Ir ao conteúdo

Opengl oui direct3d

guigo

Posts recomendados

Postado

aí galera, tenho uma ati pro 9800 PRO com o ultimo driver do Omega e softmod para XT do mesmo.

Se em um jogo eu tiver a opção de escolher entre open gl e direct d3d qual vocês utilizariam?(levando em conta qual força menos o equipamento e qual fica com qualidade melhor?)

E qual a basica(bem basica mesmo) diferente entre opengl e direct 3d??

[]s

Postado

Acho que depende do jogo.Tem jogo que é Direct3D,OpenGL e alguns os dois ao mesmo tempo.Acontece que a maioria dos jogos é Direct3D.OpenGL é coisa mais profissional...

Postado
Postado Originalmente por guigo@18 out 2004, 09:04

aí galera, tenho uma ati pro 9800 PRO com o ultimo driver do Omega e softmod para XT do mesmo.

Se em um jogo eu tiver a opção de escolher entre open gl e direct d3d qual vocês utilizariam?(levando em conta qual força menos o equipamento e qual fica com qualidade melhor?)

E qual a basica(bem basica mesmo) diferente entre opengl e direct 3d??

[]s

A ATI dá muita prioridade para o Direct3D, então as placas com os chipsets desta marca rodam muito melhor com esta API...

Quanto a outra pergunta, as diferenças entre as duas APIs são tantas...a começar pelo tratamento do hardware, que é bem diferente entre as duas APIs, e o modo de "desenhar" um objeto também. O OpenGL agrada os programadores mais "puristas" pela elegância, enquanto alguns consideram o Direct3D mais prático na hora de desenvolver os jogos.

• Membro VIP
Postado

São poucos os jogos que nos dão a opção de escolher entre usar OpenGL ou Direct3D, pois a maioria ou é feito para um, ou é feito para outro.

Tendo em vista que sua placa é uma ATi, aconselho utilizar o Direct3D, pois os drivers da empresa são melhores para jogos que usam o DirectX do que para os que usam OpenGL, na verdade já está bem melhor que a tempos atrás, porém nesse campo quem domina ainda é a nVidia.

Quanto a diferença não creio que exista uma básica, o que posso dizer a você é que cada uma tem sua maneira para renderizar os objetos, bem como aplicar efeitos de física, relevo e luminosidade sobre as texturas, porém ambos possuem recursos semelhantes, a técnica para utilização que é diferente, portanto, nada mais lógico do que uma placa ter melhor suporte para um ou para outro, dificilmente haverá um equilíbrio perfeito.

Postado

Obrigado pessoal.

É que antes eu tinha uma Ti4600 e quando eu colocava em direct 3d ele habilitava 1 opcao de graficos no jogo(era sombra dos edificios) mas em compensacao demorava mais para carregar as coisas, ate mesmo para passar de uma simples tela com um grafico no fundo do menu para outra(demorava) enquanto na open gl era instantaneo, mas não dava a opcao acima do jogo(que eu nem ligo) so que rodava mais liso, e a qualidade nunca senti diferença!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...