Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei ventoinha pro meu gabinete.. uso cooler na cpu_fan e tem uma entrada na placa-mãe chamada sys_fan posso ligar ventoinha nela?

Postado

@fusion2k Pode não, DEVE usar o cooler do CPU no CPU_FAN como o próprio nome já diz, e um fan adicional no gabinete pode colocar no SYS_FAN, assim poderá ter controle da rotação do mesmo via software (se ligar os fans direto na fonte igual eu faço não se tem o controle da rotação dos fans)..

Postado
1 minuto atrás, simforoso disse:

@fusion2k Pode não, DEVE usar o cooler do CPU no CPU_FAN como o próprio nome já diz, e um fan adicional no gabinete pode colocar no SYS_FAN, assim poderá ter controle da rotação do mesmo via software (se ligar os fans direto na fonte igual eu faço não se tem o controle da rotação dos fans)..

pera.. voce disse que nao pode.. mas cooler que esta no meu processador esta ligado cpu_fan.. vetoinha eu ligaria na sys_fan.. eu ja ligo 3 fan na fonte mas nao cabe mais.. ai vi esse sys_fan.. ia colocar nele, nao entendi sua resposta. 

Postado

@fusion2k Pode usar o SYS_FAN normalmente, usando outros fans na fonte ou não, tanto faz. Só citei ligar na fonte pois é meu caso, entende? Eu tenho 4 fans de 200mm que não fazem barulho então ligo direto na fonte em 12V. Na placa-mãe só ligo o CPU cooler mesmo no CPU_FAN. Mas você pode ligar um fan adicional no SYS_FAN tranquilamente mesmo usando outros fans ligados à sua fonte, uma coisa não interfere na outra, pode ficar sossegado. 

Ficou mais claro agora? Qualquer dúvida poste aí. Abraços.

Postado
57 minutos atrás, fusion2k disse:

comprei ventoinha pro meu gabinete.. uso cooler na cpu_fan e tem uma entrada na placa-mãe chamada sys_fan posso ligar ventoinha nela?

Boa tarde colega, poderia dizer exatamente do que estamos falando?

Diga a placa-mãe, o processador e o modelo do gabinete para saber como está ligado.

Precisa dizer se os FAN são de 3 ou 4 pinos.

Postado
27 minutos atrás, fusion2k disse:

placa-mãe: H110M

Ok. A questão é que você diz ter 3 FAN ligados no fonte. Devem ser tb de 3 pinos.

Existe uma grande questão: SYS_FAN  e CPU_FAN são saída de 4 pinos. Eles tem um 4o pino que manda sinais do FAN até a placa-mãe e que pode controlar a velocidade da rotação de um FAN de 4 pinos.Como esse FAN que voce quer colocar é de 3 pinos tanto faz colocar ele direto na fonte ou instalar nessa SYS_FAN(tem que ver se vai encaixar, não tente fazer gambiarra).

E deveria mandar a configuração de FAN de seu gabinete para saber se esse FAN adicional não vai ficar á toa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...