Ir ao conteúdo

Fonte x Fonte

Ripirraitec

Posts recomendados

Postado

Tenho um Atlhon 2400+, com 512 RAM, placa-mãe AsRock K7S8XE, um HD Maxtor 40 Gb/7200 e outro Maxtor 80 Gb/7200, leitora CD LG 52X e Gravadora LG 4160B (CD/DVD), GeForce FX 4000 da XFX, SO Win 98 SE

Bem, a máquina funciona sem problemas, a não ser que dá uma interferência danada nas TVs daqui de casa. A fonte é uma VCOM, original do Gabinete idem, de 400 W. Quando ligo o computador os canais 2, 4 e 6 (estou em Brasília) ficam cheio de interferência, tipo quando se liga um liquidificador.

Já fiz de tudo, até aterramento nas tomadas dos computadores (são 3 aqui em casa, ligados em rede Windows) e nada, a interferência continua.

Bem, hoje, dia 09, comprei uma outra fonte, MTek, de 450 w. Troquei e... bem a interferência quase zerou, foi mínima, mas o computador ficou estranho: não reinicializa, quando dou o comando pelo Windows; Alterei o Setup, mandei gravar e não butou, precisei desligar o estabilizador e ligar de novo.

No frigir dos ovos, gostaria de saber o seguinte: a fonte pode interferir tanto assim no funcionamento geral do micro? Podem me indicar uma boa fonte? A XPC é uma boa opção?

Agradeço antecipadamente. :D

• Membro VIP
Postado

Esta interferência pode ser causada pelos cabos de redes! Os micros estão no mesmo ambiente ou distribuídos? Os cabos de rede ficam próximos do cabo de sinal da TV?

Postado

Sim... :huh:

A rede está assim: um na frente da casa, um no meio e outro nos fundos (numa extensão de 18 metros +- da frente para o fundo). Os cabos passam por cima (na laje) e na minha sala, o cabo da rede e da antena de TV passam no mesmo conduite, que tem ainda o fio da linha de telefone. A de energia elétrica está separada.

Bem, talvez aí tenha alguma influência na interferência na TV, o que espero venha a ser solucionado com o reposicionamento do cabo da rede (separo ele ou o da TV?)

Mas o problema específico da nova fonte é outra coisa. Esse comportamento estranho não acontece com a fonte Vcom (no momento voltei com ela no micro).

No aguardo.

• Membro VIP
Postado

O problema dos cabos é fácil de solucionar, como já falou. Basta separar os cabos que deverá resolver(teoricamente).

Quanto ao problema "causado" pela fonte, aí é mais complicado, pois sendo de ordem elétrica, este tipo de distúrbio não é perceptível aos multímetros e sim, aos osciloscópios, que mostram graficamente o que ocorre.

Veja como andam as voltagens nas duas fontes e se há diferenças gritantes nas tensões.

Outro detalhe importante, é que computadores em rede, devem ser aterrados na mesma malha, interligados e não em pontos distintos.

Abraços

Postado

Parece que resolvi...

Reinstalei a fonte Mtek e dessa vez não deu os problemas que relatei. Mistério puro.

Conforme você disse, (meiraneto), a interferência do cabo de rede junto com o de TV era muito mesmo. Retirei o cabo da TV e agora está funcionando beleza. Valeu!

Aproveitando o espaço e teus conhecimentos, pode me dizer como saber o consumo de cada um dos periféricos: HD CDRom, placa de video, processador. Ou me indique um link para eu pesquisar.

Grato. :-BEER

• Membro VIP
Postado

Dê uma lida naquele tópico onde se mostra quanto consome um PC. Além de ter um link para medir, tem muito assunto lá....Tô no trabalho agora e aqui é 45kbps....fica lerdo para navegar e procurar o link.

Postado
Postado Originalmente por Ripirraitec@10 out 2004, 17:19

No frigir dos ovos, gostaria de saber o seguinte: a fonte pode interferir tanto assim no funcionamento geral do micro? Podem me indicar uma boa fonte? A XPC é uma boa opção?

A XPC é uma droga, tenho uma aqui que está indicando 6,65 V na linha que deveria ter +12 V!

Ainda bem que minha Seventeam chegou hoje, hehehe.

• Membro VIP
Postado

Amigo

Não é culpa da fonte se o SOFTWARE DE LEITURA DOS SENSORES da fonte, indicam uma aberração dessas!

A fonte pode até ser uma droga, mas a falta de informação pode ser pior ainda!

Use um multímetro e veja quantos Volts cada linha vai medir. Se a linha de 12V medir 6.65V e o PC funcionava com ela assim, deposito 1 milhão de Dólares na sua conta amanhã mesmo!!!!!

Mods, o tópico parece já ter sido concluído....

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...