Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Bom dia amigos!

Esse tópico estou criando não no intuito de solicitar, mas sim de prestar ajuda.

Assim se mais gente criar (e sabemos que irão) tópicos novos pedindo ajuda ANTES de pesquisar, poderemos apontar esse tópico como uma das possíveis soluções.

Então vamos ao caso!

Montei um pc para um amigo com a referida placa-mãe e um Ryzen 2600x. Demais itens de hardware não tem importância para o problema.

A maquina funcionou por quase uma semana normalmente, mas mesmo no primeiro dia, tive alguns problemas de congelamento que achei que era culpa do Windows rodando suas atualizações. Mas não era. Depois de menos de 1 semana,  a maquina passou a travar muito e ficou impossível de utilizar. Para resolver, acreditei que uma nova formatação seria a resposta. A maquina foi formatada inicialmente com BIOS em modo legacy e eu acreditava que uma formatação em modo UEFI resolveria. Mas logo que o sistema terminava de formatar, já dava tela azul também. O estranho era que nas telas de BIOS  ele funcionava normalmente. Inclusive foi possível atualizar a BIOS para a ultima versão sem problemas. Depois de ter testado todas as peças possíveis, só me restava a opção de ser a placa-mãe ou processador com defeito. Cheguei a abri pedido de RMA com a loja. Mas aí fui pesquisar um pouco mais e acabei me deparando com um caso semelhante. UM gringo com um outro modelo de B450 da  Asrock. E eis que identifiquei a causa e a cura.

Aparentemente, a Asrock está fornecendo suas placas mãe com um bug ou erro de configuração no controle de energia. E tão logo o Windows começa a gerenciar a energia do PC, ele consegue fazer a maquina travar.

A solução é relativamente simples.

DESATIVAR OS C-STATES AVANÇADOS

Para isso, na BIOS vá em:

ADVANCED/

AMD CBD/

Zen common options/

Na opção "Global C-tates Control" Deixe como DESATIVADO

Depois desça até "Custom PSTATES / Throttling/"

Deixe apenas o "PSTATE0" Ativado e desative todos os demais (pstate1 ate o 7).

E deixe a ultima opção desta tela ativada "Relaxed EDC throttling"

Salve as configurações.

Pronto. Agora seu Ryzen deverá operar normalmente tanto em carga alta como quando estiver ocioso sem gerar instabilidades no sistema.

É provável que a Asrock perceba a falha e resolva em alguma futura atualização de BIOS, mas parece que vários modelos b450 até a data deste não tinham uma atualização de BIOS disponível no site que corrigisse este problema em especifico.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

Bom dia. Lembra a descrição das tela azuis?

Houve uma verdadeira miscelânea de erros. Em alguns casos, o sistema simplesmente congelava. Mas uma das constantes era a baixa carga de processamento. Normalmente o problema se apresentava quando a maquina estava em idle.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Olá a todos. Vou expor meu problema, mas acredito que aqui cheguei a uma conclusão. 

Montei 2 PCs iguais, comprei as peças na KABUM e PICHAU. 

Ryzen 5 3600x

Asus Prime B450 Gaming

8x2 GB RAM DDR 4 3333

GPU GTX 1660 6GB
M2 XPG 512 GB

No princípio, ambos computadores rodando numa boa. Com uns 2-3 meses de uso, o do meu amigo começou com as telas azuis. Diferentes telas, e muitas vezes após elas, quando o pc resetava, não achava o XPG, que esta ligado na PCI-e. Comecei a desconfiar dele. Fiz o teste de tirar ele e instalar o windows em um HD. Deu no mesmo. Fiz memory tests diversos, tudo ok. Fiz testes na placa de video de horas de renderização, tudo ok. No meu pc, com uns 6 meses de uso detectei uns micro congelamentos, assim que eu ligava ele depois de muito tempo desligado, e parecia ser algo engasgando, travando video e som, junto o mouse, mas em coisas de meio segundo a cada 5 segundos. Agora, meu computador apresentou a tela azul e não achou o meu disco local, XPG. Tive que desliga-lo, para quando resetar ele voltou a funcionar ok. 

Fiquei desconfiado da placa-mãe, mas por ser Asus, desconfiei primeiro do XPG. 

Vi um video do Tito falando o problema de falta de disippador de calor nas b450 no geral, principalmente nesse minha ASUS. Pensei que poderia ser algum problema de calor na placa-mãe ou algum problema na fonte. Talvez seja o problema de fornecimento de energia da placa-mãe. Vou procurar esse método de DESATIVAR OS C-STATES AVANÇADOS para testar. Mas acredito que aqui nesse tópico + tudo que eu ja li e tudo que testei, achei a culpada.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!