Ir ao conteúdo

Excel Colocar dias úteis de acordo com dia da semana

Ir à solução Resolvido por ljbrito,

Posts recomendados

Postado

Olá a todos.

Consegui (do meu jeito) encontrar os dias uteis de cada mês e colocá-los numa coluna. O problema é coloca-los na aba [Frequencia 2] (nas células realçadas de amarelo) de modo que fique semanal, ou seja a semana começará sempre na segunda-feira. 

Deixei na planilha de exemplo a aba Frequencia, que era como eu fazia antes de solicitarem essa mudança, bem como as outras abas que mostram como consegui calcular os dias úteis (vai que tenha um método mais eficaz?).

Agradeço a ajuda

Luciano

Lista Alunos exemplo.xlsx

Postado

Segue uma ideia para listar os dias úteis do mês utilizando somente a data em B5. Você não irá considerar os feriados ?

1. na fórmula existente em B5, para transformar o texto resultante atual em data,  acrescente as partes em vermelho conforme abaixo.

=(CONCATENAR(A8;"/";B2;"/";'MÊS E ANO'!$B$3))+0

Essa fórmula pode ser simplificada para:

=("1/"&B2&B3)+0

2. em qualquer célula vazia cole uma cópia da fórmula abaixo e arraste para baixo.

=DIATRABALHO(B$5-1;LIN(A1))

Se quiser exibir somente o dia então formate o intervalo ~~~> Número / Personalizado / dd

Postado

Mestre Osvaldo, bom dia.

Desculpe a demora em responder, e agradeço sua resposta. Sobre sua sugestão, realmente é bem simples. Apenas para fins didático, não entendi o que esta dentro dos parênteses. porque tem que diminuir 1 do dia inicial? E essa função lin(a1) é para fazer o looping, certo?

Sobre minha duvida na postagem, ainda não sei como colocar esses dias úteis na planilha "Frequenca 2", pois esses dias tem que ser colocados em C5, D5 até AE5 (se precisar) de acordo com o dia da semana (segunda, terça, etc...). Como o mês começa em dias da semana diferente, precisaria fazerr uma "verificação" de qual dia da semana é dia 1º e colocar na respectiva célula.

Postado
1 hora atrás, ljbrito disse:

... não entendi o que esta dentro dos parênteses. porque tem que diminuir 1 do dia inicial?

DIATRABALHO(data_inicial, dias, [feriados])

parâmetro data_inicial ~~~> a função inicia a contagem a partir do dia seguinte à data_inicial, então se for colocada a data de B5, e por exemplo B5 for 01/08/19, então a contagem será iniciada em 02/08/19; para iniciar a contagem a partir de 01/08/19 então  a data_inicial deverá ser 31/07/19 ~~~> B5-1

E essa função lin(a1) é para fazer o looping, certo? :confused:

parâmetro dias ~~~> dias após data_inicial ~~~> a função LIN(A1) retorna 1 (1 dia após data_inicial) e ao ser arrastada pela coluna retornará 2, 3, 4, 5, ...

Sobre minha duvida na postagem, ainda não sei como colocar esses dias úteis na planilha "Frequenca 2", ...

veja abaixo

Segue uma ideia:

1. exclua as colunas com conteúdo T.S.

2. em C5 coloque ~~~> =DIATRABALHO('MÊS E ANO'!$B5-1;COL(A1)) ~~~> retornará o primeiro dia útil do mês; arraste para a direita; formate como dd

3. em C4 coloque =C5 ~~~> retornará o dia da semana; arraste para a direita; formate como ddd

Postado

Osvaldo, agora entendi a função [DIATRABALHO]. Obrigado pela explicação.

Sobre a solução da questão, no meu excel não tem a função [COL] e sim [COLS], porém ao copiar ao arrastar para direita, o resultado é sempre o mesmo (usando a função COLS).

E caso funcionasse, ainda assim não seria como eu precisaria, pois a semana tem que iniciar pela Segunda-feira. Abaixo tem um exemplo grosseiro de como gostaria que ficasse na 1ª semana:

seg   ter   qua   qui   sex

JUL :  01    02    03    04    05

AGO:                         01    02

SET:   02    03    04    05   06

OUT:          01    02    03    04

NOV:                                 01

Obrigado pela ajuda.

Postado
4 horas atrás, ljbrito disse:

Abaixo tem um exemplo grosseiro de como gostaria que ficasse na 1ª semana:

Veja se atende:

a partir de C4 coloque os textos seg ter .. sex ~~~> repita seg ter .. sex até onde desejar

em C5 cole uma cópia da fórmula abaixo e arraste para a direita até onde desejar

=SE(DIA.DA.SEMANA(DIATRABALHO('MÊS E ANO'!$B5-1;1);2)>COLUNA(A1);"";DIATRABALHO('MÊS E ANO'!$B5-1;COLUNA(A1)-CONTAR.VAZIO($B5:B5)+1))

• Solução
Postado

Osvaldo, agradeço muito sua ajuda

Como não queria incomodar, fiquei procurando o porque dava erro aqui e por isso não dei uma devolutiva. O comando COLUNA só funciona aqui como COL. Aproveitei para ajustar de modo a manter o layout da linha B ( s,t,q,q,s) e agora está ok.

Vou enviar meu arquivo para quem quiser dar uma olhada na solução aplicada.

Obrigado mais uma vez

Luciano

Lista Alunos exemplo final.xlsx

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...