Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa tarde.

Precisaria de uma macro e envio a planilha teste para ajudar na visualização do problema.

Na aba "Marcar", você escolhe a turma pela célula A3 e na coluna C, marca com um x os alunos que você quer selecionar. Depois de selecionar, você clicaria no botão "Enviar alunos selecionados" e o nº e nome do aluno selecionado seria copiado para a planilha "Selecionado", juntamente com a turma "célula A3". Automaticamente ao apertar o botão, limparia os campos da coluna C, e assim que eu escolhesse outra turma (célula A3) para selecionar outros alunos, a coluna C estaria sem nenhum x e o processo se repetiria. Iria colocar x nos alunos que eu quisesse, apertaria o botão da macro e ele preencheria a planilha "Selecionado" de onde ele terminou de preencher a última vez e, claro, limparia os campos da coluna C novamente.

Espero não ser muito complexo. Me ajudaria bastante. Se alguém tiver uma ideia de um processo melhor que esse que no final dê o mesmo resultado, agradeço as sugestões também.

Lista Alunos Exemplo.xlsx

Postado

Experimente:

opção1 - coloque "x" na coluna C (conforme explicado no seu post acima) e rode o código abaixo

Sub ReplicaDadosComX()
 Dim a As Long, c As Long
  Application.ScreenUpdating = False
  With ActiveSheet
   .AutoFilterMode = False
   .[A5:C5].AutoFilter 3, "x"
   .Range("A6:B" & .Cells(Rows.Count, 1).End(3).Row).Copy
   Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 1).End(3)(2).PasteSpecial xlValues
   a = Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 1).End(3).Row
   c = Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 3).End(3).Row
   Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 3).End(3)(2).Resize(a - c).Value = .[A3]
   .AutoFilterMode = False
   '.[C6:C41] = ""
   Application.CutCopyMode = False
   Application.ScreenUpdating = True
  End With
End Sub

opção2 - selecione os nomes na coluna B e rode o código abaixo (os "x" na coluna C não serão considerados)

dica para selecionar vários nomes ~~~> mantenha Ctrl pressionada enquanto seleciona os nomes com o mouse

Sub ReplicaSelecionados()
 Dim a As Long, c As Long, v As Range
  Application.ScreenUpdating = False
  For Each v In Selection
   If Not Intersect(v, [B6:B41]) Is Nothing And v.Value <> "" Then
    Cells(v.Row, 1).Resize(, 2).Copy
    Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 1).End(3)(2).PasteSpecial xlValues
    a = a + 1
   End If
  Next v
   If a > 0 Then
    Sheets("Selecionado").Cells(Rows.Count, 3).End(3)(2).Resize(a).Value = [A3]
   End If
   Application.CutCopyMode = False
   Application.ScreenUpdating = True
End Sub

obs. antes de testar os códigos acima limpe o intervalo A43:A59 da planilha Selecionado

Postado

@osvaldomp muito obrigado, as 2 formas funcionaram perfeitamente. Me salvou. Quando for para eu usar, logicamente usarei a sua sugestão, muito mais simples e eficiente, mas para um usuário na escola, conhecendo bem o povo, sei que a opção com x (visual) sem ficar segurando tecla, vai dar menos problemas (rs).

Nesse caso, não tem como apagar o x da coluna C depois do envio mesmo? 

MAis uma vez obrigado pela ajuda e solução, Osvaldo. 

Postado
7 minutos atrás, ljbrito disse:

Nesse caso, não tem como apagar o x da coluna C depois do envio mesmo?

Desculpe, falha minha. Eu desativei o comando para testar e não o reativei.

Nesta linha do primeiro código ~~~> '.[C6:C41] = "" remova o apóstrofo inicial, destacado em vermelho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...