s','t','v','w','x','y','z'};
main(){
int i;
int x;
for (i=0;i<5;i++)
{
printf("%c\n",vogal);
}
for (x=0;x<22;x++)
{
printf("%c\n",consoantes[x]);
}
}

Postado

1- Crie um terceiro vetor, grande o suficiente para armazenar o alfabeto inteiro

2- Use ciclos para fazer o programa copiar os conteúdos dos vetores vogais e consoantes para o vetor do alfabeto

3- Aí basta usar um algoritmo de ordenação para ordenar as letras/caracteres dentro do vetor do alfabeto, os algoritmos mais usado por iniciantes são Bubble Sort (ordenação por flutuação), Insertion Sort (ordenação por inserção), e Selection Sort (ordenação por seleção), escolha e use um deles.

4- Imprime o alfabeto armazenado no vetor

É importante entender que o tipo char é um tipo inteiro:

E como caracteres na verdade são números, e o alfabeto está ordenado em sequência na tabela ASCII (de 'a' até 'z'), é possível comparar os caracteres:

'c' > 'a' //verdadeiro
'd' < 'b' //falso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!